Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

5 participantes

Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por aldovedoy Seg 02 Fev 2015, 10:02

Blz galera do fórum, um abraço a todos e em especial a quem conseguir me dar uma ajuda.
Tenho uma SRAD 750 2009 e sempre achei o ronco dela meio grosso demais na lenta, esse final de semana dei uma olhada na válvula de controle de emissão que fica no coletor em baixo da moto
e percebi que ela fica sempre 80% aberta, somente quando eu acelero e o giro sobe que ela acaba de ficar 100% aberta.

Então... aqui numa postagem antiga, andei lendo que essa valvula tem que ficar fechada em baixa rotação e abrir somenter quando sobe o giro. E realmente eu fiz o teste de desengatar as espias de acinamento, liguei a moto e segurei a valvula fechada, o ronco da moto ficou normal, sem aquele barulho grave.

Porque será então que ela ta ficando aberta o tempo todo??? Quando ligo a chave ela se movimenta normalmente, só que para na posição abeta!!

aldovedoy
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 09/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por morassi Seg 02 Fev 2015, 10:28

Já tive moto com problema semelhante, levei na Motonil e eles corrigiram conectando a moto ao PC deles rapidamente.
morassi
morassi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por Berlindo Seg 02 Fev 2015, 11:10

Essas válvulas tem uma regulagem de abertura, na minha ex Daytona 675 ela existia e era bem chatinha. Há um mapa que diz qual porcentagem de abertura de acordo com o RPM.

Na boa? Deixar isso 100% aberto é muito melhor. Essas válvulas são mais para efeitos de emissão de ruído, que no Brasil é medido de uma forma ainda mais restritiva do que na Europa e com isso acredito que seu mapeamento seja "tropicalizado" para que as motos passem pelas normas de inspeção.

Estando com escape original, acredito que passe em inspeções municipais mesmo com a válvula totalmente aberta. Estando com esportivo, não passaria mesmo com ela fechada...rs

Eu desativei ela na minha 675 e fui feliz. Nada de mudança no torque em baixa e pouca mudança na questão do barulho, que em marcha lenta é bem menor do que com ela urrando lá em alto giro.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por morassi Seg 02 Fev 2015, 13:21

Na verdade não são só para emissão de poluentes, mas também para contribuir na baixa da moto.

Para pista praticamente não há diferença, mas na cidade ...
morassi
morassi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por Berlindo Seg 02 Fev 2015, 13:22

No meu caso, comprovei em dinamômetro que não tinha diferença na curva de torque da moto. E não tem nada a ver com poluentes (apenas sonora).
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por aldovedoy Seg 02 Fev 2015, 13:51

Na verdade eu não gosto muito do ronco forte quando to dando umas voltas pela cidade.

aldovedoy
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 09/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por Berlindo Seg 02 Fev 2015, 14:06

Mas restringir a passagem de ar de forma deliberada para reduzir o barulho, além do que previsto no projeto da moto, pode ser ruim, bastante ruim com relação ao arrefecimento e até na mistura da moto, uma vez que a exaustão estará limitada.

Vc usa escapamento esportivo?
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por aldovedoy Seg 02 Fev 2015, 14:25

Eu tinha um Willy Made mas tirei de cima por conta do barulho excessivo. Os home da lei tão enchendo o saco a qui na minha região, inclusive fui guinchado semana retrasada por estar com eliminador de paralama trazeiro... a minha e mais 60 motos foram recolhidas num ssábado de tarde na BR 116 pelo mesmo motivo.

Não quero fechar além do indicado pela fábrica, mas não quero qe fique todo aberto como esta agora.

aldovedoy
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 09/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por Berlindo Seg 02 Fev 2015, 14:46

Precisaria plugar a ECU no software de diagnósticos e ver como está a calibração dessa válvula, tabela de abertura...não vai escapar de uma oficina especializada.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por morassi Seg 02 Fev 2015, 19:39

Na verdade a valvula não é apenas sonora, ela auxilia na emissão de poluentes (muito pouco) pois ela diminui a velocidade dos gases que passam no catalizador. E ela melhora a entrega de potencia/torque em baixo regime na medida que ela varia juntamente com a rotação do motor.
morassi
morassi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por Berlindo Ter 03 Fev 2015, 09:45

É a tese né...mas há muito questionamento em cima da real eficácia dessas válvulas. Como disse na 675 ela estando 100% não mudou nada a curva de torque em baixo giro e o engenheiro da fábrica fez menção dela ter mais a função de emissão sonora do que qualquer outra coisa.

Duvido que na rua vá sentir alguma diferença na atuação ou ausência dela.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por Bullet Ter 03 Fev 2015, 11:55

Eu tirei essa valvula da minha Srad pra colocar o escape esportivo, e ficou xoxa em baixa, mas só na arrancada...tem que socar o braço senao parece q ta c freio de mão puxado na arrancada..depois de 5mil giros fica normal.
Bullet
Bullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 17/01/2008

http://www.motogrande.org

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por morassi Ter 03 Fev 2015, 12:30

Na brutale quando ficou com a valvula totalmente aberta ela até apagava em marcha baixo giro de tão ruim que ficou, a kawasaki Z750 também não se dá mto bem a retirada da valvula em baixa, sendo necessário remapear.
morassi
morassi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por Pikes Peak Qua 04 Fev 2015, 03:08

Amigo. Se deixar 100% fechada vai dar problema por obstrução da saída dos gases. Teoricamente a válvula vai trabalhar parte aberta sempre, no manual de serviço tem a posição correta dela.

Se a ECU esta fazendo o check inicial e o servo motor fazendo o teste, acho difícil ela estar montada errada.

Pikes Peak
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 03/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por morassi Qua 04 Fev 2015, 13:21

Mas é possivel sim Pikes Peak, na brutale ela fazia o check, porém em movimento ela ficava todo o tempo aberta, independentemente da rotação. O problema foi resolvido plugando a moto no PC.
morassi
morassi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por Pikes Peak Qua 04 Fev 2015, 16:39

Isso Morassi, mas é que o colegial postou falando e pelo que entendi ele acha que com a moto ligada sem acelerar a válvula do escape deve ficar fechada, mas isto é impossível.

Pikes Peak
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 03/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por Berlindo Qui 05 Fev 2015, 11:40

Pelo q me lembro do mapeamento da 675, no máximo 30% com o acelerador em 0%.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por aldovedoy Sex 06 Fev 2015, 10:24

Não pikes Peak... não quero que ela fique 100% fechada. Mas não quero que ela fique toda aberta o tempo todo.

aldovedoy
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 09/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por Berlindo Sex 06 Fev 2015, 10:59

Na verdade penso q vc ñ quer q ela fique toda aberta em baixa né...com o acelerador 100% e acima de giro médio ela deve ficar 100% aberta.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ???? Empty Re: Válvula do escape sempre aberta!! Oque pode ser ????

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos