Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

+7
tiago_pimenta
mangola
adautojunior
Bellizzi
Pikes Peak
Parada
delphiman
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por delphiman Ter 28 Out 2014, 13:25

Relembrando a primeira mensagem :

Olá nobres, tudo bueno?
Dentro das conformidades?

Amigos, apenas gostaria de checar uma questão com vocês. Não é um tópico sobre
discussão de qual óleo é melhor, ou algo do gênero. Apenas é uma constatação.

Vamos lá. Atualmente tenho uma Yamaha FZ6-S 2008. Está com 15.200 km.
Eu adquiri ela com 13 mil km. O dono anterior usava Motul 5100 10w50 e havia
trocado o óleo com 12 mil km. Ele fazia as trocas do óleo a cada 3.000 km ou 6 meses
e o filtro original com 6 mil km ou 12 meses.

É mesma metodologia que sempre usei em minhas motos.

Pois bem, aos 15.000 km, fiz a troca de óleo. Como costumo fazer as trocas em casa, pois tenho todas as ferramentas (chave de filtro, torquímetro... etc), comprei o filtro original e fui atrás do Motul 5100 10w50. Só encontrei o 15w50 e com um preço que me derrubou, R$ 55,00 o litro.

Desta forma, optei pelo Mobil MX 15w50 API SL também Semissintético, por R$ 23,00 o litro.

Fiz a troca e tudo certo.

A diferença que notei utilizando Mobil MX são:

- motor ficou mais barulhento;
- motor esquenta mais rápido. Com o Motul 5100 o motor esquentava menos..

A questão de suavidade a ligar, cambio macio, foi equivalente entre os dois óleos.

Desta forma, gostaria de saber se mais alguém teve esta experiência com estes produtos.

Grato desde já.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo


Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por tiago_pimenta Qua 29 Out 2014, 15:17

delphiman escreveu:No caso da minha FZ6,  passarei sim para o Yamalube

Eu não faria isso, nem sempre devemos seguir tudo o que está escrito no manual. No próprio manual da sua moto, a km de intervalo entre as trocas é bem superior ao de 3.000 km. Fora o fato também das empresas (Motocicleta x Óleo) fazerem acordo entre si para vim "recomendado" no manual, mas nem sempre quer dizer que é o melhor para sua moto.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Bellizzi Qui 30 Out 2014, 07:33

Caro Tiago Pimenta,
Muito respeito a sua opnião,porém não posso concordar com a informação de que nem sempre devemos seguir tudo o que está escrito no manual! O senhor me desculpe,porém devemos sim,até porque quem escreveu não foi um brasileiro que acha que entende de tudo,principalmente de motocicleta!até porque,brasileiro não tem simplesmente NADA!!! quem escreveu as informações ali, foi um engenheiro japones que estudou durante anos e conseguiu trabalhar na Yamaha do Japão!!! Não é pouca coisa não!!! e quando alguma informação ali é inserida no meio do caminho,é com a autorização e aprovação de um corpo técnico da empresa,até porque é o nome da fabrica que esta em jogo! e os japoneses prezam muito isso!

Falo isso por conhecimento e não por achar!como falei a principio,brasileiro não sabe nada,não tem nada,não tem uma fábrica de carros ,de motos,de nada!!! tudo nesse pais em termos de veículos se resume a MONTADORA! ou seja,as peças são recebidas e montadas! não existe fabricante de carros de motos brasileiro,até porque honda,yamaha,suz........todas são japonesas!! brasileiro não tem nada,e quando teve FNM (fábrica nacional de motores) que equipavam milhares de caminhões ,foi tão mal adminstrada e roubada que foi a falência!

Então meu amigo,EU em minha ignorância faço sim o que manda o manual!!!
não foi escrito por um brasileiro não,foi escrito pelo japones FABRICANTE do produto.
abraços
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Convidado Qui 30 Out 2014, 15:19

delphiman, vc ta certo, só uma observação que vi nuns comentarios, as marcas de motos por aqui fecham parcerias nos oleos, então nem sempre utilizam os melhores, já imaginou uma R1 com Yamalube? depois os caras não sabem porque tem moto dessas novas mais fortes quebrando tanto, tem cara que coloca mineral 20w50, se der muito pau esse oleo é um lixo num motor desses , mas pra uma fazer, bandit já serve bem, outra coisa é ver em outros paises recomendam até 10w40 no caso de suzukis e outras e a moto é a mesma vendida aqui e lá fora, tudo depende das parcerias entre fabricante e marca de oleo


Última edição por gsf1250 em Qui 30 Out 2014, 15:23, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Convidado Qui 30 Out 2014, 15:22

bellizzi, manda esse japones vir fazer o nosso combustivel kkk porque tá ruim a coisa, eles fazem moto espetaculares mas chega aqui coitada das montadores pra regular as motocas pro nosso combustivel ...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Bellizzi Qui 30 Out 2014, 18:57

é,realmente é muito difícil mesmo!! kkkkk
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por delphiman Qua 18 Fev 2015, 14:53

Olá amigos Bellizzi, Gsf1250 e cia.
Acabei não vendo mais o tópico pois as notificações do fórum não estão funcionando corretamente. Daí infelizmente não tinha visto que vocês comentaram.

Belizzi, no que diz respeito aos brasileiros não serem detentores de nada, concordo plenamente. Qualquer conteúdo que precisa ser inserido no manual é supervisionado por um grupo técnico, as vezes meio a moda "miguelão brasileira" mas é. Somente acredito que a Suzuki não revise muito bem os manuais, pois todos os manuais que de motos Suzuki que eu tive, tinham erros que deixavam grandes margens de dúvida. Um deles era inclusive da nossa conversa. Tive uma GSX 750 F e no manual recomendava somente o uso de óleos sintéticos, porém a recomendação era o Petrobrás GP Lubrax 20w50 API SL Mineral. Acredito que agora devem ter revisado e melhorado o manual.

Gsf1250, com certeza sempre há um acordo comercial e também para o desenvolvimento de produtos entre as montadoras e fornecedora de lubrificantes e fluídos. Em alguns casos isso é bom, pois teremos um produto testado, bom, com preço baixo e com ampla distribuição.

O fato que o amigo citou do Yamalube ser usado em uma R1, não vejo problemas com relação a isso. Muito que provavelmente o Yamalube foi testado no motor da R1 e foi homologado. Também nunca vi pelo menos na Web e em conversas com mecânicos mais experientes, que o Yamalube tenha causado problemas em motos como a R1 ou FZ6. Se existem casos, não são divulgados.

Atualmente eu estou usando Mobil MX 15w50, há duas trocas já, no caso já são mais de 6 mil km. Tudo certo até o momento. Uso a moto todos os dias na cidade e quando vou pra estrada, não poupo a motoca.

Desta forma optei por manter o Mobil MX 15w50 API SL + Filtro original. Produto semissintético com maior estabilidade, trocas de óleo a cada 2.500 km ou 6 meses e filtro a cada 5.000 ou 12 meses. As partidas a frio estão muito fáceis e o motor está liso. O produto está cumprindo com o objetivo que esperava. Uma lubrificação mais rápida na partida a frio e continuo mantendo o SAE 50, com ótima proteção em altas temperaturas. E o melhor disso que é o preço e disponibilidade é compatível com o Yamalube, de 19 a 23 reais.

Caso alguém tiver algum relato que o Yamalube causou algum problema em algum motor, ficaria grato se comentassem, é sempre bom saber.

Abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Diego de Oliveira Sex 01 Abr 2016, 15:15

Desde quando comprei minha moto (GSX 650F 2010) em jun/2013 eu tenho usado o óleo recomendado no manual, Lubrax Mineral 20w50 API-SL com filtro Tecfil PSL 639 em toda troca (a cada 3000 km), porém estou pensando e pesquisando se vale a pena mudar para o semissintetico Mobil MX 15w50, porém as opiniões parece que estão meio divididas: uma metade acha melhor seguir o manual, outra metade acha melhor usar o semissintetico, devido suas vantagens para o motor.

Já está na hora da troca e ainda estou indeciso, rs.
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Bellizzi Sex 01 Abr 2016, 16:39

Diego - 650F escreveu:Desde quando comprei minha moto (GSX 650F 2010) em jun/2013 eu tenho usado o óleo recomendado no manual, Lubrax Mineral 20w50 API-SL com filtro Tecfil PSL 639 em toda troca (a cada 3000 km), porém estou pensando e pesquisando se vale a pena mudar para o semissintetico Mobil MX 15w50, porém as opiniões parece que estão meio divididas: uma metade acha melhor seguir o manual, outra metade acha melhor usar o semissintetico, devido suas vantagens para o motor.

Já está na hora da troca e ainda estou indeciso, rs.
Irmão,quando eu falo em lubrax ferroces não é pela marca,até porque não suporto NADA que seja brasileiro,falo pelo simples fato de ser o mais atual! não se iluda por marca,mais um bom parâmetro para vc se basear em alguma coisa concreta é a qualificação de um produto e sendo assim,o Ferroces é o mais atual ,categoria SN........
abraços
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Diego de Oliveira Sex 01 Abr 2016, 16:52

Pode ate ser o mais atual, porém não encontro dele aqui na região, e pela net o frente aqui pro interior de GO não compensa, sai muito caro.

Tô achando q vou largar mão do Mobil MX semi e continuar no Lubrax Mineral mesmo. Se em 3 anos ta tudo certo, não vou mexer agora (eu acho), rs.

Mas ainda aceito opiniões, vou trocar neste fim d semana.
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Bellizzi Sex 01 Abr 2016, 16:55

Diego - 650F escreveu:Pode ate ser o mais atual, porém não encontro dele aqui na região, e pela net o frente aqui pro interior de GO não compensa, sai muito caro.

Tô achando q vou largar mão do Mobil MX semi e continuar no Lubrax Mineral mesmo. Se em 3 anos ta tudo certo, não vou mexer agora (eu acho), rs.

Mas ainda aceito opiniões, vou trocar neste fim d semana.

curtir
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Diego de Oliveira Qui 17 Nov 2016, 15:11

Então... nessa época ai, na dúvida acabei continuando no Lubrax Mineral mesmo, porém agora voltei a pesquisar a respeito, se na próxima troca em continuo no Mineral ou se passo pro semissintetico. Motor esta com pouco mais de 56000 km.
O Mineral tenho pago 12,00/litro, e se for pro Mobil MX, pagarei entre 25 e 30/litro, mas independente do preço, minha dúvida é se realmente vale a pena, nessa altura do campeonato, tentar um semi pensando ser uma melhor opção pro motor, ou se mantém o mineral mesmo e deixa quieto.
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Diego de Oliveira Qua 10 Jan 2018, 12:02

Bom, passados + de 1 ano, cá estou eu novamente... Troquei a moto, agora com a FA 2012/13.

O manual da FA 12/13 sugere o uso do Mobil Mineral 20w50 ou o Mobil MX Semissintetico 15w50, na 1ª troca optei por usar o MX semissintetico. Porém depois na 2ª troca, pela pequena diferença de 5,00 por litro, optei por usar o Motul 5100 15w50, ou seja, mesma especificação, somente é outra marca.

E aí? Pela pouca diferença vale a pena usar o Motul no lugar do Mobil? Ele é realmente superior por ser importado? E o fato dele ter o ester, tem algum maleficio pra embreagem?
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Berlindo Qui 25 Jan 2018, 10:24

Sem malefícios para embreagem e não vejo grandes diferenças entre o Mobil e o Motul. Dizem que o Motul por ser importado foge da imposição legal de todo óleo produzido aqui ter uma porcentagem de óleo reciclado, mas não sei se isso é verdade, nunca chequei.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Diego de Oliveira Qua 22 Ago 2018, 11:27

mais alguem?
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por assys Ter 28 Ago 2018, 19:16

Pois é...também tenho essa duvida em relação a composição do Motul. Sempre usei o Mobil semi na minha Bandit 1250s e não tenho do que reclamar.

assys
Participante
Participante

Masculino
Idade : 64
Data de inscrição : 02/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Diego de Oliveira Qua 29 Ago 2018, 08:23

Eu usei o Mobil apenas na 1ª troca, e já fiz outras 2 trocas e nestas eu usei o Motul 5100 semissintetico 15w50. Inclusive ainda tenho outra troca guardada.
Meu cunhado colocou na Hayabusa dele o Castrol Semissintetico 15w50.
Ou seja, tratando-se de semissinteticos 15w50 tem estas 3 opçoes aí: Mobil, Motul, Castrol

Porém estão me falando que o oleo semi, tem 90% de oleo mineral e apenas 10% de aditivos sintéticos, que não vale a pena, e que vale a pena colocar oleo sintetico, que é muito superior na durabilidade, na proteção, etc...

O Motul que eu paguei 30,00 na ultima compra, ja está no minimo 39,00 no ML... Eu achei o Lubrax Feroces sintético 15w50 por 35,00 enquanto os demais sintéticos 15w50 (Shell, Castrol...) estão por volta de 50,00

o que acham?
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Bdti12 Qua 29 Ago 2018, 09:20

Já quis usar esse Lubrax Feroces. Por 35 pila o litro tá bacana, ainda mais perante a concorrência. Mas por hora continuo usando o Lubrax essencial pagando 12 reiais o litro e meu bolso agradece. Com a diferença acabo optando por usar o filtro de óleo original. Tem um bom óleo que atende as especificação SL e ainda uso o filtro original, tudo pela bagatela de 140 reais aproximadamente. Sempre trocando tudo a cada 3mil km.
Bdti12
Bdti12
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Diego de Oliveira Qua 29 Ago 2018, 09:52

Na minha 650f 2010, fiquei 4 anos com ela. No manual só indicava o oleo mineral 20w50, portanto fiquei 4 anos usando o Lubrax Mineral 20w50 e o Filtro Tecfil nela.
Agora na FA, o manual indica ou mineral 20w50 ou semissintetico 15w50... Portanto optei por usar o semissintetico, que teoricamente é melhor que mineral, e continuo no filtro Tecfil.
Porém esta indicação do manual é o "minimo recomendado", não quer dizer que não se possa usar algo melhor para a moto. E é onde estão me indicando usar o Sintético, por ser muito superior ao mineral ou semi... E o custo/beneficio desse Lubrax Feroces está muito atrativo, pois é 35,00 dele contra 50,00 do Shell ou Castrol.
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético) - Página 2 Empty Re: Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos