Óleo para a sua moto - evite roubos

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Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por Elder Torres em Qui 19 Jun 2014, 17:18

Galera do Suzuki Online.

Gostaria de fazer uma pequena manifestação, mas sem desmerecer vendedores ou empresas de distribuição.

Venho aqui informar que depois de muita procura e testes, observei que hoje em dia pagamos "marca" sem saber sua origem e qualidade.

Minha primeira troca de óleo da minha Suzu GS 500 E foi com o óleo Motul 3000 (que já vinha usando na minha Y Fazer 250). Ocorre que o manual do proprietário da J. Toledo recomenda o uso de Petrobrás Lubrax GP API SL JASO MA (salve códigos que não vou explicar pois demora muito).

O que descobri é que o Motul 3000 (API SG) é inferior até deste óleo que NINGUÉM procura (Lubrax), por ter desconfiança da própria marca. Para que todos saibam (se já não sabe alguns - me desculpe), essa graduação de óleo (API SL JASO MA) é idêntica do óleo Yamalube encontrado em todo lugar.

Vamos ao que interessa. O óleo Motul 3000 (que não é para 3 mil km de jeito nenhum) custa R$25,00 em SP e fora já vi por R$30,00 o litro. O óleo Yamalube (padrão) custa entre R$19,00 e R$24,00 (não mais que isso). Agora pasmem, o Petrobrás Lubrax GP (mesmo do Yamalube) eu paguei R$15,00 o litro.

Se a gente for observar os rótulos dos frascos, veremos que o Motul não é quem produziu, apenas quem distribuiu, pois quem fabrica o Motul é outra empresa. Ele é muito bom, porém, pelo preço não está compensando (digo isso para motos até 500cc, pois para maiores creio que o adequado seria outros óleos tipo sintéticos e afins).

O Yamalube também não é a Yamaha que produz (mesmo porque não tem nem refinaria), quem refina e produz é a Chevron Brasil. Por fim, o Petrobrás Lubrax GP API SL JASO MA é produzido pela Petrobrás, que sofreu muitas mudanças para chegar nessa qualidade de óleo internacional padrão API SL JASO MA.

Portanto, para resumir, "não julguem o livro pela capa", pois nos dias de hoje estamos passando por muitas mudanças no Brasil e ainda acredito que pode ser melhor e que possamos observar muita na hora de economizar, em pesquisar. Esse óleo Petrobrás Lubrax GP API SL JASO MA ele é meio complicado de achar, uma vez que sua saída no comércio é pouco. Fácil de achar nos postos BR, mas tem que pesquisar, pois tem posto cobrando "o olho da cara" nele (média encontrada foi de R$12,00 fora de SP, R$15,00 em SP - padrão, R$18,00 - uma facada e R$24,00 - estupro no bolso).

Estou usando o Petrobrás Lubrax GP API SL JASO MA e gostei muito (mais que o Motul 3000), os engates são mais precisos, não baixou 1 vez o óleo (GS 500 todos os anos costuma baixar), barulho e partida à frio. Dessa forma, recomendo este óleo e para quem quiser saber mais, tem fóruns discutindo sobre esses óleos e achei muito interessante postar aqui.

Abraços a todos. (segue fotos dos óleos para saber mais).





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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por jadson.sp em Qui 19 Jun 2014, 18:01

Parabéns pela pesquisa. Ja usei o lubrax tmb e nao vie diferença entre outro. Usei também o mobil por muito tempo e nao vie diferença. Hj tou usando o motul 5100 na b6 mais a proxima troca vou usa o mobil mx pra ver se tem diferença, pelomenos no preço tem e a metade. Abraços
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por ebogner em Qui 19 Jun 2014, 19:58

Na minha b125 tenho uma o librax da petrobras e tenho gostado muito.
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por <BSM> em Sex 20 Jun 2014, 07:06

Pior que a gente realmente constuma pagar caro pela marca e nem sempre levamos um produto top.
Por exemplo, eu usava o Yamalube na Factor e Motul na B12.
Semana passada troquei o óleo das duas e coloquei Lubrax GP SL na Factor e Mobil MX 15w50 (semi sintético) na B12. O Lubrax saiu a 12,00 e o Mobil 22,00.
São mais baratos que os que eu costumava usar e as motos ficaram com motor mais silencioso e macio e engates de marcha melhor.

Obs: Nem quando colocava o Motul e o Yamalube novos as motos ficavam tão macias quanto agora.
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por IgorMioralli em Sex 20 Jun 2014, 08:06

Só uma informação extra.
o Lubrax da Petrobras é oleo de reuso, o que significa isso? simples.

Se voce colocar o oleo em um microscopio voce poderá observar que os Oleos tem esferas, essas esferas vao se desgastando conforme o oleo vai sendo usado e a diminuição dessas esferas resulta no oleo ficar menos denso e mais aguado fazendo assim com que tenhamos que troca-lo.

O que a Petrobras faz ? pega esse oleo que foi trocado que esta com as esferas gastas e coloca oleo novo junto, ou seja "coloca mais agua no fejao pra rende mais".

Por tanto, ai vai a minha pergunta,
Quanto vale economizar no oleo ?

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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por Gordo13 em Sex 20 Jun 2014, 09:07

O esquema é Motul 300V ele vem com esferas de champagne da região de Bourdeaux que faz regenerar o motor, se a sua moto fumar, ou o motor travar você coloca Motul e ele regenera é incrivel.
A universidade de Bourdeaux esta concluindo um estudo dizendo que se voce beber motul estas esferas também fazem a sua pele ficar mais lisa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por <BSM> em Sex 20 Jun 2014, 09:25

Iteressante informaçãoIgorMioralli... dessa eu não sabia... essa informação vem de fonte segura?

Mas aí eu fico encucado com uma coisa, mesmo com a suspeita do Lubrax ser óleo reutilizado, como ele consegue um certificado SL e o Motul é SG?

Estou perguntando porque a cada dia que passa tenho a impressão que o Motul já foi o melhor, e hoje vive de fama igual os Mobil "Pretos" para os motoboys.
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por IgorMioralli em Sex 20 Jun 2014, 10:01

Meu pai usa MUITO oleo, atualmente ele tem usado mais da Shell, pq ele trabalha com compressor de ar.
Ele já foi em refinaria e já viu como é que eles fazem esses oleos "reciclados".
Não que eles sejam RUINS, é a mesma coisa o leite "reprocessado" nao é algo que faça mal, mas tbm nao é algo de primeira.

SL significa a qualidade do Oleo e os aditivos, nao necessariamente o tempo que ele ira durar no motor.

Eu nao considero Motul 3000 um bom Oleo para falar a verdade, nao gosto de oleo mineral pra motor que tenha uma performance esportiva. (600cc SS pra cima) mas se fosse escolher um oleo mineral tambem acho que nao usaria um BR.

Melhor coisa pra esses motores são Semi Sinteticos ( eu uso o 5100 da motul na minha )

O assunto de Oleo é uma coisa que vai muito de gosto e já causou discordia entre muitos.

Mas a titulo de informação ao amigo ai, o 300v é oleo de competição e nao de rua, feito pra andar em circuito.
e se sua moto é 95 nao adianta usar API SL ou SM.
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por Gordo13 em Sex 20 Jun 2014, 10:51

A minha moto eu uso oleo soya e lubrifico a corrente com maionese kkkkkkkkkkkkkk

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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por marcelokappaun@gmail.com em Sex 20 Jun 2014, 11:01

sempre usei BR e nunca tive problemas com a moto, na minha opnião essa história de que só óleo caro é bom é conversa pra boi dormir, vc paga mais caro em um óleo que tem a mesma serventia, a não ser que o motul tenha partículas de adamântio, as mesmas que foram usadas no wolverine, e que regeneram o motor.
quem é o especialista que analisou o lubrax? acho que se fosse tão ruim assim não seria nem fabricado não é?
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por bidamen em Sex 20 Jun 2014, 14:43

Nada contra o amigo, mas me dizer que o óleo br é reaproveitado sem ter uma fonte segura ou uma comprovação, só por que o fulano falou ou o ciclano disse, pra mim isso não serve como base pra ninguém!!!

Um, abraço!

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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por tiago_pimenta em Sex 20 Jun 2014, 15:04

Meu nome é Tiago Pimenta e eu gostaria de dizer que esse é mais um tópico sobre óleo no qual eu não opinio e não brigo com ninguém, ou seja, mais um tópico que eu estou limpo *rs*
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por IgorMioralli em Sex 20 Jun 2014, 15:38

Desisto. Bom proveito com o topico e com o Oleos. =* bjs
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por JCesar GS500 em Sex 20 Jun 2014, 15:56

lubrax óleo de reuso, kkkkkkkkk, cada uma.......

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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por marcelokappaun@gmail.com em Sex 20 Jun 2014, 16:03

me arruma o contato da petrobras que tem um colega interessado em vender o óleo velho da moto dele pra eles reutilizarem kkkkkkkkkk
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por <BSM> em Sex 20 Jun 2014, 16:33

Parece que não é só a Petrobrás que tem esse procedimento de reutilização de óleo...
Existem portarias que obrigam o reaproveitamento do óleo.

De acordo com o Sindirrefino, como o óleo obtido em seu processo industrial se equipara ao óleo básico de primeiro refino, por apresentar as mesmas especificações, os óleos básicos rerrefinados são comercializados com os principais produtores de óleo lubrificante acabado e produtores de graxas lubrificantes. “Desse modo, os óleos básicos rerrefinados se constituem, igualmente aos básicos de primeiro refino, na principal matéria-prima para a fabricação de óleo lubrificante acabado. Estes podem ser formulados só com óleo de primeiro refino, só com óleo rerrefinado ou a partir de uma mistura entre esses dois óleos básicos”, comenta Françolin, do Sindirrefino.
http://www.ecoharmonia.com/2009/04/o-reaproveitamento-de-oleos.html

Mas para ser reaproveitado tem todo um procedimento obrigatório para manter a qualidade do óleo.
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por YUJI em Sex 20 Jun 2014, 16:57

Somente a título de informação.
Hj fui trocar o óleo do carro e estava vendo o Motul 3000. A especificação é SJ.
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por IgorMioralli em Seg 23 Jun 2014, 08:58

https://www.motul.com/br/pt-BR/products/oils-lubricants/3000-4t-20w50--2

Acho que voce pegou rotulo de embalagem errada, o motul tbm possui oleo SJ tanto como SH e SG , então falar que motul é inferior ou tem menor qualidade do API é falta de conhecimento da marca.
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por <BSM> em Seg 23 Jun 2014, 09:09

SG, SH ou SJ continua sendo uma API inferior a SL.
Não precisa nem conhecer a marca para perceber isso.
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por Helano em Qua 25 Jun 2014, 08:28

resumo do tópico... óleo bom é óleo novo!!! troca a peste do óleo, senta a bunda na moto e vai rodar.... simples assim!

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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por Roberto C da Silva Souza em Qui 26 Jun 2014, 21:26

Diante das dúvidas sobre óleos, achei esta matéria interessante:

Qual o tipo certo de óleo para sua moto?
14 FEVEREIRO 2012 ESCRITO POR DANIEL RIBEIRO 233 COMENTÁRIOS
« LUVAS X11 DRY – TESTE COMPLETOBMW R1200GS 2011 – TESTE COMPLETO »



O assunto está quente nos últimos dias, então resolvi falar um pouco sobre os tipos de óleo para Moto e quais os melhores para cada motor.

Óleo de motor
Óleo de motor

Cada motor foi projetado para trabalhar com um tipo específico de óleo lubrificante. Esta informação sempre consta no manual da Motocicleta, e também consta no manual de serviços da mesma. Este é, sem dúvida, a decisão mais segura na hora de escolher o óleo para qualquer moto.

Manual do proprietário XT660R
Manual do proprietário XT660R

A especificação do óleo é medida através de sua viscosidade mínima e máxima (SAE), e sua classificação de desempenho (API).

Por exemplo: O óleo Mobil Super Moto possui especificação SAE 20w50 API SF. Isso significa que sua viscosidade quando frio é de 20 e quando quente 50. Quando frio, o óleo tende ser mais grosso, e quando quente, mais fino.

Mobil Super Moto 4T SAE 20w50 API SF
Mobil Super Moto 4T SAE 20w50 API SF

Quanto menores os números, mais fino (menos viscoso) o óleo será. Em alguns casos, o óleo mais fino pode ser desejável, como por exemplo, em motores novos, onde as folgas entre os componentes é pequena, ou em motores utilizados para fins de competição, onde o fluxo do óleo deve ser maior. Em outros casos, é preferível ter um lubrificante mais grosso (mais viscoso), como é o caso de motores que já rodaram bastante e possuem folgas maiores entre suas peças. Nestes casos, o óleo mais grosso acaba protegendo mais as partes móveis do motor, reduzindo o desgaste.

Além da viscosidade, a classificação API se refere ao desempenho do óleo, ou seja, sua capacidade de manter sua viscosidade em situações extremas de uso (altíssimas ou baixíssimas temperaturas). Esta classificação sempre se dá por duas letras. No nosso exemplo do Motul Super Moto, a API é SF, sendo S uma constante, que significa que é um óleo desenvolvido para motores a combustão, e a segunda letra se referindo a classificação de desempenho. Quanto maior a letra, melhor é o óleo.

Portanto, o Mobil Super Moto 20w50 API SF é pior do que, por exemplo, o Motul 3000 20w50 API SG (G é maior que F), que por sua vez, é pior que o Yamalube SAE 20w50 API SL ou Lubrax Essencial 20w50 API SL.

Comparativo dos óleos
Comparativo dos óleos

Então eu posso usar um óleo de especificação API superior na minha moto?
Sim, claro. Desde que a viscosidade seja a mesma, você pode usar uma especificação API superior. Você só não deve usar especificação inferior a indicada no manual.

E eu posso optar por uma viscosidade diferente?
Até pode, mas é por sua conta e risco. Se vai fazer isso, é bom saber o que está fazendo e no que isso implica, pois as consequências podem ser grandes: Vão desde a redução da vida útil do motor, queda no desempenho, até o travamento do motor por falta de lubrificação adequada… E geralmente fica caro para consertar.

Esse tipo de alteração deve ser embasada em tipos de uso muito específicos, com motores muito rodados (caso opte por óleo mais viscoso), ou motores usados em competição (caso opte por óleo menos viscoso). Na dúvida, use a especificação recomendada pelo fabricante.

E os óleos semissintéticos e sintéticos
São lubrificantes diferentes, que conseguem atingir viscosidades menores em alta temperatura, sem perder a capacidade de lubrificar as partes do motor. São indicados para motores de altíssimo desempenho, ou para usos específicos variados. Geralmente são mais caros também.

Lubrificantes sintéticos



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Qualidade do óleo Lubrax

Mensagem por Fernando Ledier em Sex 09 Nov 2018, 18:56

IgorMioralli escreveu:Só uma informação extra.
o Lubrax da Petrobras é oleo de reuso, o que significa isso? simples.

Se voce colocar o oleo em um microscopio voce poderá observar que os Oleos tem esferas, essas esferas vao se desgastando conforme o oleo vai sendo usado e a diminuição dessas esferas resulta no oleo ficar menos denso e mais aguado fazendo assim com que tenhamos que troca-lo.

O que a Petrobras faz ? pega esse oleo que foi trocado que esta com as esferas gastas e coloca oleo novo junto, ou seja "coloca mais agua no fejao pra rende mais".

Por tanto, ai vai a minha pergunta,
Quanto vale economizar no oleo ?


Cara não sei de onde vc tirou essa informação, mas garanto que está equivocado...

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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por Berlindo em Seg 12 Nov 2018, 09:09

Ouvi uma vez falar que os óleos no Brasil são obrigados a ter uma porcentagem de óleo reciclado. Não sei se é nisso que ele se baseia.
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por VictorChimba em Seg 12 Nov 2018, 10:19

O óleo usado retorna e sofre vários processos químicos aonde ele novamente se transforma em matéria prima. E isso vale pra todas as marcas, não só Brasileiros.

Isso é completamente normal, não sei porque o povo se assusta com o assunto.
Acham que vão tirar o óleo da SRAD, misturar com aditivo e óleo novo, jogar na embalagem e vender de novo. Não é nada parecido com isso. Existe um processo bem grande, com controles de qualidade, etc.
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Re: Óleo para a sua moto - evite roubos

Mensagem por ari em Seg 12 Nov 2018, 11:26

O processo de re-refino de um óleo mineral usado é basicamente o mesmo que numa refinaria. Ao final do processo se consegue atender, por exemplo, a norma SAE 40. Depois com o cortes e aditivação passa-se a atender outras normas e viscosidades.

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