Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

5 participantes

Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por alvaro.soares Sex 14 Mar 2014, 17:27

Boa tarde, amigos,

tenho uma HAYA 2010/2011, e notei que o líquido de arrefecimento "seca" rapidamente, é normal isso acontecer com elas?

alguém já passou por isso?



alvaro.soares
alvaro.soares
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 21/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty Re: líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por Pikes Peak Sex 14 Mar 2014, 19:59

Como assim seca rapidamente? Seca daonde?

Pikes Peak
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 03/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty Re: líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por decapa Dom 16 Mar 2014, 01:27

Teve algumas desse ano que vazava liquido pela tampa do radiador. Leve na cc e verifique. Tinha falha no respiro da tampa.
decapa
decapa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 10/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty Re: líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por alvaro.soares Seg 17 Mar 2014, 15:42

o que acontece é o seguinte, eu encho o reservatório e depois de 1 mês no máx ele está vazio novamente, creio eu que isso não é normal...

alvaro.soares
alvaro.soares
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 21/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty Re: líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por decapa Seg 17 Mar 2014, 15:47

leva na cc. nao é apenas encher de agua. somente agua evapora rapidamente. de repente seu aditivo ja nao existe mais. e pode estar vazando pelo respiro por defeito na tampa como eu disse.
decapa
decapa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 10/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty Re: líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por alvaro.soares Seg 17 Mar 2014, 15:51

decapa escreveu:leva na cc. nao é apenas encher de agua. somente agua evapora rapidamente. de repente seu aditivo ja nao existe mais. e pode estar vazando pelo respiro por defeito na tampa como eu disse.  

pô cara, claro que eu coloco aditivo junto né ahuahuhauaahuahuahua,

Acho que pode ser essa questão do vazamento mesmo, vou verificar isso, obrigado pela ajuda.
alvaro.soares
alvaro.soares
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 21/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty Re: líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por portomp Seg 26 Fev 2018, 13:12

Álvaro, boa tarde!
Qual foi o resultado do problema relativo ao liquido de arrefecimento da sua Haya? Havia vazamentos mesmo? Onde?

portomp
Participante
Participante

Masculino
Idade : 62
Data de inscrição : 04/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty Re: líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por Berlindo Seg 26 Fev 2018, 13:38

O sistema de arrefecimento é fechado, ou seja, não deve existir perda por evaporação ou vazamentos. Se isso ocorrer, ele será despressurizado e não trabalhará na temperatura correta.

É anormal qualquer mudança no nível do aditivo.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty Re: líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por portomp Seg 26 Fev 2018, 14:23

Excelente resposta Berlindo. Como sempre, com muita lucidez e brilhantismo! É que rodei com a minha Haya aproximadamente 5.000 km e passando pela autorizada de SP houve necessidade de completar o nível. É uma Haya 2016, hoje com 7.000 km. Minha tocada é leve entre 130 a 160 km, trafeguei em rodovias com temperaturas relativamente elevadas. Pouco rodei nas cidades que visitei. A motoka ficava estacionada nos hotéis. De outro lado, a minha GSX-F 2011 a cada passeio por rodovias do nordeste ao retornar preciso completar aproximadamente 200ML do liquido de arrefecimento. Agora, despertou minha atenção sua assertiva de que: "É anormal qualquer mudança no nível do aditivo."

portomp
Participante
Participante

Masculino
Idade : 62
Data de inscrição : 04/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty Re: líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por Berlindo Seg 26 Fev 2018, 17:07

Como o sistema é pressurizado, não tem por onde vazar concorda? Porém aí vale uma ressalva. O nível do reservatório de expansão já sim pode mudar levemente, pois alí não é pressurizado.

Mas não é para sumir aditivo, se tiver que completar a cada X tempo, das duas uma: pode estar vazando em algum lugar bem de leve, pode estar escapando pressão pela tampa ou ela pode estar "mijando" pelo reservatório de expansão. Por histórico as tampas de radiador normalmente são vilãs. E nesse caso vc notaria a mudança de nível no radiador e não só no reservatório de expansão.

Agora, se vc roda 5, 10 mil e precisa completar 200 ml, não vejo isso como anormal, não é um indicativo de problemas.

Também não recomendo trabalhar com o reservatório de expansão no MAX ou acima. Entre o MIN e o MAX vc foge do risco de ter uma expansão no sistema, isso ir para o reservatório e escapar pelo ladrão.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty Re: líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por portomp Qua 28 Fev 2018, 19:50

Valeu, cara! Sua participação é valiosa, haja vista que se manifesta com habitual maestria e discernimento técnico. Parabéns!

portomp
Participante
Participante

Masculino
Idade : 62
Data de inscrição : 04/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

líquido de arrefecimento (HAYABUSA) Empty Re: líquido de arrefecimento (HAYABUSA)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos