Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por Juliao em Seg 17 Nov 2008, 15:56

Pessoal,

Pesquisando, achei um material que acredito ser util a todos. Eu mesmo nao sabia que as baterias requerem manutencao mensal (consta no manual da Yuasa).
Com um carregador de baterias em carga lenta (vc encontra no Extra, Carrefour) e um multimetro vc pode manter em dia sua bateria com procedimentos simples.

Quem quiser adicionar alguma coisa, fique a vontade.

Segue:


Baterias



Baterias a acido são usadas como suprimento de energia independente da
moto estar em funcionamento. Em motocicletas de enduro, como não há quase
nenhum acessório, é usada principalmente para a partida do motor. Hoje em dia,
os modernos motores 4T estão tomando o lugar dos nervosos 2T por causa das
normas cada vez mais rigorosas de controle das emissões de poluentes. Mas, o
motor 4T é mais difícil de ligar, então, as motos estão vindo com partida
elétrica. Para não aumentar muito o peso da moto (outra desvantagem do 4T
contra o simples 2T) as fábricas estão optando por retirar o sistema de partida
a pedal. Por isso vê-se a necessidade de manter todo sistema elétrico em bom
estado por quê se algo falhar vai ter que empurrar a moto e recorrer ao famoso
"tranco" nem sempre possível nas trilhas da vida.


Mas como funciona?

O que acontece quando uma bateria
está descarregando?


No processo, o ácido sulfúrico (H2SO4) dissocia-se passando
os SO4 ao chumbo (Pb) de ambas as placas (positiva e
negativa) formando nelas o sulfato de chumbo (PbSO4); os H2 roubam o oxigênio do
óxido de chumbo (PbO2) da placa positiva,
formando água (H2O) que diminui a concentração
ácida do eletrólito. A reação química gera a corrente elétrica (elétrons livres
que lentamente se reúnem nas placas negativas). Se o processo continuar, o
eletrólito pode se transformar em água pura e as placas podem ser cobertas de
sulfatação (PbSO4) então a atividade
elétrica dentro da bateria pode ser paralisada.


O que acontece quando uma bateria
está carregando?



A carga elétrica fluindo ao contrário faz a sulfatação liberar seu
sulfato para a solução eletrolítica. O processo faz a placa e a solução
voltarem à sua composição original. Pode se ver bolhas que são formadas de
oxigênio e hidrogênio. Estes gases são expelidos pelo respiro. A água é formada
pela combinação dos gases oxigênio (O2)
e hidrogênio(H) = (H2O), razão pela qual só
se deve completar o nível somente com água destilada.


Reações de autodescarga.


As baterias têm tendência a descarregar. A energia armazenada na bateria
se perde a uma razão de 0,01 a 0,30 volt por mês a 25°C. Caso a temperatura
aumente, a bateria descarrega mais rápido. A 35°C a bateria descarrega duas
vezes mais rápido que a 25°C. Alguns acessórios instalados nas grandes motos
drenam energia mesmo com a chave desligada. Relógios e a memória de
computadores de bordo estão entre os mais comuns. Para checar a corrente de
descarga desses componentes ou se há alguma pequena fuga de corrente,
desconecte o fio positivo da bateria e meça com o multímetro a corrente de
descarga. (por exemplo, na Falcon a fuga máxima especificada é 0,1mA) Na falta
de um multímetro coloque uma lâmpada pequena como as de painel. Se ela acender
mesmo que fraquinho pode estar havendo alguma fuga de corrente.








(OBS: Aqui a imagem esta cortada, mas pra testar se ha fuga de corrente, desconecte o cabo positivo da bateria, lique a ponta de prova positiva do multimetro. Ligue a ponta negativa no cabo positivo do chicote da moto). Se houver corrente acima de 0,01mA, e porque ha fuga de corrente.



Teste de baterias

Quanto de carga tem na bateria?


Há dois métodos de verificar a carga na bateria. Usando um densímetro
para verificar a concentração de acido na solução eletrolítica ou medindo a
"voltagem" da bateria com um multímetro.
(NO CASO DA YUASA, CALCULA-SE 2.2V por eletrolito)





Estado da carga

Volts

Densidade

.

100% carga
batera selada


13,00V

-

Ok

100%
carga
sulfate stop


12,80V

1.280

Ok

100% carga
bateria comum


12,60V

1.265

Ok

75% carga

12,40V

1.210

Ok

50% carga

12,10V

1.160

carregar

25% carga

11,90V

1.120

carregar

0% carga

menos que 11.80 V

menos que 1.100

carregar



Há um segundo teste. Se os faróis da moto ligam com o motor desligado,
ligue-os e meça a "voltagem" da bateria. Se estiver abaixo de 11,5V a
bateria precisa de carga. Caso os faróis só funcionem com a moto ligada ou sua
moto não tem farol ligue uma lâmpada de farol como abaixo.





Você pode construir um aparelhinho com um pouco de conhecimento de
eletrônica para mostrar o estado da carga da bateria. Se a bateria possuir mais
de 10V o LED verde acende. Caso contrário o LED vermelho acenderá.




Carregando
a bateria



A carga reverte o processo destrutivo da bateria que acontece quando ela
descarrega. As placas e o eletrólito que tinham sido transformados em
sulfatação e em água são restaurados em sua composição original. Se a bateria
está muito ruim pode ser que ela não aceite a carga.


1) Retire as tampas da bateria. (nao se aplica em caso de baterias lacradas)
2) Sempre coloque as garras do carregador primeiro na bateria. Depois ligue a
corrente elétrica.
3) Carregue a bateria com 1/10 da capacidade nominal da bateria. (uma bateria
de 7Ah deve ser carregada com 0,7Ah) (por exemplo, no caso da YUASA, a carga da YTX9BS (8Ah) e de 0.8A x 10hs)
4) Teste a bateria com um multímetro ou com um densímetro até que a bateria
atinja 100% da sua carga. Carregar mais que o tempo necessário corroi as
placas.
5) Adicione água destilada caso o nível da solução esteja abaixo do máximo.


Se a bateria aquecer durante o processo de carga, pare o carregamento e
aguarde a bateria esfriar.


Algumas vezes uma bateria não segura carga. É por que ela está
excessivamente descarregada e o carregamento está ocorrendo somente na
superfície das placas. Neste caso a bateria precisa de ser carregada à baixa
corrente por um longo período.


Eu comprei um carregador de baterias barato (R$17,00), de tomada, daqueles que vc encontra em qquer Hipermercado, com carga de 1A (carga lenta).


Ativação
de baterias novas.



Uma bateria nova, após a colocação da solução, tem aproximadamente 80%
da sua carga. Deve-se carregar a bateria com carga lenta após ativação para
evitar que a bateria seja carregada pelo gerador da moto o que pode aquecer as
placas. Quanto mais tempo a bateria ficou estocada, menor será sua carga
inicial. Por isso devem-se preferir baterias com data de fabricação mais
recente.


1) Teste o sistema de carga da moto e verifique possíveis fugas de
corrente para ter certeza que o defeito é na bateria.
2) Remova a tampa do respiro da bateria.
3) Coloque a solução que vem com a bateria até o nível máximo.
4) Deixe a bateria descansar por 30 minutos. Balance a bateria gentilmente para
expulsar bolhas de ar. Se necessário complete o nível com a solução
eletrolítica. Não deve ser adicionada mais solução eletrolítica na bateria após
essa etapa
5) Carregue a bateria com uma carga equivalente à 1/10 da carga nominal até que
ela esteja com carga total. Se durante a carga o nível da solução abaixar,
complete somente com água destilada.
6) Proteja os terminais da bateria com graxa ou
vaselina. Conecte o tubo de respiro. Verifique se a ponta do tubo de respiro
não está encostando na moto.


Informações sobre segurança.


Baterias basicamente possuem dois perigos:


1) Gases potencialmente explosivos (oxigênio e
hidrogênio)



-Não fume, não produza chamas ou faíscas próximo a
baterias
-Antes de dar carga em baterias convencionais, retire as tampas.
-Só dê carga em locais ventilados.
-Se a bateria ficar quente durante a carga pare a carga e espere a bateria
esfriar. Calor estraga as placas e a bateria pode explodir.
-Esteja certo que o tubo de respiro da bateria está desobstruído e sem dobras.



2) Acido sulfúrico que é extremamente corrosivo.


-Sempre use óculos de proteção, luvas e roupas
protetoras.
-Lave qualquer respingo de ácido com água e sabão.
-Em caso de ingestão, beba grandes quantidades de leite ou água com leite de
magnésia, óleo vegetal ou ovos batidos. Procure ajuda médica.
-Em caso de contato com os olhos lave com água durante vários minutos e procure
ajuda médica.

-Retorne sua bateria usada para a loja onde
você comprou. Eles são obrigados por lei a receber a bateria e destinar ela
para reciclagem. Baterias contêm chumbo e ácidos que podem contaminar o meio
ambiente.



Mantenha baterias fora do alcance de crianças.


Alguns componentes elétricos podem ser danificados
caso os terminais da bateria ou conectores sejam ligados ou desligados com a
ignição ligada e houver presença de corrente elétrica.



Remoção: Desacople primeiro o cabo negativo da
bateria, depois o cabo positivo.
Instalação: Acople primeiro o cabo positivo, depois o negativo.

Juliao
Participante
Participante

Masculino
Idade: 36
Data de inscrição: 07/11/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por Tohru em Seg 17 Nov 2008, 23:08

Valeu!

Tohru
Participante
Participante

Masculino
Idade: 38
Data de inscrição: 19/06/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por Bisteka em Ter 14 Jun 2011, 22:47

show... usei isto hj!!!

Tutorial desde 2008 aqui perdido!!!

ótEmo!!!

Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade: 34
Data de inscrição: 18/10/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por andrepmuniz em Ter 04 Out 2011, 10:46

Show esse tutorial!
Valeu julião!

Abraço.

andrepmuniz
Participante
Participante

Masculino
Idade: 26
Data de inscrição: 19/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por mirculio em Sab 22 Out 2011, 17:31

Galera.... Tenho um carregador aqui de 2,5A com uma chave seletora de 12v ou 6v...

Se eu colocar a chave em 6V ele faria uma carga lenta na minha bateria ou não devo mexer nessa chave:????

Deixei carregando por 1,5h e no primeiro instante tudo normal.... liguei a chave e o xenon acendeu de primeira... belezaaa.. apos 3 horas fui ver o comportamento e o xenon nao acendeu.... meu problema esta sendo apenas com o xenon.... todos os outros componentes da moto... inclusive a partida está normal....

Será que posso deixar carregando por mais tempo com esse mesmo carregador pra ver se adianta ou será pior para a bateria?

mirculio
Participante
Participante

Masculino
Idade: 31
Data de inscrição: 25/04/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por Regulatron em Seg 12 Dez 2011, 08:16

Olá Amigos! Se sua moto não está carregando a bateria como deveria, pode ser problema no regulador de voltagem, dê uma olhada no nosso site www.regulatron.com.br
Somos uma ótima alternativa aos produtos que estão hoje no mercado. Oferecemos produtos de alta qualidade, 100% nacionais e com garantia. Fabricamos para todos os modelos de motos nacionais e importadas. Vale a pena dar uma olhadinha antes de comprar por aí.
Grande abraço a todos!!

Regulatron
Participante
Participante

Masculino
Idade: 36
Data de inscrição: 12/04/2011

http://www.regulatron.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por Regulatron em Qua 21 Dez 2011, 09:54

Olá pessoal!
Estamos fazendo uma super promoção em nosso site de reguladores/retificadores de voltagem para sua moto.
Abaixamos todos os preços e estamos oferecendo frete grátis para todo Brasil.
Visite www.regulatron.com.br
Se sua moto não está carregando mais a bateria, pode ser problema no regulador de voltagem. Fale com a gente pois temos uma equipe capacitada para ajudar a detectar o problema.
Grande Abraço a todos!!!

Regulatron
Participante
Participante

Masculino
Idade: 36
Data de inscrição: 12/04/2011

http://www.regulatron.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum