Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

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Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Daniel H13 em Qui 07 Nov 2013, 09:40

Fala Galera

Parece piada kkkk
Ontem fui desmontar a roda traseira para levar p. o conserto só que aquela porca (maior ) que segura o eixo não saiu mais nem a força
Peguei o famoso kit de ferramenta que tem chave própria e nada
Martelei e passei WD nem um movimento sequer.

Tão apertado assim?
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por eduardo.longo em Qui 07 Nov 2013, 09:58

Apertar desse jeito é coisa de mecânico cabeça de bagre.
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Pikes Peak em Qui 07 Nov 2013, 10:29

Tenta aumentar o o tamanho da alavanca e vai com cuidado, verifique também se não foi nada montado invertido de um lado pro outro, já vi coisa assim também, no mais, vai com calma e sorte!


Abraço!

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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por lucas.sorocaba em Ter 12 Nov 2013, 10:57

Arruma um pito, pq essa chave original vai acabar fodendo a porca. Essa porca tem uma trava, e se o campeão que apertou usou uma alavanca, é perigoso até de estragar a rosca, isso aconteceu com uma bandit de um amigo.
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Berlindo em Ter 12 Nov 2013, 11:30

Esquece essa chave original hein, vc vai estragar a porca e a chave.

Usa um soquete e faz uma alavanca que você solta. Tem nego que aperta até tirar o leite da rosca, desnecessário.

Depois, lubrifica bem o eixo pra ficar fácil de tirar de dentro da roda, pq se tá apertado desse jeito, vc vai ter trabalho pra ela deslizar de dentro dos rolamentos. Não vai bater no eixo hein!
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por edgar em Ter 12 Nov 2013, 12:17

leva num mecânico de caminhão que tenha um soquete sextavado e maquina pneumática das grandes... o impacto que ela gera solta essa porca.

o último que apertou essa porca colocou lubrificante na rosca para apertar....

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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Daniel H13 em Ter 12 Nov 2013, 12:45

PQP , pior que consegui. como disse o Edgar. Fui em várias mecânicas e nada de achar a chave correta.
Passei em uma borracharia com 2 caminhões consertando os pneus e perguntei pro borracheiro se conseguiria abrir. Dito e feito pegou o soquete certinho no tam. ideal e com uma bela forçada conseguiu ..kkk Um café e ficou blz. Meu vizinho é mecânico de aviões e afirmou que isso pode até prejudicar a moto em questão de Kg/f. Usaram aquelas parafusadeiras de ar. só pode. Valeu pessoal
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Ventania em Ter 12 Nov 2013, 16:57

Daniel, tudo bem.

Ainda bem que conseguiu.


Isso não é aperto com aquelas parafusadeiras de ar não.


Isso é cavalise de marmanjo sem noção. Aquelas parafusadeiras, apertam bem, mas não do jeito que voce falou. Já fizeram isso numa moto minha, com aquela parafusadeira e consegui tirar a porca com um pouco mais de força do que o normal, mas não do jeito que estava a sua.

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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Padumi em Ter 12 Nov 2013, 19:37

Esse forum é demais!! Smile
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Lgarcia em Seg 25 Nov 2013, 15:57

Aproveitando o tópico que fala sobre a bendita porca tenho uma b65 06 (peguei ela faz pouco tempo) e reparei que a porca do eixo que preciso afrouxar para esticar a corrente fica do lado direito (lado do escape) mas todas as fotos que encontrei até agora de bandits e inclusive no manual em inglês que achei mostram a porca do eixo no lado esquerdo (cavalete lateral). Existe alguma possibilidade de algo ter sido montado invertido oferecendo risco, ou estou preocupado a toa?
Agradeço desde já pela ajuda abç

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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Berlindo em Seg 25 Nov 2013, 17:09

Tá montado invertido sim, só trocar.

Não sei pq raios a turma insiste em trocar de lado, julgo eu que é costume de quem troca pneu de CG, onde também não sei pq, a porca fica do lado do escape. Sem sentido né.

Só tirar o eixo e recolocá-lo. Não acho que o escape pegaria alí, mas de fato está errado.
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Lgarcia em Seg 25 Nov 2013, 19:45

Opa valeu Berlindo.
Mas sabe dizer se isso pode trazer algum problema?
obg abç

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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Berlindo em Ter 26 Nov 2013, 15:46

Não, se ñ houver change nenhuma de pegar no escape, não tem nada q desabone. Exceto qdo vc precisar soltar a roda com o escape quente...kkkk
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por portomp em Qua 30 Maio 2018, 14:40

Creio que não estou violando regras do fórum ao reabrir esse tópico. Pela pertinência, resolvi trazer o assunto a seguir descrito aqui mesmo, para não abrir novo tópico, com vistas a manifestação dos amigos. A porca do eixo da roda traseira da Hayabusa (2016) o torque está especificado em 100 N.m (72,5 lb.ft). Dita porca a medida do soquete é 36 mm.
Já a da GSX-F (2011), cuja medida do soquete é 27 mm, portanto, bem menor do que a porca do eixo da Hayabusa, o torque, também, é de 100 N.m. Pergunta-se: Há erro no manual ou tem outra explicação?

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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Berlindo em Sex 01 Jun 2018, 13:39

Uai, acho normal, são eixos bem robustos, roscas idem. Independe do tamanho do encaixe da porca, a meu ver.

Bem provável que os eixos tenham diâmetro bem parecido.
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por portomp em Sex 01 Jun 2018, 14:47

Graaaaaaaaaaaande Berlindo! Sempre prestativo e atencioso!

Uai, sô! A porca do eixo da Hayabusa é absurdamente grande em relação a da GSX-F.  Na minha visão estreita de leigo se o fabricante faz uma porca maior, por óbvio, o diâmetro do eixo deve ser proporcional e, portanto, o torque aumenta.
Assim sendo, penso, por exemplo, com as porcas das rodas de um caminhão em relação àquelas utilizadas em carro de passeio o torque é bem maior.
Portanto, continuo sem entender uma porca de eixo pequena da F em relação à da Haya (que é um "trator") sejam utilizados o mesmo torque.
Finalizo pensando da necessidade de um torque exagerado aplicado num eixo de porca traseira (100 N.m 72,5 lb.ft) de uma moto que não tem, como é sabido, a mesma "força" que uma Hayabusa (6,27 e 14,2 Kgf, respectivamente).
Grato.

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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Berlindo em Sex 01 Jun 2018, 15:12

Eu também achei alto pra caramba, era melhor eles simplesmente terem colocado uma cupilha...kkk
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por white house em Sex 01 Jun 2018, 16:01

Lembrou-me o caso dos Jeep Willys,onde haviam porcas rosca esquerda e porcas rosca direita.Assim ao rodar sempre apertavam e não afrouxavam.Pode ser que o caso das porcas do eixo estarem do lado direito da moto e a rosca sendo a normal direita, ao andar com a moto elas tendem a apertar e nunca afrouxar.Por isto é que não se deve inverter a posição do eixo.
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por portomp em Sex 01 Jun 2018, 16:40

Penso que não faz sentido (no caso de motos, não sei o funcionamento no Willys). Como é sabido, as porcas de moto aperta-se no sentido horário. Se assim fosse, com o eixo instalado no lado normal ao "tracionar" com o passar do tempo as porcas afrouxariam e aí teríamos que voltar a utilizar as famosas cupilhas referenciadas pelo Berlindo (rs...).
O que realmente deve ter acontecido no caso do Daniel (que inaugurou o post) foi o que já disse o Ventania: "Isso é cavalise de marmanjo sem noção" .

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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por white house em Sex 01 Jun 2018, 16:56

As rodas e porcas atuais dos veiculos com o encaixe conico já fazem o papel de "arruelas de Pressão" e fixam-se perfeitamente.Na moto com a porca de fixação à direita da moto e a porca com rosca à direita,que é a maioria das porcas e parafusos , ao a moto rodar para frente tem uma tendência de sempre se manter apertada.Repare que no caso da moto não há encaixe cônico e nem um cone para ao deformar-se com o aperto, fazer a vez da arruela de pressão.A porca tem o formato de uma arruela plana na face de contato.
No caso dos Jeeps as rodas do lado direito eram rosca direita e nas rodas do lado esquerdo eram roscas esquerdas(aperto no sentido anti-horário),isto é apertavam girando para a frente.
Por isto é que faz sentido.
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Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Charger em Dom 03 Jun 2018, 20:11

portomp escreveu:Graaaaaaaaaaaande Berlindo! Sempre prestativo e atencioso!

Uai, sô! A porca do eixo da Hayabusa é absurdamente grande em relação a da GSX-F.  Na minha visão estreita de leigo se o fabricante faz uma porca maior, por óbvio, o diâmetro do eixo deve ser proporcional e, portanto, o torque aumenta.
Assim sendo, penso, por exemplo, com as porcas das rodas de um caminhão em relação àquelas utilizadas em carro de passeio o torque é bem maior.
Portanto, continuo sem entender uma porca de eixo pequena da F em relação à da Haya (que é um "trator") sejam utilizados o mesmo torque.
Finalizo pensando da necessidade de um torque exagerado aplicado num eixo de porca traseira (100 N.m 72,5 lb.ft) de uma moto que não tem, como é sabido, a mesma "força" que uma Hayabusa (6,27 e 14,2 Kgf, respectivamente).
Grato.

A porca eh maior pq o eixo eh oco para ser mais leve, por isso tem maior diametro do que o da GSX que eh eixo maciço. Por causa dessa diferença a igualdade no torque de aperto.
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