Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

+10
portomp
Lgarcia
Padumi
Ventania
edgar
Berlindo
lucas.sorocaba
Pikes Peak
eduardo.longo
Daniel H13
14 participantes

Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Daniel H13 Qui 07 Nov 2013, 09:40

Fala Galera

Parece piada kkkk
Ontem fui desmontar a roda traseira para levar p. o conserto só que aquela porca (maior ) que segura o eixo não saiu mais nem a força
Peguei o famoso kit de ferramenta que tem chave própria e nada
Martelei e passei WD nem um movimento sequer.

Tão apertado assim?
Daniel H13
Daniel H13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por eduardo.longo Qui 07 Nov 2013, 09:58

Apertar desse jeito é coisa de mecânico cabeça de bagre.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Pikes Peak Qui 07 Nov 2013, 10:29

Tenta aumentar o o tamanho da alavanca e vai com cuidado, verifique também se não foi nada montado invertido de um lado pro outro, já vi coisa assim também, no mais, vai com calma e sorte!


Abraço!

Pikes Peak
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 03/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por lucas.sorocaba Ter 12 Nov 2013, 10:57

Arruma um pito, pq essa chave original vai acabar fodendo a porca. Essa porca tem uma trava, e se o campeão que apertou usou uma alavanca, é perigoso até de estragar a rosca, isso aconteceu com uma bandit de um amigo.
lucas.sorocaba
lucas.sorocaba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 31/01/2010

http://www.clubedafour.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Berlindo Ter 12 Nov 2013, 11:30

Esquece essa chave original hein, vc vai estragar a porca e a chave.

Usa um soquete e faz uma alavanca que você solta. Tem nego que aperta até tirar o leite da rosca, desnecessário.

Depois, lubrifica bem o eixo pra ficar fácil de tirar de dentro da roda, pq se tá apertado desse jeito, vc vai ter trabalho pra ela deslizar de dentro dos rolamentos. Não vai bater no eixo hein!
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por edgar Ter 12 Nov 2013, 12:17

leva num mecânico de caminhão que tenha um soquete sextavado e maquina pneumática das grandes... o impacto que ela gera solta essa porca.

o último que apertou essa porca colocou lubrificante na rosca para apertar....

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Politicos Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Daniel H13 Ter 12 Nov 2013, 12:45

PQP , pior que consegui. como disse o Edgar. Fui em várias mecânicas e nada de achar a chave correta.
Passei em uma borracharia com 2 caminhões consertando os pneus e perguntei pro borracheiro se conseguiria abrir. Dito e feito pegou o soquete certinho no tam. ideal e com uma bela forçada conseguiu ..kkk Um café e ficou blz. Meu vizinho é mecânico de aviões e afirmou que isso pode até prejudicar a moto em questão de Kg/f. Usaram aquelas parafusadeiras de ar. só pode. Valeu pessoal
Daniel H13
Daniel H13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Ventania Ter 12 Nov 2013, 16:57

Daniel, tudo bem.

Ainda bem que conseguiu.


Isso não é aperto com aquelas parafusadeiras de ar não.


Isso é cavalise de marmanjo sem noção. Aquelas parafusadeiras, apertam bem, mas não do jeito que voce falou. Já fizeram isso numa moto minha, com aquela parafusadeira e consegui tirar a porca com um pouco mais de força do que o normal, mas não do jeito que estava a sua.

Ventania
Ventania
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 30/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Padumi Ter 12 Nov 2013, 19:37

Esse forum é demais!! Smile
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Lgarcia Seg 25 Nov 2013, 15:57

Aproveitando o tópico que fala sobre a bendita porca tenho uma b65 06 (peguei ela faz pouco tempo) e reparei que a porca do eixo que preciso afrouxar para esticar a corrente fica do lado direito (lado do escape) mas todas as fotos que encontrei até agora de bandits e inclusive no manual em inglês que achei mostram a porca do eixo no lado esquerdo (cavalete lateral). Existe alguma possibilidade de algo ter sido montado invertido oferecendo risco, ou estou preocupado a toa?
Agradeço desde já pela ajuda abç

Lgarcia
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 17/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Berlindo Seg 25 Nov 2013, 17:09

Tá montado invertido sim, só trocar.

Não sei pq raios a turma insiste em trocar de lado, julgo eu que é costume de quem troca pneu de CG, onde também não sei pq, a porca fica do lado do escape. Sem sentido né.

Só tirar o eixo e recolocá-lo. Não acho que o escape pegaria alí, mas de fato está errado.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Lgarcia Seg 25 Nov 2013, 19:45

Opa valeu Berlindo.
Mas sabe dizer se isso pode trazer algum problema?
obg abç

Lgarcia
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 17/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Berlindo Ter 26 Nov 2013, 15:46

Não, se ñ houver change nenhuma de pegar no escape, não tem nada q desabone. Exceto qdo vc precisar soltar a roda com o escape quente...kkkk
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por portomp Qua 30 maio 2018, 14:40

Creio que não estou violando regras do fórum ao reabrir esse tópico. Pela pertinência, resolvi trazer o assunto a seguir descrito aqui mesmo, para não abrir novo tópico, com vistas a manifestação dos amigos. A porca do eixo da roda traseira da Hayabusa (2016) o torque está especificado em 100 N.m (72,5 lb.ft). Dita porca a medida do soquete é 36 mm.
Já a da GSX-F (2011), cuja medida do soquete é 27 mm, portanto, bem menor do que a porca do eixo da Hayabusa, o torque, também, é de 100 N.m. Pergunta-se: Há erro no manual ou tem outra explicação?

portomp
Participante
Participante

Masculino
Idade : 62
Data de inscrição : 04/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Berlindo Sex 01 Jun 2018, 13:39

Uai, acho normal, são eixos bem robustos, roscas idem. Independe do tamanho do encaixe da porca, a meu ver.

Bem provável que os eixos tenham diâmetro bem parecido.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por portomp Sex 01 Jun 2018, 14:47

Graaaaaaaaaaaande Berlindo! Sempre prestativo e atencioso!

Uai, sô! A porca do eixo da Hayabusa é absurdamente grande em relação a da GSX-F.  Na minha visão estreita de leigo se o fabricante faz uma porca maior, por óbvio, o diâmetro do eixo deve ser proporcional e, portanto, o torque aumenta.
Assim sendo, penso, por exemplo, com as porcas das rodas de um caminhão em relação àquelas utilizadas em carro de passeio o torque é bem maior.
Portanto, continuo sem entender uma porca de eixo pequena da F em relação à da Haya (que é um "trator") sejam utilizados o mesmo torque.
Finalizo pensando da necessidade de um torque exagerado aplicado num eixo de porca traseira (100 N.m 72,5 lb.ft) de uma moto que não tem, como é sabido, a mesma "força" que uma Hayabusa (6,27 e 14,2 Kgf, respectivamente).
Grato.

portomp
Participante
Participante

Masculino
Idade : 62
Data de inscrição : 04/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Berlindo Sex 01 Jun 2018, 15:12

Eu também achei alto pra caramba, era melhor eles simplesmente terem colocado uma cupilha...kkk
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por white house Sex 01 Jun 2018, 16:01

Lembrou-me o caso dos Jeep Willys,onde haviam porcas rosca esquerda e porcas rosca direita.Assim ao rodar sempre apertavam e não afrouxavam.Pode ser que o caso das porcas do eixo estarem do lado direito da moto e a rosca sendo a normal direita, ao andar com a moto elas tendem a apertar e nunca afrouxar.Por isto é que não se deve inverter a posição do eixo.

white house
Participante
Participante

Masculino
Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por portomp Sex 01 Jun 2018, 16:40

Penso que não faz sentido (no caso de motos, não sei o funcionamento no Willys). Como é sabido, as porcas de moto aperta-se no sentido horário. Se assim fosse, com o eixo instalado no lado normal ao "tracionar" com o passar do tempo as porcas afrouxariam e aí teríamos que voltar a utilizar as famosas cupilhas referenciadas pelo Berlindo (rs...).
O que realmente deve ter acontecido no caso do Daniel (que inaugurou o post) foi o que já disse o Ventania: "Isso é cavalise de marmanjo sem noção" .

portomp
Participante
Participante

Masculino
Idade : 62
Data de inscrição : 04/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por white house Sex 01 Jun 2018, 16:56

As rodas e porcas atuais dos veiculos com o encaixe conico já fazem o papel de "arruelas de Pressão" e fixam-se perfeitamente.Na moto com a porca de fixação à direita da moto e a porca com rosca à direita,que é a maioria das porcas e parafusos , ao a moto rodar para frente tem uma tendência de sempre se manter apertada.Repare que no caso da moto não há encaixe cônico e nem um cone para ao deformar-se com o aperto, fazer a vez da arruela de pressão.A porca tem o formato de uma arruela plana na face de contato.
No caso dos Jeeps as rodas do lado direito eram rosca direita e nas rodas do lado esquerdo eram roscas esquerdas(aperto no sentido anti-horário),isto é apertavam girando para a frente.
Por isto é que faz sentido.

white house
Participante
Participante

Masculino
Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Charger Dom 03 Jun 2018, 20:11

portomp escreveu:Graaaaaaaaaaaande Berlindo! Sempre prestativo e atencioso!

Uai, sô! A porca do eixo da Hayabusa é absurdamente grande em relação a da GSX-F.  Na minha visão estreita de leigo se o fabricante faz uma porca maior, por óbvio, o diâmetro do eixo deve ser proporcional e, portanto, o torque aumenta.
Assim sendo, penso, por exemplo, com as porcas das rodas de um caminhão em relação àquelas utilizadas em carro de passeio o torque é bem maior.
Portanto, continuo sem entender uma porca de eixo pequena da F em relação à da Haya (que é um "trator") sejam utilizados o mesmo torque.
Finalizo pensando da necessidade de um torque exagerado aplicado num eixo de porca traseira (100 N.m 72,5 lb.ft) de uma moto que não tem, como é sabido, a mesma "força" que uma Hayabusa (6,27 e 14,2 Kgf, respectivamente).
Grato.

A porca eh maior pq o eixo eh oco para ser mais leve, por isso tem maior diametro do que o da GSX que eh eixo maciço. Por causa dessa diferença a igualdade no torque de aperto.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por luiz baum Qui 09 Jun 2022, 20:17

Na BMW 650 e na Vstrom 650 o torque de aperto do eixo traseiro também é de 100 N.m

Acho que este valor está associado à presença do espaçador entre os rolamentos.
Já vi vídeo em que um cabra conseguiu deformar o espaçador por conta de aperto excessivo.

Luiz Baum

luiz baum
Participante
Participante

Masculino
Idade : 66
Data de inscrição : 25/05/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por SILVESTRIN Qui 22 Set 2022, 19:07

Alguem sabe a medida da porca e passo da rosca da roda traseira da Hayabusa G2?

SILVESTRIN
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 22/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada Empty Re: Porca da Roda traseira não sai nem f.... Parece piada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos