Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o melhor pneu para você?

+49
halormenesi
mangola
gbordallo
aledalloglio
srad2012
murilloalanis
Waldyr Costa
ProSoft
lequirino
Vamberto
NanauPaes
RoneiBVB
Gordo13
Luciano Cardoso
Riva1
Parada
Edemir
AlemaoSP
Vihh Souza
tchelo_cr
jhonnyz750
IgorMioralli
Luis Fabiano
Julio KEndi
AFONSO
Cocomoto
R-Carril
tiago_pimenta
CalangoGIXXER
Danilo Bruneli
Andrew.moj
Edgar Ferreira
Henricao
Denisson Donald
Fabio Rosa
danielguiel
budha74
Mr.Camilotti
Berlindo
Everton650f
Hoffmann
v3nt0
igorpbs
luisbrando46
Anderson Campinas
Maker
eduortega
Neto TeamCamel
Hans Blackbullet
53 participantes

Página 10 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Ir para baixo

Mensagem Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por Hans Blackbullet Qui 24 Out 2013, 18:35

Relembrando a primeira mensagem :

Ae, galera...

Quem me conhece sabe que gosto de coçar as urticárias dos meus joelhos.
Para isto, é preciso conhecimento técnico, experiência, equipamento, local adequado, adaptações e acertos mil na máquina, enfim, dentre uma série de fatores, um dos mais importantes e que provocam grande diferencial: O PNEU.
Twisted Evil 
Tem gente que adoda os "chicken strips, outros já curtem passeios tranquilos mesmo que estejam sobre um "canhão" ou "míssil"...
Twisted Evil 
Acontece que lendo os tópicos, vejo matérias específicas julgando esse ou aquele pneu, ou comparando alguns - isso muitas vezes misturando os objetivos de cada pilotagem e assim confundindo muito quem precisa tirar suas dúvidas quanto ao pneus mais adequado aos seus objetivos.
Twisted Evil 
Por isso criei este tópico.
Twisted Evil 
Gostaria que cada um postasse suas experiências e impressões sobre cada tipo de pneu, preço, locais de venda, tipo de uso, durabilidade em função de clima, tocada, enfim, algo que possamos comparar selcionando as variedades que alinhem com a necessidade e objetivos de cada um.
Twisted Evil 
Vou começar falando de pneus esportivos, mais caros, com componentes mais nobres e tecnologia de ponta, pois devem atingir a performance em primeiro plano, deixando outros ítens (também importantes) em segundo plano.
Twisted Evil 
Vou começar meu relato quando precisei trocar os pneus originais da minha B1250S (Brigestone) que duraram míseros 3K (a motoca estava amaciando).
Twisted Evil 
Sob a feliz influência de amigos do fórum, instalei um par de Michellin "Pilot Road" nela.
Twisted Evil 
Pneus fantásticos, a motoca grudou no chão e melhorou muito a inclinação e sensação de segurança em curvas. Mas ainda "balançava" bastante em inclinações mais angulosas, e sua vida útil foi a mesma dos originais - mesmo tendo sulcos mais profundos, aparentando mais borracha em se comparando aos originais.

Com o passar do tempo, migrei para os também Michellin "pilot road 2CT", então recém lançados na ocasião. é, a durabilidade melhorou um pouco, (3.5K o traseiro) a motoca continuava balançando em inclinações mais abruptas - mesmo neste tempo já começando a melhorar e estudar as regulagens e acertos das suspensões da Bandit...
Twisted Evil 
Há cerca de um ano passei a utilizar os "Pilot Power II 2CT". O pneu tem uma borracha mais macia, mas com promessa de inclinações em até 55º - o que já é considerado uma inclinação de pista - e parece que mudei de planeta: a moto era outra. Agora eu já conseguia acompanhar as "SS" e suas suspensões e freios de primeira linha... A motoca grudou mais ainda, um "grip" que eu considerava perfeito. Com alguma sorte, até passava algumas "SS" com os famosos "Pirelli Diablo super corsa" - o que é de se comemorar (mesmo que internado em um hospício) hehehe.
Twisted Evil 
Lógico que o tempo de duração ou KM rodados caíram drasticamente: Mais mole, mais nobre, moto mais forte de torque e potência (umas mexidinhas ae) e mais insanidade no que tange aos limites impostos pela serrinha.
Twisted Evil 
A calibragem utilizada para meu gosto/acerto era 32F/34T (PSI).
Twisted Evil 
Aí é que resolvi mudar novamente: Descobri o "PILOT POWER III 2CT". O pneus promete cerca de 30% a mais de vida útil sobre o Pilot Power II 2CT
Para quem ainda não sabe, o logo "2CT" refere a dois tipos de componentes de borracha sobre a banda do pneu, mais resistente no meio, prevenindo desgastes, e mais elástico e macio nos ombros, privilegiando maior aderência em curvas.
Twisted Evil 
O "PILOT POWER III 2CT" não é voltado à pilotagem sob chuva, mas ainda possui ranhuras na banda de rodagem central, tendo os ombos lisos para maior grip em inclinações também de até 55º.
Twisted Evil 
A calibragem caiu para 28F/30T (PSI), mesmo assim o pneu faz com que a moto pareça estar andando sobre piso mais "firme", porém curiosamente passando uma sensação de maior maciez com relação aos pneus usados anteriormente.
Twisted Evil 
A grande surpresa: o direcional da moto melhorou muito, ela entra muito mais decidida e fincada nas curvas, é cutucar os semi-guidons e a moto "cai" para dentro da curva com uma precisão magistral. Os pequenos "balanços" e "oscilações" anteriormente sentidos quando em inclinações máximas ficou na lenda: a moto ficou mais firme e assustadoramente mais precisa nas inclinações insanas.
Twisted Evil 
O efeito "Drift" em curvas de baixa/média velocidade ficou com o limite muito mais acima, porém não menos preciso tampouco inseguro.
Twisted Evil 
Quanto ao preço, ficou na faixa de 10% em média acima dos PP II 2CT, e até o momento, valeu cada centavo investido - principalmente se durar os tais 30% a mais que reza na divulgação.
Twisted Evil 
Vale ressaltar que uso medida 190/50 17 na tração, o que é compatível com o aro original da Bandit 1250, que vem com medida intermediária entre o 180 (original) e o 190 (opcional na tabela da Europa).
Twisted Evil 
Espero haver contribuído com a galera, e que vocês postem suas experiências e impressões, sempre procurando RESPEITAR O TIPO DE USO DE CADA PNEU nas comparações.
Twisted Evil 
Grande abraço a todos.

Hans Blackbullet.

Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo


Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por RoneiBVB Ter 28 Out 2014, 22:53

RoneiBVB escreveu:Enfim, Montado os pneus novos..

Pirelli 160/60 ZR17 M/C TL 69W ANGEL e  o Angel 120/70 na dianteira
Qual o melhor pneu para você? - Página 10 C TL 69W ANGEL
Moto GSX F 750
Pilotagem em estrada com e sem garupa com 32/32 lb.
Qual o melhor pneu para você? - Página 10 060217285110000_Ampliada
Motivo de ter aderido a ele foi por nao ter encontrado pilot road 3 nas medidas 150 ou 160/, e quando vi o desenho e a maciez dele decidii na hora.

Senti uma firmeza consideravel com esse pneu. Frenagem brusca em asfalto seco em linha reta teve um desempenho ótimo mesmo na roda traseira por incrivel que pareça.

Em curvas axei bem interessante a forma como alterna fcilmente saindo de uma curva e entrando em outra sentido contrário, a moto antes "puxava para dentro" da curva com o pneu antigo, e pesava bastante

Durabilidade não tenho idéia... mas esta aprovado

Chegou a hora de trocar o pneu, e axei a experiencia positiva, não tive problemas com o Angel, porém tomei um susto durante uma banda d final de semana, ele aparentava estar muito bom ainda, e derrepente estava no arrame, ou seja, ele não da muito aviso de que esta no final... além de eu andar sempre garupado oque prejudicou um pouco a banda central e nao escapri de ficar meio quadrado...


.
De resto, me agradou demais pois axei um grip muito bom.

Porem... desta vez pretendo usar o novo PNEU MOTO MAXXIS 180/55 ZR 17 MA3DS 73W ... porem volto na duvida... colocar ou não largura 180 em GSX F 750 sendo que vem mais estreito e tal como ja foi falado bastante... caso algum dono de 750F esteja usando, de uma mão. todas opiniões são bem vindas pois ainda não decidi, de tanto q um parceiro me fez medo de o 180 ser largo demais.
RoneiBVB
RoneiBVB
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 27/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por AFONSO Qui 30 Out 2014, 08:10

RoneiBVB, tive F por mais de 10 anos ( mickey e Monica), posso te dizer por experiência pessoal que o mais recomendado é usar a medida original ou no máximo 160, tendo em vista que a tala da roda foi projetada para tal. Não traria nenhum benefício ao rodar mas pode sim causar algum perigo em pilotagem mais agressiva. Tendo em vista que vc anda garupado então o pneu ficaria quadrado antes do tempo. Na medida 160 já existem alguns modelos de pneus melhores do que na medida original.

AFONSO
AFONSO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por RoneiBVB Qui 30 Out 2014, 11:45

Obrigado Afonso

Realmente vou continuar no 160/60 ... Obrigado por mais essa opinião, pois sei q o assunto ja é bastante batido, mas a tentação tb é bastante grande em passar par ao 180, por isso o assunto é recorrente rsrs....

Obrigado
RoneiBVB
RoneiBVB
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 27/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por halormenesi Seg 17 Nov 2014, 11:35

muito bom esse topico faz tempo que nao entro no forum mas tive uma duvida enorme sobre pneus na hora da troca li esse topico inteiro as 16 paginas percebi que o uso é mais insano do que o meu no caso nao faço muito trecho de serra apesar de andar com uma moto ss no caso velhinha mas adoro a moto uma gsxr1100w 1997 uso mais a moto em estradas tipo bandeirantes anhanguera gosto de colar o ponteiro nos 300 km por hora mas nao to muito afinado em curvas bom ai vai o meu relato

uso frenquente em bandeirantes
raramente mas raramente faço trecho de serra tipo morungaba
ja tomei diversas chuvas fazer o que sair pra passear tem que se ferrar deves em quando

usei os maxxis por um bom tempo o dianteiro durou 40 mil k inacreditavel fiz duas trocas do traseiro cada um com 20 mil k pneu muito duro nao esquentava por nada tinha que rodar no minimo uns 50 km ... bom nos ultimos tempo estava usando calibragens para balao rsrsrs original 33 d 36 t tava usando 40 d 44 t ... bom depois de muito pesquisar e ver o topico e por ter tido quase uma diarreia em cima da moto na chuva que andando a 60 km a moto nao queria ficar comigo em cima por nada .. fiz a troca pelos pilot road 4 gt fiz um pequeno teste no domingo de 500 km rsrs mas os resultados forao poucos por enquanto ...percebi frenagem bem melhor a moto mais estavel é logico rsrs e to numa duvida cruel sobre calibragem ainda uso a original 33 d 36 t ou uso a que usei no final de semana de 36 d 40 t...ou uso uma calibragem mais baixa tipo 30d 33t .... bom entendi um poco sobre calibragem de pista e trechos de serra graças ao topico entendi pq as calibragem sao tao baixas valeu pessoal abrs
halormenesi
halormenesi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 28/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por ivan pires júnior Qui 04 Dez 2014, 12:03

bom dia galera, minha experiencia com pneus eh apenas com o pr2, quando comprei a moto (srad 1000) eles estavam usados mais de meia vida e ainda rodei 4.500km, troquei apenas o traseiro pelo mesmo pr2, rodei 9000km e ainda rodaria bastante se ainda estivesse com a moto (vendi segunda-feira, mas comprei uma srad 750 zeradinha, so esperando chegar), pois bem, nao tenho tocada forte, e dificilmente tento inclinar muito a moto em curvas... nunca passei nenhum susto com os pneus, exceto em uma viagem q peguei chuva e ele perdia a aderencia constantemente, tive q diminuir p uns 70km/h... fora isso pneu excelente.
ahhhh, o pneu dianteiro ja tinha rodado cmg 13.500km e ainda rodava uns 4000km tranquilamente. quando for trocar da srad 750 irei trocar pelos pr2 ou 3.
grande abraço
ivan pires júnior
ivan pires júnior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 02/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por Berlindo Qui 04 Dez 2014, 14:17

É aquela, depende da tocada, eu não usaria o PR2 na SRAD nem por decreto.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por eduardosjc Sex 05 Dez 2014, 17:44

Verdade Berlindo, Srad 1000 ainda?? Tenso hein

Moto forte demais, nao dá pra arriscar.....pelo menos um Rosso II é recomendado, acho q menos grip q isso já se torna loteria
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por ivan pires júnior Sex 05 Dez 2014, 20:21

eduardosjc escreveu:Verdade Berlindo, Srad 1000 ainda?? Tenso hein

Moto forte demais, nao dá pra arriscar.....pelo menos um Rosso II é recomendado, acho q menos grip q isso já se torna loteria
A questao eh a pegada de cada um, eu passo longe de aproveitar o q a moto oferece, tanto q ja desci de categoria... srad 750 agora
ivan pires júnior
ivan pires júnior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 02/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por eduardosjc Sáb 06 Dez 2014, 02:40

Então Ivan, eu também passo muito longe de usar o potencial de uma srad 1000....tanto que a 1000 tá muito mais economica pra mim do que era a 750, pq a tocada é tão leve que o motor maior acaba economizando gasolina pq o giro fica muito baixo hahah

Mas numa situação em que voce precise acelerar um pouco mais, entrar mais forte numa curva sem querer, enfim....o desenho do pneu vai fazer diferença....a diferença q eu sinto nem é tanto no grip, mas sim no desenho e curvatura, o pneu esportivo é mais fácil de curvar....e isso pra quem já tem dificuldade como eu, faz diferença
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por Danilo Bruneli Qua 18 Nov 2015, 09:27

revivendo o topico!!!
Preciso de ajuda, a uns 2 anos + ou -, postei em algum topico uma url da michelin onde era exibido uma comparação entre os pneus (selecionados) mostrando em um grafico octagonal as propriedades de cada pneu...

alguem por acaso tem esse link ai?
Danilo Bruneli
Danilo Bruneli
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por Danilo Bruneli Qui 19 Nov 2015, 13:29

Shocked
Danilo Bruneli
Danilo Bruneli
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por morassi Sex 20 Nov 2015, 16:52

Metzeler M7 , gruda mais que PP e dura quase igual PR
morassi
morassi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por Danilo Bruneli Sex 20 Nov 2015, 16:53

oloco... como assim? rs o PP3 passou dos 12k já... o PR nunca usei e acho q para a minha moto não é legal...
vou procurar saber desse Metzeler M7
Danilo Bruneli
Danilo Bruneli
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por mangola Qui 03 Dez 2015, 12:08

Danilo Bruneli escreveu:oloco... como assim? rs o PP3 passou dos 12k já... o PR nunca usei e acho q para a minha moto não é legal...
vou procurar saber desse Metzeler M7

Pegando uma RETROESCAVADEIRA aqui ..... lol! lol! lol!


Como em nome de GOD voce conseguiu essa km , ainda mais com esse pneu Pilot Power 3 né ??

Cara estou com o Pilot Road 2 para andar na rua... Está com 3 mil km e ja apresenta sinal de desgaste Qual o melhor pneu para você? - Página 10 607219

Minha moto é uma B12



mangola
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 14/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por Danilo Bruneli Qui 03 Dez 2015, 13:25

Cara vi aqui no site uma vez uma colega falando para andar com o pneu na calibragem máxima quando não for forçar o passeio... comecei a fazer isso...
Uso a moto quase todo o dia, morava a 2 km do trabalho hoje moro a 7, então de segunda a sábado de manha a calibragem do pneu traseiro era exatamente o que estava escrito nele 42 lbs
no sábado no posto eu regulava ele de acordo com o destino, se fossemos rodar fora de serra eu colocava 38 36 se fosse rodar em serra e tivesse com vontade de acelerar um pouco mais eu colocava 36 34....
outra coisa que adotei foi deixar no modo C dentro da cidade, isso diminuiu a entrega de potencia ajudando no consumo...
outra coisa, o pneu esta quadrado sim... mais pouco pelo tempo rodado...
minha moto é ums srad 750 se não me engano ela tem bem menos torque que a sua...
o pilot roar 2 já ouvi falar que rodou 15 20 mil km....
abraço!
Danilo Bruneli
Danilo Bruneli
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por mangola Seg 07 Dez 2015, 14:27

Danilo Bruneli escreveu:Cara vi aqui no site uma vez uma colega falando para andar com o pneu na calibragem máxima quando não for forçar o passeio... comecei a fazer isso...
Uso a moto quase todo o dia, morava a 2 km do trabalho hoje moro a 7, então de segunda a sábado de manha a calibragem do pneu traseiro era exatamente o que estava escrito nele 42 lbs
no sábado no posto eu regulava ele de acordo com o destino, se fossemos rodar fora de serra eu colocava 38 36 se fosse rodar em serra e tivesse com vontade de acelerar um pouco mais eu colocava 36 34....
outra coisa que adotei foi deixar no modo C dentro da cidade, isso diminuiu a entrega de potencia ajudando no consumo...
outra coisa, o pneu esta quadrado sim... mais pouco pelo tempo rodado...
minha moto é ums srad 750 se não me engano ela tem bem menos torque que a sua...
o pilot roar 2 já ouvi falar que rodou 15 20 mil km....
abraço!

Ahh sim o torque da SRAD750 é menor que o da B1250. Além disso tem a questão do peso da moto. A B12 é obesa perto da 750 Shocked

Quanto a calibragem vou me atentar mais , porém confesso que forço as vezes nas arrancadas ( isso destrói pneu) e SEMPRE nas saídas de curva. Conforme foi passando o tempo e eu conheci mais da minha moto, as curvas são sempre no limite com giro lá em cima.

Valeu Bruneli !


mangola
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 14/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por Rafael Campos Seg 28 Dez 2015, 19:48

Bom, aprendendo mais que ajudando,
estou com minha SRAD 1000 13 a 7 meses, estavam rodando ainda com os pneus originais, bridgestone, aparentemente suficiente pra tocada iniciante, conseguia deitar razoavelmente bem e espantei com a durabilidade, peguei a moto com 4k km e rodei mais 6k, acabei de montar um michelin pilot road 2 2ct, acabei de montar e caiu chuva, ja vim embora pra casa molhando, apesar que estava dentro da cidade, mas ja gostei dele no molhado, esticadas e curvas tracionado, e nem sinal de escapar, mas ainda não peguei estrada com ele, assim que sentir mais dele, posto aq compartilhando.
A minha vontade era colocar o power cup da michelim, 200/55, mas por analise pessoal, decidi q não era viável pra mim, não rodo em ista, somente rua e estrada, pelo custo, contra indicado em pista molhada e durabilidade, não animei ele, o mecânico que mexe na minha moto me indicou esse, como confio bastante no cara, montei e vou experimentar.

Obrigado
Rafael Campos
Rafael Campos
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 19/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por Luciano Cardoso Ter 29 Dez 2015, 07:56

Rafael Campos escreveu:Bom, aprendendo mais que ajudando,
estou com minha SRAD 1000 13 a 7 meses, estavam rodando ainda com os pneus originais, bridgestone, aparentemente suficiente pra tocada iniciante, conseguia deitar razoavelmente bem e espantei com a durabilidade, peguei a moto com 4k km e rodei mais 6k, acabei de montar um michelin pilot road 2 2ct, acabei de montar e caiu chuva, ja vim embora pra casa molhando, apesar que estava dentro da cidade, mas ja gostei dele no molhado, esticadas e curvas tracionado, e nem sinal de escapar, mas ainda não peguei estrada com ele, assim que sentir mais dele, posto aq compartilhando.
A minha vontade era colocar o power cup da michelim, 200/55, mas por analise pessoal, decidi q não era viável pra mim, não rodo em ista, somente rua e estrada, pelo custo, contra indicado em pista molhada e durabilidade, não animei ele, o mecânico que mexe na minha moto me indicou esse, como confio bastante no cara, montei e vou experimentar.

Obrigado

Bom dia, esse pneu Michelin Pilot Road 2, 3 ou 4 é sport touring, pneu que visa durabilidade e excelente grip no molhado, apenas tenha cuidado com o uso dele no seco e principalmente em curvas, ele apesar de ser bi composto não tem muito grip no seco, para sua moto eu indicaria o Pilot Power 3, tem melhor grip no seco e razoável grip no molhado, porém vai durar menos que os Pilot Roads, mas ai é você quem vai decidir se prefere maior grip (Pilot Power 3) ou maior durabilidade (Pilot Roads), isso comparando pneus do mesmo fabricante (Michelin).
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual o melhor pneu para você?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 10 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos