Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)

+9
eViRuZ
Hard Bandit
Guisp
Branco
lbdebem
MadMax600
guicherubini
foxbrrj
gbordallo
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Empty [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)

Mensagem por gbordallo Sex 16 Ago 2013, 14:03

Relembrando a primeira mensagem :

Galera, segue um tutorial bastante ilustrado que fiz, explicando como se instala o X-TRE da HealTech.

Para fazer a instalação não precisa ser um profissional na área, o procedimento é bem simples, mas tem que ter o mínimo de conhecimento em elétrica para fazer essa instalação.

Vale lembrar também que não me responsabilizo pela instalações feitas, estou apenas explicando como eu fiz a instalação na minha moto.



O que é X-TRE?

A maioria das motos com injeção eletrônica, vem basicamente com 4 mapas de injeção de fábrica, sendo um mapa para  as três primeiras marchas (1ª, 2ª e 3ª) e mapas individual para as três marchas restantes (4ª, 5ª e 6ª). O mapa das três primeiras marchas, são mais amansados que os das outras marchas e as três últimas marchas tem mapas diferentes umas das outras, sendo que no caso da Hayabusa, o melhor mapa, o que entrega a potência total da moto, é o da 5ª marcha. O X-TRE é um módulo que engana a ECU da moto, informando para a mesma que todas as marchas são apenas uma, ou seja, a ECU vai colocar o mapa da marcha selecionada em todas as outras marchas.


Instalação da X-TRE


Ferramentas:
*Chave Allen 5 mm
*Chave Allen 6 mm
*Alicate universal
*Alicate de corte
*Chave de boca 10 mm

1º passo (desmontagem do banco do piloto, tanque de combustível e bateria)

Utilizando a chave Allen de 6 mm, desmonte  os dois parafusos (um de cada lado) que prendem o banco do piloto.
Após desmontagem do banco do piloto, com a chave Allen de 5 mm solte os dois parafusos que ficam na frente do tanque de combustível, para poder levantar o tanque. Utilize a haste que vem no kit de ferramentas da Hayabusa para deixar o tanque levantado.
Com uma chave de boca de 10 mm, solte os cabos da bateria.
PS: Primeiro solte o borne negativo (-) da bateria, e depois o borne positivo (+), dessa forma você evita curto circuitos indesejados.

2º Passo (instalação elétrica)

A instalação elétrica é bem simples, são apenas três fios da X-TRE para instalar no chicote da moto, um para alimentação do módulo e os outros dois para fazer o by-pass do fio que indica as marchas no painel.
A Fig. 01 mostra os componentes que vem no kit da X-TER.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Y58d
Fig. 01

Agora vamos identificar o fio que deverá alimentar o X-TRE, o ideal é que seja um positivo pós-chave. No meu caso eu achei mais prático ligar no fio que alimenta o interruptor do freio traseiro, como mostra na Fig. 02.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 M8xs
Fig. 02

Para facilitar, solte o chicote como mostra na Fig. 03.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Lyoc
Fig. 03

Agora com o chicote solto, una o fio laranja/verde do chicote da moto com o fio vermelho do X-TRE como mostra as Fig. 04, 05, 06 e 07.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 L88n
Fig. 04

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Sqme
Fig. 05

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Fk8t
Fig. 06

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 3e9i
Fig. 07

Agora vamos identificar o fio que sai da ECU e vai para o painel da moto que informa a marcha. O fio é o verde/preto que se encontra no conector preto do chicote da ECU. Ele é o sexto fio da direita para esquerda da parte superior do conector, como mostra na Fig. 08.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Loru
Fig.08

Com o fio identificado, agora é só cortá-lo.

Não corte o fio muito próximo ao conector, como pede o manual de instalação da própria HealTech, se não fica muito ruim para emendar os fios depois.
Nas Fig. 09 e 10 eu mostro um ponto ideal para cortar o fio verde/preto.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 5qdu
Fig. 09

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 8w4w
Fig. 10


Com o fio verde/preto do chicote da moto cortado, una a ponta do fio branco/preto do X-TER com a ponta do fio verde/preto do chicote da moto do lado cortado que vai para o painel, como mostra na Fig. 11.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 9g6v
Fig. 11

Agora una a ponta do fio verde/preto do X-TER com a ponta do fio verde/preto do chicote da moto do lado cortado que vai para a ECU, como mostra na Fig. 12.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Etcz
[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 4xja

Fig. 12

Com a parte elétrica do X-TRE ligada, não conecte ainda o chicote do mesmo na caixinha, primeiro identifique o conector do sensor de posicionamento das marchas e conecte conforme Fig. 13.

Tome cuidado para não conectar no conector errado. O conector da bomba de combustível é exatamente igual ao do sensor de posição das marchas, ele tem uma capa azul então fica fácil de identificar o conector da bomba.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Pwus
[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Ohx4
Fig. 13.

Agora conecte o chicote do X-TER na caixinha e prenda a mesma no quadro da moto do lado esquerdo, como mostra a Fig. 14.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Mpww
Fig. 14.

Remonte o chicote da moto, depois a bateria , o tanque e por último o banco do piloto.



PS: Na hora de montar a bateria, faça o procedimento ao contrário da desmontagem, ou seja, primeiro monte o borne positivo (+) para depois montar o borne negativo (-).

3º Passo (configuração do X-TRE)

A configuração é bem simples, primeiro engate a primeira marcha, depois com o botão de start  na posição “RUM”, vire a chave de ignição para a posição “ON”. Vai aparecer o número “4” no painel da moto onde indica as marchas e depois vai aparecer o número “1” indicando que a primeira marcha está engatada.

Agora desligue a chave de ignição colocando na posição “OFF” e mantenha o botão dd start na posição “RUM”. Engate a marcha no qual você vai querer copiar para as outras marchas (lembre que só os mapas da 4ª, 5ª e 6ª podem ser copiados). O mapeamento mais forte no caso da Hayabusa, é o da 5ª marcha, sendo que da para mapear também o da 4ª e o da 6ª. Ligue a chave de ignição e aparecerá a que você selecionou e depois, o número vai piscar uma vez, indicando que a moto agora está com o mapeamento da marcha selecionada.





Depois eu posto um vídeo de como configurar o X-TRE, fica melhor para o entendimento da galera.
Espero que tenham gostado desse tutorial, sei que vai ajudar bastante, porque o manual original da Haltech é meio confuso, ainda mais para mim que não domino a fundo a lingual inglesa.


Video de como configurar a X-TRE



Última edição por gbordallo em Seg 19 Ago 2013, 19:36, editado 1 vez(es)
gbordallo
gbordallo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 04/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo


[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)

Mensagem por foxbrrj Sex 23 Ago 2013, 19:45

Tem que vir limitada sim Hard bandit! A moto fica muito forte iria ter muita merda!
foxbrrj
foxbrrj
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)

Mensagem por eViRuZ Seg 06 Jan 2014, 01:07

guicherubini escreveu:Show de bola o videozinho, chegando em casa vou configurar a minha para a 5 marcha Smile

Só pra lembrar, na B-King o mapa mais agressivo é da 4ª marcha, e não o da 5ª como as hayas e bandits e Srads.
eViRuZ
eViRuZ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 06/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)

Mensagem por Edgar Ferreira Seg 06 Jan 2014, 22:06

guicherubini escreveu:Show de bola o videozinho, chegando em casa vou configurar a minha para a 5 marcha Smile

amigo eu instalei x-tre na minha b-king
se voce configurar mapa 5 ela vai cortar giro as 9.500, tal como faz a 5 velocidade original (sem x-tre)
se voce configurar mapa 6 ela vai cortar giro as 8.500, tal como faz a 6 velocidade original, a cerca de 270 kmh...
logo voce deve configurar mapa 4 na tua BKing, assim ela corta giro as 11.250 em todas as marchas... ainda so dei 290 mas foi com algum transito e nao quis arriscar, chegou la mt facil, mas ia em 6ª e ainda nao tinha tocado sequer as 9.500...
tive uma zx-10r 2008 e posso garantir que, após o X-tre, até aos 290 nao sinto diferença alguma para a 10R...aliás até sinto mais forte a B-king pelo menos até aos 260...

tenho escape stock, filtro ar DNA, oleo motorex 10w50, aditivo de motor faher hd, spray faher na transmissao, filtro oleo hiflo e velas ngk iridium ix

abraço
Edgar Ferreira
Edgar Ferreira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Empty as fotos não estão abrindo...

Mensagem por juninho prudente Qui 19 Nov 2015, 05:54

gbordallo escreveu:Galera, segue um tutorial bastante ilustrado que fiz, explicando como se instala o X-TRE da HealTech.

Para fazer a instalação não precisa ser um profissional na área, o procedimento é bem simples, mas tem que ter o mínimo de conhecimento em elétrica para fazer essa instalação.

Vale lembrar também que não me responsabilizo pela instalações feitas, estou apenas explicando como eu fiz a instalação na minha moto.



O que é X-TRE?

A maioria das motos com injeção eletrônica, vem basicamente com 4 mapas de injeção de fábrica, sendo um mapa para  as três primeiras marchas (1ª, 2ª e 3ª) e mapas individual para as três marchas restantes (4ª, 5ª e 6ª). O mapa das três primeiras marchas, são mais amansados que os das outras marchas e as três últimas marchas tem mapas diferentes umas das outras, sendo que no caso da Hayabusa, o melhor mapa, o que entrega a potência total da moto, é o da 5ª marcha. O X-TRE é um módulo que engana a ECU da moto, informando para a mesma que todas as marchas são apenas uma, ou seja, a ECU vai colocar o mapa da marcha selecionada em todas as outras marchas.


Instalação da X-TRE


Ferramentas:
*Chave Allen 5 mm
*Chave Allen 6 mm
*Alicate universal
*Alicate de corte
*Chave de boca 10 mm

1º passo (desmontagem do banco do piloto, tanque de combustível e bateria)

Utilizando a chave Allen de 6 mm, desmonte  os dois parafusos (um de cada lado) que prendem o banco do piloto.
Após desmontagem do banco do piloto, com a chave Allen de 5 mm solte os dois parafusos que ficam na frente do tanque de combustível, para poder levantar o tanque. Utilize a haste que vem no kit de ferramentas da Hayabusa para deixar o tanque levantado.
Com uma chave de boca de 10 mm, solte os cabos da bateria.
PS: Primeiro solte o borne negativo (-) da bateria, e depois o borne positivo (+), dessa forma você evita curto circuitos indesejados.

2º Passo (instalação elétrica)

A instalação elétrica é bem simples, são apenas três fios da X-TRE para instalar no chicote da moto, um para alimentação do módulo e os outros dois para fazer o by-pass do fio que indica as marchas no painel.
A Fig. 01 mostra os componentes que vem no kit da X-TER.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Y58d
Fig. 01

Agora vamos identificar o fio que deverá alimentar o X-TRE, o ideal é que seja um positivo pós-chave. No meu caso eu achei mais prático ligar no fio que alimenta o interruptor do freio traseiro, como mostra na Fig. 02.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 M8xs
Fig. 02

Para facilitar, solte o chicote como mostra na Fig. 03.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Lyoc
Fig. 03

Agora com o chicote solto, una o fio laranja/verde do chicote da moto com o fio vermelho do X-TRE como mostra as Fig. 04, 05, 06 e 07.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 L88n
Fig. 04

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Sqme
Fig. 05

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Fk8t
Fig. 06

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 3e9i
Fig. 07

Agora vamos identificar o fio que sai da ECU e vai para o painel da moto que informa a marcha. O fio é o verde/preto que se encontra no conector preto do chicote da ECU. Ele é o sexto fio da direita para esquerda da parte superior do conector, como mostra na Fig. 08.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Loru
Fig.08

Com o fio identificado, agora é só cortá-lo.

Não corte o fio muito próximo ao conector, como pede o manual de instalação da própria HealTech, se não fica muito ruim para emendar os fios depois.
Nas Fig. 09 e 10 eu mostro um ponto ideal para cortar o fio verde/preto.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 5qdu
Fig. 09

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 8w4w
Fig. 10


Com o fio verde/preto do chicote da moto cortado, una a ponta do fio branco/preto do X-TER com a ponta do fio verde/preto do chicote da moto do lado cortado que vai para o painel, como mostra na Fig. 11.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 9g6v
Fig. 11

Agora una a ponta do fio verde/preto do X-TER com a ponta do fio verde/preto do chicote da moto do lado cortado que vai para a ECU, como mostra na Fig. 12.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Etcz
[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 4xja

Fig. 12

Com a parte elétrica do X-TRE ligada, não conecte ainda o chicote do mesmo na caixinha, primeiro identifique o conector do sensor de posicionamento das marchas e conecte conforme Fig. 13.

Tome cuidado para não conectar no conector errado. O conector da bomba de combustível é exatamente igual ao do sensor de posição das marchas, ele tem uma capa azul então fica fácil de identificar o conector da bomba.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Pwus
[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Ohx4
Fig. 13.

Agora conecte o chicote do X-TER na caixinha e prenda a mesma no quadro da moto do lado esquerdo, como mostra a Fig. 14.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Mpww
Fig. 14.

Remonte o chicote da moto, depois a bateria , o tanque e por último o banco do piloto.



PS: Na hora de montar a bateria, faça o procedimento ao contrário da desmontagem, ou seja, primeiro monte o borne positivo (+) para depois montar o borne negativo (-).

3º Passo (configuração do X-TRE)

A configuração é bem simples, primeiro engate a primeira marcha, depois com o botão de start  na posição “RUM”, vire a chave de ignição para a posição “ON”. Vai aparecer o número “4” no painel da moto onde indica as marchas e depois vai aparecer o número “1” indicando que a primeira marcha está engatada.

Agora desligue a chave de ignição colocando na posição “OFF” e mantenha o botão dd start na posição “RUM”. Engate a marcha no qual você vai querer copiar para as outras marchas (lembre que só os mapas da 4ª, 5ª e 6ª podem ser copiados). O mapeamento mais forte no caso da Hayabusa, é o da 5ª marcha, sendo que da para mapear também o da 4ª e o da 6ª. Ligue a chave de ignição e aparecerá a que você selecionou e depois, o número vai piscar uma vez, indicando que a moto agora está com o mapeamento da marcha selecionada.





Depois eu posto um vídeo de como configurar o X-TRE, fica melhor para o entendimento da galera.
Espero que tenham gostado desse tutorial, sei que vai ajudar bastante, porque o manual original da Haltech é meio confuso, ainda mais para mim que não domino a fundo a lingual inglesa.


Video de como configurar a X-TRE

juninho prudente
juninho prudente
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)

Mensagem por rafael.sul Qui 19 Nov 2015, 10:14

guicherubini escreveu:Alguém sabe que se para instalar na bandit é só fazer igual?

Bom dia, talvez isso possa te ajudar amigo.

http://www.healtech-electronics.com/docs/Supplementary%20Manuals/GIPRO-S02_GSF1250_2007-2011_en.pdf



rafael.sul
rafael.sul
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)

Mensagem por vapor Sex 20 Nov 2015, 12:55

Alguém já configurou na Haya antiga? Ou é só plugar e pronto?

vapor
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 02/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos