Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

knee down (pendulo) com moto pequena

+7
Neto TeamCamel
Hans Blackbullet
Lelis
JoHnny
Mark_1000
minholi
Guisp
11 participantes

Ir para baixo

Mensagem knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por Guisp Seg 06 maio 2013, 22:34

Eai galera, tudo certo?

bom, estava vendo uns videos no youtube sobre curvas e tal.. E encontrei esse video.. Queria a opniao de voces
parece que o rapaz abre muito as perna para encostar o joelho... Porem, a moto deita bem pouco..

dai ficou essa duvida:
o pendulo eh necessario ou nao?
sei que ele te da o nivel de inclinaçao... Mas no caso desse cara.. Necessario ou nao?

nao entendo MUITO sobre curvas.. Mas agora fiquei encucado... Com uma moto pequena (fazer)
O pendulo eh necessario?

abraços

https://www.youtube.com/watch?v=plIDjNGYho4&feature=youtube_gdata_player
Guisp
Guisp
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 14/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por minholi Seg 06 maio 2013, 22:54

A maioria dos vídeos de pilotagem em estrada do youtube mostra pessoas fazendo pendulo errado, torcidos sobre a moto, sem projetar o tronco para fora da moto, só tirando um pouco a bunda do banco e abrindo exageradamente as pernas para ralar a saboneteira.
minholi
minholi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por Mark_1000 Seg 06 maio 2013, 22:55

O cara tá querendo gasta a saboneteira... (#fato)

Qdo vc faz uma curva com moto gde (pesada e em alta veloc.), tem q inclinar o corpo pra dentro da curva e a perna q fica na moto é que traz ela pra fazer o contorno.
Vc tem q puxa a moto pra contorna a curva, senão ... é um abraço, a inércia te manda pro mato!

No caso do video, o cara tava na sensação do S de morungaba, dalhe pendulo !! Mas acho q não seria pra tanto a moto é leve, não tem tanta massa em movimento, e outra, nem se deve abrir a perna assim.

Tem esse filme aqui "A Biblia da Curva", assiste q ensina bastante coisa legal!


Abrs!
Mark_1000
Mark_1000
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 19/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por JoHnny Ter 07 maio 2013, 18:13

Joelho no chão não tem qualquer efeito dinamico, de atrito ou ponto de apoio como alguns falam por ai, serve apenas para o piloto ter uma referência de quanto inclinou a moto.

Já andei em pista com caras que não faziam pendulo e andavam muito mais rápido do que qualquer outro que estava se matando para raspar o joelho no chão.

Pura pagação esse vídeo.

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por Lelis Ter 07 maio 2013, 18:21

Boa noite.

Mais importante que o pendulo é a tecnica do contra-esterço, esse sim faz toda diferença.... tem varios videos na net...

um abraço
Lelis
Lelis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 06/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por minholi Ter 07 maio 2013, 18:50

JoHnny escreveu:Joelho no chão não tem qualquer efeito dinamico, de atrito ou ponto de apoio como alguns falam por ai, serve apenas para o piloto ter uma referência de quanto inclinou a moto.

Já andei em pista com caras que não faziam pendulo e andavam muito mais rápido do que qualquer outro que estava se matando para raspar o joelho no chão.

Abrir a perna serve pra facilitar o posicionamento do tronco para fora da moto E quando a saboneteira raspa é um sinal para o piloto de que ele e a moto estão próximos do limite.

Não confunda não abrir as pernas com não fazer pêndulo. Um bom piloto sempre faz pêndulo, mas nem sempre abre a perna escandalosamente. Existem intensidades de pêndulo para cada tipo de situação. Eu não escancaro as pernas pra fazer pêndulo e nem por isso deixo de fazer, isso é questão de estilo e de necessidade, tenho certeza de que se pilotasse uma SS e andasse realmente rápido eu teria que abrir mais a perna pra conseguir projetar o corpo mais para fora da moto.

Lelis escreveu:Mais importante que o pendulo é a tecnica do contra-esterço, esse sim faz toda diferença.... tem varios videos na net...

Contra-esterço todo mundo faz mesmo sem perceber. É impossível pilotar uma moto sem usar o contra-esterço, mas é claro que há um uso consciente e um uso inconsciente dele.

Também não confundam abrir a perna escandalosamente com fazer pêndulo, porque se o tronco do piloto estiver sobre a moto e bunda pra fora do banco com o joelho aberto ele está fazendo tudo errado.
minholi
minholi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 07 maio 2013, 18:57

Na minha humilde opinião, knee down não é sinônimo de raspador raspando, mas sim de técnica de deslocamento do centro de gravidade para menor inclinação em curva, permitindo assim cotornar a curva em maior velocidade do que o método "coxinha".
Raspar o raspador é consequência de limites muito altos alcançados, é uma possível consequência e não deve ser o objetivo do piloto.
É indiscutível o uso do contra-esterço, mas isto deve ser aplicado tanto em um método como em outro.
Se voce quer saber o que é realmente raspar o joelho com necessidade, atente para aqueles pilotos que estão raspando o joelho mas que continuam com as pernas "colada" na moto, apesar da postura lateralizada da técnica... enquanto que os playboys ficam se esticando feito lagartixa para cutucar o chão a velocidades irrisórias... situação que chega a ser até engraçada.
Mas todo mundo vai aprendendo ao longo do tempo, e confesso que já andei me esticandofeito lagartixa também até conseguir raspar o joelho, e confesso que quando aconteceu foi bem semelhante a primeira vez que conhec uma mulher. (se é que voces me entendem... ) hehe
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por Guisp Ter 07 maio 2013, 19:48

Muito bom a opniao de voces, era bem o que eu imaginava..
Ja vi pilotos que raspam o joelho no chao quase sem desgrudar a perna do bannco.

as opnioes de voces estao me ajudando um bocado!

valeu mesmo!

abraços
Guisp
Guisp
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 14/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por Neto TeamCamel Ter 07 maio 2013, 22:31

Raspar o joelho é consequência de um pendulo bem feito, e serve somente como indicador da inclinação máxima da motocicleta, em pilotagem racing, não existe andar rápido sem fazer pêndulo, porém, tb não existe ficar riscando o asfalto e fazer tempo......

EU, uso para fazer a transição rápida, de colocar a moto pra baixo na curva, assim eu ganho velocidade de transição do movimento, e posso meter a mão na saída de curva, pois sei que estou no limite do pneu e ele aguenta.... faço isso, somente na PISTA(autódromos), pois na estrada o limite do pneu junto com areia, sujeira,óleo e etc qse nunca dão certo.....

Sempre que toco o joelho no chão, costumo recolher a perna um pouco e tento manter a moto em inclinação constante, pois ficar gastando saboneteira de 300mangos é doído... vai 1 por TD fácil fácil.....

Ficar riscando o asfalto com a saboneteira, mesmo em autódromo é somente perda de tempo, tocar saboneteira na estrada é somente pra quem anda MUITO, mas MUITO forte, conheço poucos que tem bolas suficientes pra isso, a maioria anda forte e não precisa ficar riscando asfalto, tocar saboneteira no S de morungaba à 60Km/h, jogado e torto pra fora da moto é coisa de POSER, só pra sair bonito na foto......

Lógico que um par de saboneteira raspada impõe respeito num Serral Azul da vida, mas a maioria consegue isso de forma imprudente e perigosa, aconselho pra todos que sonham dar a primeira raspada,que procurem escolas de pilotagem que tem toda técnica e infraestrutura para tal feito....

E concordo com o Hans, a primeira raspada é como uma gozad.... hehehehehehehehehehehehehehehehe......

Neto TeamCamel
Neto TeamCamel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por x_x SRAD Qua 08 maio 2013, 09:08

Gui, da uma lida nessa matéria tem muita coisa boa, é quase um curso de pilotagem.
https://www.suzukionline.org/t18900-pilotagem-ed-especial-motociclismo-toda-materia?highlight=pilotagem

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por Hans Blackbullet Sex 10 maio 2013, 09:36

Neto TeamCamel escreveu:Raspar o joelho é consequência de um pendulo bem feito, e serve somente como indicador da inclinação máxima da motocicleta, em pilotagem racing, não existe andar rápido sem fazer pêndulo, porém, tb não existe ficar riscando o asfalto e fazer tempo......

EU, uso para fazer a transição rápida, de colocar a moto pra baixo na curva, assim eu ganho velocidade de transição do movimento, e posso meter a mão na saída de curva, pois sei que estou no limite do pneu e ele aguenta.... faço isso, somente na PISTA(autódromos), pois na estrada o limite do pneu junto com areia, sujeira,óleo e etc qse nunca dão certo.....

Sempre que toco o joelho no chão, costumo recolher a perna um pouco e tento manter a moto em inclinação constante, pois ficar gastando saboneteira de 300mangos é doído... vai 1 por TD fácil fácil.....

Ficar riscando o asfalto com a saboneteira, mesmo em autódromo é somente perda de tempo, tocar saboneteira na estrada é somente pra quem anda MUITO, mas MUITO forte, conheço poucos que tem bolas suficientes pra isso, a maioria anda forte e não precisa ficar riscando asfalto, tocar saboneteira no S de morungaba à 60Km/h, jogado e torto pra fora da moto é coisa de POSER, só pra sair bonito na foto......

Lógico que um par de saboneteira raspada impõe respeito num Serral Azul da vida, mas a maioria consegue isso de forma imprudente e perigosa, aconselho pra todos que sonham dar a primeira raspada,que procurem escolas de pilotagem que tem toda técnica e infraestrutura para tal feito....

E concordo com o Hans, a primeira raspada é como uma gozad.... hehehehehehehehehehehehehehehehe......

knee down (pendulo) com moto pequena 430935
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por Neto TeamCamel Sex 10 maio 2013, 10:58

Pra quem quiser aprender a raspar o joelho do jeito certo, e no local correto:
https://www.suzukionline.org/t22411-09-06-13-curso-e-treino-motor-cia-ecpa-piracicaba#390192

Treinos somente pra pilotos graduados (mediante apresentação de diploma)

Neto TeamCamel
Neto TeamCamel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por Parada Sex 10 maio 2013, 16:01

JoHnny escreveu:Joelho no chão não tem qualquer efeito dinamico, de atrito ou ponto de apoio como alguns falam por ai, serve apenas para o piloto ter uma referência de quanto inclinou a moto.

Esse é o ponto principal!!! Eu uso os raspadores justamente para saber onde eu estou na curva, quanto mais eu posso deitar, quando posso retomar a aceleração.....fora que, é uma delícia esfregar a saboneteira no chão!!!hehehe (da forma correta, claro).....e eu não raspo a saboneteira, não fico tranquilo....fico meio perdido em que ponto estou da curva e o quanto a moto ta inclinada....raspando a saboneteira, me sinto muito mais seguro e ciente de onde estou e do que posso fazer!!!

Mas, cada um é cada um.....também temos que lembrar que, para um posicionamento correto, primeiro começamos errando e com o tempo vamos melhorando....afinal, ninguém nasce sabendo fazer um pêndulo da forma correta.....eu mesmo comecei aos poucos, meio torto, e com as dicas dos amigos experientes, com o tempo a evolução é automática......mas, tudo com calma, sem colocar o carro na frente dos bois!!!

Abs
Parada
Parada
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 04/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por adautojunior Sáb 11 maio 2013, 07:43

rsrsrss, o cara do vídeo está tornando as curvas mais difíceis, no vídeo da pra ver uns caras atropelando ele, fazendo curva muito mais rápido e sem fazer o pendulo.

adautojunior
adautojunior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por budha74 Sáb 11 maio 2013, 08:59

Pelo vídeo, poser total, estragou muitas curvas por quase pular fora da moto para encostar o joelho no chão. Em algumas fez de forma correta, sem se entortar e não chegou a raspar o joelho, mas fez a curva rápido, perto do limite da moto.
Não sei se trocou o pneu, mas os pneus de moto 125 não toleram inclinações superiores a 45º, pois acaba o pneu antes e aí é xom mesmo, portanto, numa pilotagem séria, não vai encostar o joelho no chão, a não ser que seja a Ana Hickman pilotando com seus quase 2m de pernas Laughing
Já os pneus das 250 são muito mais próximos dos pneus das 600 normais, portanto, aceitam mais inclinação e creio que em algumas curvas o piloto pode acabar chegando com o joelho no chão devido à inclinação Idea
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: knee down (pendulo) com moto pequena

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos