Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO)

4 participantes

Ir para baixo

SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) Empty SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO)

Mensagem por Furca Seg 29 Out 2012, 22:58

Pessoal,

já que não rola pagar os preços absurdos para colocar malas de alumínio, gostaria de compartilhar uma "gambiarra" que fiz na minha Tiger para carregar alforjes de nylon sem o risco de queimá-los no escapamento.

Diferente de outras motos onde a ponteira é baixa e basta jogar o alforje sobre o banco, a Tiger (e outras como as BMW GSs, V-Strom, Falcon, etc) tem o escape no alto. Mesmo com o suporte eu fico com receio do calor do escape causar algum dano no alforje.

Foi aí que tive a idéia de colocar algum isolante térmico para segurar o calor.

1º Instalei normalmente o suporte da Givi T700. Mesmo com o suporte o alforje encosta na ponteira.
(Obs.: Esse suporte é exclusivo para alforjes "soltos", NÃO serve para malas rígidas ou de alumínio).
SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) T700_original

2º Envolvi uma fita conhecida como "manta de cerâmica" em volta do suporte, costurando nas pontas e a cada volta com arame de inox, para fixar bem.

Obs. II: Essa manta eu comprei na rua Florêncio de Abreu (centro SP), mas outros materiais podem ser usados: amianto, lã de vidro, etc. Qualquer coisa é só perguntar em locais que trabalham com materiais de PROTEÇÃO E ISOLAMENTO TÉRMICO. Paguei 15 reais o metro, usei 6 metros e foi mais que suficiente.
SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) IMG_0114 SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) IMG_0111 SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) IMG_0112

O resultado, como podem ver, não é dos mais bonitos, mas é bem útil. Após rodar com a moto eu encosto a mão direto na manta e não passa calor algum!

Sem contar que isso só é usado em viagens muito longas e o alforje ainda fica por cima dessa parte "mumificada" da moto, hehehe!

SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) Falcon2 SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) Falcon3


AGRADEÇO AO FABRIZIO PASSARI, DO TROL, POR TER ME EMPRESTADO AS FERRAGENS PARA A MINHA VIAGEM! :rock:

Fica a dica!

Abrazos!
Furca
Furca
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 24/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) Empty Re: SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO)

Mensagem por Last_Warrior Ter 30 Out 2012, 02:11

Só uma dica CUIDADO COM A PORCARIA DO AMIANTO!!!

Essa bagaça é CANCERÍGENA e pode causar câncer mesmo com BAIXA EXPOSIÇÃO ao material.

Ou seja, manuseio somente com luvas e evite inalar as partículas que se desprendem dele.

Na boa, como esse material vai ficar ali do lado de fora sujeito a exposição por várias pessoas e até vc mesmo, acho melhor não usar ele.

Então, o que vc acha de riscar ele da lista ai?

Fica aí a dica pessoal, fiquem espertos!!

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) Empty Re: SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO)

Mensagem por Andrew.moj Ter 30 Out 2012, 02:29

Olha,

Até onde eu sei o Amianto possui origem mineral, e ainda se o caso se aplicar, seria menos cancerígeno que qualquer celular por aí!

Daonde voce tirou essa informação?

Acredito que o pior mal dele seria as fibras entrarem em contato direto com a pele no caso do manuseio, e quanto a aspirar, a não ser que você durma com a cabeça emcima dele durante 5 anos a fio não acredito ser um problema...
Andrew.moj
Andrew.moj
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) Empty Re: SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO)

Mensagem por Last_Warrior Ter 30 Out 2012, 03:36

Então, falando de ciência, não existe ainda nenhum estudo provando que radiação eletromagnética (no caso do celular) cause câncer. O que foi provado é que, de fato, pode afetar momentaneamente o funcionamento do cérebro, o efeito sabe lá qual for, mas até que se prove o contrário não é cancerígeno.

O amianto, já foi provado que é sim cancerígeno mesmo em pouca exposição com o material.

Sobre inalar, basta uma pequena manipulação pra ele soltar um pó que vc nem enxerga. Então ele é sim perigoso...

Falo isso com conhecimento de causa pois sou estudante de medicina e qualquer livro de oncologia tem um capítulo enorme sobre esse material. Os de pneumologia também falam muito sobre o amianto...

Não é a toa que foi proibido em muitos países, e no Brasil que anda a passos de formiga ainda é permitido em vários materiais da construção civil. Nos automóveis já foi banido de vez!

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) Empty Re: SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO)

Mensagem por Andrew.moj Ter 30 Out 2012, 03:56

Pois é... eu sou Geólogo e tenho também um pouquinho de know-how no que toca a composição quimica e mineral do bixinho, e sabia que quando ele era processado e aglutinado para fazer compostos o risco aumentava exponencialmente!

Agente ouve falar muita coisa por aí, mas acho que pela quantidade que o companheiro usou não acredito em problemas crônicos, a não ser que o contato seja contínuo por anos a fio, como aconteceu com alguns trabalhadores que manipulavam o produto....

Esse pó que ele libera pode causar uma irritação momentânea, mas não vai afetar o pulmão do indíviduo a não ser que ele seja exposto continuamente acredito...

De qualquer forma foi válida levantar a questão, estamos todos mais espertos, hehe

E não esquecendo....

Parabéns pela solução ao companheiro! Na concessionária da BMW eles vendem esse suporte para a GS por um preço que eu nem vou falar aqui por que vai ser censurado!
Andrew.moj
Andrew.moj
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) Empty Re: SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO)

Mensagem por Furca Ter 30 Out 2012, 08:40

Meus caros,

só um detalhe: EU NÃO USEI AMIANTO! Eu até tentei comprar, mas todas as lojas me informaram que sua venda está proibida.

Essa fita que eu coloquei me venderam como "manta de cerâmica", que na verdade descobri que é uma espécie de fibra de vidro - por sinal, também solta umas fibras muito pequenas e irritam a pele!
Em todo caso, o ideal é usar luvas!

Obs.: Na Mercado Livre tb achei umas chamadas "Termotape", parecidas com a que comprei. Não sei a composição, mas parecem aquelas fitas que enrolam nos escapes de motos custom.

Abrazos!
Furca
Furca
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 24/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) Empty Re: SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO)

Mensagem por R-Carril Sex 02 Nov 2012, 00:11

Furca escreveu:
SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) IMG_0114 SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) IMG_0111 SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) IMG_0112

SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) 303390 MÚMIA III - Em breve nos cinemas
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO) Empty Re: SUPORTE DE ALFORJE (MOTOS COM ESCAPAMENTO NO ALTO)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos