Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

+24
Altepiva
JCesar GS500
Jungle
Leandro Vita
MAD JONES
Guisp
Correia Neto
mAdRuGa
wendellalmeida
rafg.rafg
Mobi
ata.jb
Padumi
Marcosrc
SuperGsxr1000
Gustavo Pessoa
NERO
Tormod
Lauro GSX
COUTINHO
Henricao
jdperez
mimiti600
Hans Blackbullet
28 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Dom 05 Ago 2012, 18:55

GALERA, ATRAVÉS DE UM AMIGO, O GUTO QUE É DO FÓRUM E TAMBÉM DO MOTOGRANDE, CONHECI OS SEMI-GUIDÕES DA BULLET EM ALUMÍNIO.
COMO SEMPRE QUIS QUE MINHA BANDIT TIVESSE MAIS PERTO DE UMA SS, SEM PERDER O CONFORTO DESTA POTENTE NAKED, RESOLVI IINSTALAR.
SEGUEM AS FOTOS PARA APRECIAÇÃO DE VOCES.
semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. SemiguidonBandit011
ASSIM FICOU A DUIFERENÇA ENTRE O SEMI INSTALADO E O ORIGINAL...
semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. SemiguidonBandit010
REPAREM NA DIFERENÇA DE ALTURA...
semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. SemiguidonBandit002
DE FRENTE...
semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. SemiguidonBandit003
"DISCÓSTA"...
semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. SemiguidonBandit008
VISTA LATERAL...
COMO O PHOTOSHARE TÁ ME SACANEANDO, VOU POSTAR ESTAS POR ENQUANTO, ASSIM QUE DER, CONTINUO A POSTAR O RESTO...
GRANDE ABRAÇO A TODOS...
HANS BLACKBULLET.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por mimiti600 Dom 05 Ago 2012, 19:04

Legal , quanto custou esse semi ?
mimiti600
mimiti600
Participante
Participante

Masculino
Idade : 25
Data de inscrição : 28/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Dom 05 Ago 2012, 19:15

mimiti600 escreveu:Legal , quanto custou esse semi ?
Cara, não me lembro bem, mas coisa perto de R$ 380,00...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por jdperez Dom 05 Ago 2012, 20:16

HANS ......Ficou showwwwwwwwwwww
jdperez
jdperez
Participante
Participante

Masculino
Idade : 62
Data de inscrição : 17/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Henricao Dom 05 Ago 2012, 20:28

Muito bom!
Henricao
Henricao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por COUTINHO Dom 05 Ago 2012, 21:10

Essa bandit já era linda, agora então!!! Parabéns Hans...Abraço
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Lauro GSX Dom 05 Ago 2012, 22:06

Cara parabéns ficou linda, tb quero colocar numa 650f! Se possível poste uma foto para vermos se a postura pra pilotagem mudou mto..ta confortável? abs
Lauro GSX
Lauro GSX
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 01/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Tormod Dom 05 Ago 2012, 23:31

Instalei na minha F 2012 semana passada, tb da Bullet, a posição não ficou muito racing mas mudou COMPLETAMENTE a posição de pilotar... Incomparavelmente melhor. E não pegou na carenagem, deixando bem próximo do tanque quando totalmente esterçado, a ponto de beliscar os dedos até acostumar o limite. Depois posto fotos aqui tb.

Tormod
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por NERO Seg 06 Ago 2012, 14:19

Não sei se é implicância minha, mas pelo que deu pra ver, a instalação do semiguidão implica no rebaixamento da mesa em uns 2 cm, pra comportar a fixação na bengala...confere?
2 cm não baixa ela demais? O paralama deve ficar bem próximo da carenagem...

E mudando de assunto...essas manetes são do modelo "curto" ou o "normal"?

Podia tirar fotos do conjunto manete - manopla bem de cima, da vertical , nas várias regulagens, só pra ter noção da diferença entre elas?

T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 06 Ago 2012, 23:04

jdperez escreveu:HANS ......Ficou showwwwwwwwwwww
Valeu, irmão... agora é a gente pegar estrada que faz tempo, né?
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 06 Ago 2012, 23:05

Henricao escreveu:Muito bom!
Valeu, velho... também faz tempo que a gente não se vê...né?
Vamvê se dá pra ir no Charlão sábado...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 06 Ago 2012, 23:05

COUTINHO escreveu:Essa bandit já era linda, agora então!!! Parabéns Hans...Abraço
Obrigado, Coutinho... fico lisongeado...
Grande abraço
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 06 Ago 2012, 23:08

Lauro GSX escreveu:Cara parabéns ficou linda, tb quero colocar numa 650f! Se possível poste uma foto para vermos se a postura pra pilotagem mudou mto..ta confortável? abs
Só quando voce está muito tempo andando e quer descansar as costas um pouco, sem pressionar as pernas no tanque voce acaba por sobrecarregar os braços, mas nada que seja muit significativo...
O conforto não mudou portanto, mas a posição de pilotagem ficou bem semelhante a das SS... acho que depende da regulagem que voce deixar o guidon.
Assim que tiver uma foto pilotando ela eu posto...
grande abraço
Hans
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 06 Ago 2012, 23:12

NERO escreveu:Não sei se é implicância minha, mas pelo que deu pra ver, a instalação do semiguidão implica no rebaixamento da mesa em uns 2 cm, pra comportar a fixação na bengala...confere?
2 cm não baixa ela demais? O paralama deve ficar bem próximo da carenagem...

E mudando de assunto...essas manetes são do modelo "curto" ou o "normal"?

Podia tirar fotos do conjunto manete - manopla bem de cima, da vertical , nas várias regulagens, só pra ter noção da diferença entre elas?

T+
Nero, realmente tem que rebaixar, a moto também fica mais estável por conta do rebaixamento do centro de gravidade.
Só tem que tomar cuidado em lombadas, pois pode raspar em determinadas situações que antes não acontecia, mas com precaução, nada muda, pois ela fica com uma altura semelhante a de uma SS. O rebaixamento ainda vou medir, mas acredito que está por volta de 2 polegadas...
Meus manetes são do modelo curto, para dois dedos. Vou tentar tirar as fotos, mas só no FDS...hehehe
Abrass
hans
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Convidado Ter 07 Ago 2012, 12:30

Hans ficou show !!!

Aonde comprou? Se for site tem como me passar o link?

É facil a instalação?


Abraços

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Convidad Ter 07 Ago 2012, 15:07

ficou chicozo fio!! servicinho bem feito!!
posso mandar um detalhe? pode ajudar a salvar um escape amassado, e uns sustos.
- troca o óleo da bengala( talvez vc ja tenha feito isso) manda um fork pra deixar bem duro a suspensao dianteira. uma freiada brusca com garupa, numa lombada, arrebenta a curva do escape, ate pode atingir o carter. nao basta endurecer somente a mola nao, tem de ir no óleo mesmo.
- na mesa do semiguidao, tenta soldar ou mesmo parafusar uma chapa, e a outra extremidade dela na mesa antiga. isso impedirá que numa pancada brusca, o semiguidao se desloque. algo igual a figurinha abaixo:
semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. 41680199



isso lembrando que a bengala da bandit nao foi feita para semi guidao. nenhuma trava existe para fixar contra derrapamento circular que pode ocorrer. de uma olhada nas SS que vc verá sempre alguma trava ou parafuso que existe la para nao deixar se deslocar o semiguidon, ate uma sranhuras na bengala possue justamente para evitar isso.
fiz uma vez algo parecido numa CB500, e coloque um semiguidon. apertei bem, mas em uma viagem, freiei num buraco sem querer, o semiguidao deslocou pra frente,
fui e soldei a chapa.
pega um loko ae que tenha solda TIG de aluminio, e manda ver. nada exagerado, chapa de 3 mm em aluminio. qualquer coisa, te ajudo no desenho.

só uma opiniao ok!! quem fez esse guidao, nao pensou em engenharia e nem no comportamente da moto.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Convidado Ter 07 Ago 2012, 16:22

decapa escreveu:ficou chicozo fio!! servicinho bem feito!!
posso mandar um detalhe? pode ajudar a salvar um escape amassado, e uns sustos.
- troca o óleo da bengala( talvez vc ja tenha feito isso) manda um fork pra deixar bem duro a suspensao dianteira. uma freiada brusca com garupa, numa lombada, arrebenta a curva do escape, ate pode atingir o carter. nao basta endurecer somente a mola nao, tem de ir no óleo mesmo.
- na mesa do semiguidao, tenta soldar ou mesmo parafusar uma chapa, e a outra extremidade dela na mesa antiga. isso impedirá que numa pancada brusca, o semiguidao se desloque. algo igual a figurinha abaixo:
semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. 41680199



isso lembrando que a bengala da bandit nao foi feita para semi guidao. nenhuma trava existe para fixar contra derrapamento circular que pode ocorrer. de uma olhada nas SS que vc verá sempre alguma trava ou parafuso que existe la para nao deixar se deslocar o semiguidon, ate uma sranhuras na bengala possue justamente para evitar isso.
fiz uma vez algo parecido numa CB500, e coloque um semiguidon. apertei bem, mas em uma viagem, freiei num buraco sem querer, o semiguidao deslocou pra frente,
fui e soldei a chapa.
pega um loko ae que tenha solda TIG de aluminio, e manda ver. nada exagerado, chapa de 3 mm em aluminio. qualquer coisa, te ajudo no desenho.

só uma opiniao ok!! quem fez esse guidao, nao pensou em engenharia e nem no comportamente da moto.

Decapa trocar o oleo é necessario só para ficar mais rigido? Se eu colocar na minha bandit esse semi-guidão e não trocar o oleo vai dificultar eu fazer as curvas? Quero entender pois vou colocar um semi-guidão e quero ja fica atento no que pode acontecer e oque preciso fazer.


Abraços

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 07 Ago 2012, 16:54

Ahá... valeu, galera... já dei um jeito nos buracos do guidon original...
A partir de hoje, Ernie & Bernie vão comigo!
KKKKKKKKK
semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. 07-08-2012007
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Convidado Ter 07 Ago 2012, 16:58

KKKK Hans essa foi boa! mas sobre oque o Decapa falo sobre o oleo do amortecedor e sobre escorregar o guidon que nem ponteiro de relogio, você acha que esses guidões da marca Bullet pode acontecer isso?


Abraços

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 07 Ago 2012, 17:07

danilo16_123 escreveu:
decapa escreveu:ficou chicozo fio!! servicinho bem feito!!
posso mandar um detalhe? pode ajudar a salvar um escape amassado, e uns sustos.
- troca o óleo da bengala( talvez vc ja tenha feito isso) manda um fork pra deixar bem duro a suspensao dianteira. uma freiada brusca com garupa, numa lombada, arrebenta a curva do escape, ate pode atingir o carter. nao basta endurecer somente a mola nao, tem de ir no óleo mesmo.
- na mesa do semiguidao, tenta soldar ou mesmo parafusar uma chapa, e a outra extremidade dela na mesa antiga. isso impedirá que numa pancada brusca, o semiguidao se desloque. algo igual a figurinha abaixo:
semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. 41680199



isso lembrando que a bengala da bandit nao foi feita para semi guidao. nenhuma trava existe para fixar contra derrapamento circular que pode ocorrer. de uma olhada nas SS que vc verá sempre alguma trava ou parafuso que existe la para nao deixar se deslocar o semiguidon, ate uma sranhuras na bengala possue justamente para evitar isso.
fiz uma vez algo parecido numa CB500, e coloque um semiguidon. apertei bem, mas em uma viagem, freiei num buraco sem querer, o semiguidao deslocou pra frente,
fui e soldei a chapa.
pega um loko ae que tenha solda TIG de aluminio, e manda ver. nada exagerado, chapa de 3 mm em aluminio. qualquer coisa, te ajudo no desenho.

só uma opiniao ok!! quem fez esse guidao, nao pensou em engenharia e nem no comportamente da moto.

Decapa trocar o oleo é necessario só para ficar mais rigido? Se eu colocar na minha bandit esse semi-guidão e não trocar o oleo vai dificultar eu fazer as curvas? Quero entender pois vou colocar um semi-guidão e quero ja fica atento no que pode acontecer e oque preciso fazer.


Abraços
Valeu, Deca...
Oz zólio já troquei, lá na official...hehehe
Tô desenhando uma chapa de alumínio, tipo uma "sobremesa" (rsrs) que posso parafusar onde residem atualmente Ernie & Bernie, que fique exatamente entre os semi-guidons, o que não deixaria que eles se deslocassem em caso de esforço rotacional - mas vou precisar de voce para aprovar o projeto...
Já testei na serrinha, nuuuuuuussssss... Ce vai ver quando a gente andar junto, oce pega ela pra dar umas entortadas...hehehe

Agora respondendo ao Danilo a respeito de curvas... Cara, a moto ficará mais "na mão", só que com os movimentos muito mais precisos e também mais arisca no que tange o contra-esterço, ela obedecerá muito mais rápido do que a original. O comprtamento dinâmico em curva melhora em função do rebaixamento da dianteira, pois o centro de gravidade também abaixou, deixando a moto mais firme e stável.
Se deve tomar cuidado com lombadas e buracos fortes, assim como em uma SS, e também o esterço em manobras ficará bastante comprometido, em função da diminuição do ângulo de esterço e conseqüente redução no raio de esterço.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet.


Última edição por Hans Blackbullet em Ter 07 Ago 2012, 17:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia)
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 07 Ago 2012, 17:15

danilo16_123 escreveu:KKKK Hans essa foi boa! mas sobre oque o Decapa falo sobre o oleo do amortecedor e sobre escorregar o guidon que nem ponteiro de relogio, você acha que esses guidões da marca Bullet pode acontecer isso?


Abraços
Velho, o alumínio "morde" o aço que não escorrega não...
O que o Decapa referiu foi quando sofre um esforço muito grande, tipo queda ou pancada...
Quanto ao óleo da bengala, as Bandits para curvarem de aocrdo necessitam primeiro de uma boa regulagem de
suspensão, (tem um tópico sobre regulagem da suspensão da Bandit no SOL) e posteriormente a substituição do
fluido das bengalas originais por um mais denso, eu coloquei da Motul (fork oil). O resultado foi imediato, ela deixa
de "rebolar" em curvas, e pára de "esparramar"...mas tem que regular primeiro...
Já testei os guidões na serrinha, aguentou muito bem os esforços... na curva do "S" não reclamou não...rsrsrs
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Convidad Ter 07 Ago 2012, 17:18

somente endurecer a carga da mola nao adianta, pois ela foi feita para o curso todo. quando vc rebaixa ela, vc perde curso, por isso começa a pegar no paralama dianteiro a mesa, sem falar que força mais a mola pra ela agir com menos curso, com a mesma carga!
óleo ajuda nessa compensaçao. quase que obrigatório, se nao quiser marcar o paralama e amassar o escape em buracos e lombadas. ainda mais grave em motos pesadas como as bandit.
eu nao afirmo 100% que irá escorregar porque nao tenho uma bandit com esse guidao. mas 99% ei afirmo que o perigo(que é diferente de risco) existe. só reparar nas SS como o guidao é preso.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 07 Ago 2012, 17:20

danilo16_123 escreveu:Hans ficou show !!!

Aonde comprou? Se for site tem como me passar o link?

É facil a instalação?


Abraços
semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. 07-08-2012008
Cara, o link eu vou ver se consigo, perdi um HD recentemente onde continha essas infos...
Mas o cara chama Bullet mesmo...
A instalação é fácil, mas cheia de detalhes importantes e bem trabalhosa. Sugiro que seja feito
em profissional de sua confiança, caso não tenha ferramentas ou tempo disponível, ou na pior
das hipóteses, que não tenha paciência para os imprevistos cansativos...hehehe
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 07 Ago 2012, 17:21

decapa escreveu:somente endurecer a carga da mola nao adianta, pois ela foi feita para o curso todo. quando vc rebaixa ela, vc perde curso, por isso começa a pegar no paralama dianteiro a mesa, sem falar que força mais a mola pra ela agir com menos curso, com a mesma carga!
óleo ajuda nessa compensaçao. quase que obrigatório, se nao quiser marcar o paralama e amassar o escape em buracos e lombadas. ainda mais grave em motos pesadas como as bandit.
eu nao afirmo 100% que irá escorregar porque nao tenho uma bandit com esse guidao. mas 99% ei afirmo que o perigo(que é diferente de risco) existe. só reparar nas SS como o guidao é preso.
2X...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 07 Ago 2012, 17:22

Outro detalhe que me agradou foi um visual "clean" que deu na moto, sem perder o estilo...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

semi - SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S. Empty Re: SEMI GUIDON NA BANDIT 1250S.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos