Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

+4
Anderson Vidal
COUTINHO
andinho
Lallo
8 participantes

Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Lallo Qui 12 Jul 2012, 11:20

Notem que as estratégias de propaganda e marketing implementadas pelos fabricantes de óleos para motores 4T com relação a um determinado óleo de motor. Leva os compradores em potencial a ter uma percepção de valor que é por vezes muito superior ao valor real que o produto tem de fato. Tipo você paga mais por menos e acha que leva vantagem, porque é induzido a pensar como eles querem que você pense. Há um componente psicológico forte nesta percepção.

Em ordem de importância as características mais básicas de um óleo de motor são:

- Grau de viscosidade SAE, no caso tipo xW-Y (exemplo 10W-40, 10W no caso é a viscosidade em partidas a frio)

- Índice de viscosidade (quanto maior, menor é a diminuição da viscosidade com o aumento da temperatura, óleos sintéticos e semi tem I.V. sempre acima de 142)

- categoria de serviço e nível de desempenho ex. SG, H, J, L (M e N para motos é temerário devido a redução de alguns aditivos)

- Homologação JASO conforme norma T903/2011 classificando como MA, MA1, MA2 ou MB. Porém a maioria dos fabricantes brasileiros declara que atende a norma mas não tem a homologação da JASO.

Compilei na tabela abaixo os óleos de marcas mais conhecidas e com preços abaixo de R$ 32,00/l. Por exemplo o Castrol Actevo declarado como semissintético tem índice de viscosidade equivalente a um óleo mineral, mas tem preço pouco acima da média dos semissintéticos.

Clique para ampliar

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Tabelacustoxbeneficio


Os preços médios foram pesquisados em sampa data base junho/2012. Desta tabela pode-se estimar o custo x benefício. A Suzuki para a maioria dos motores atuais recomenda API SG ou superior. Veja a recomendação específica para sua motocicleta especificada no respectivo manual do proprietário.

Contudo existem óleos não específicos para motocicletas que proporcionam ótimos resultados em termos de vida útil prolongada de motores.
Lallo
Lallo
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por andinho Qui 12 Jul 2012, 12:13

Puxa Lallo, muito legal seu post. Eu gostaria de aproveitar pra tirar uma dúvida. O Motul 5100 é sintético e o Mobil Super Moto também. Dizem que as especificações do Mobil Super Moto são as mesmas do Motul 5100. Pergunta: minha moto está com o Mobil Super Moto, a troca de óleo seria também com 5100 Km?

Obrigado

Anderson
andinho
andinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 15/06/2012

http://andinhoguitar@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Lallo Qui 12 Jul 2012, 12:34

andinhoguitar escreveu:Puxa Lallo, muito legal seu post. Eu gostaria de aproveitar pra tirar uma dúvida. O Motul 5100 é sintético e o Mobil Super Moto também. Dizem que as especificações do Mobil Super Moto são as mesmas do Motul 5100. Pergunta: minha moto está com o Mobil Super Moto, a troca de óleo seria também com 5100 Km?

Obrigado

Anderson

São muitas conjecturas numa mesma frase, eu hein. A maior delas é você assumir que o nome do produto quer dizer a quilometragem do intevalo de troca.

Nenhum fabricante de óleo para motores iria formalmente recomendar um intervalo de troca. Este iria recomendar que se siga a recomendação que está no manual.

O que recomenda no manual? Qual é a suma motocicleta
Lallo
Lallo
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por COUTINHO Qui 12 Jul 2012, 12:44

O número 3 parece ser um ótimo custo x benefício para minha Mirage 650i, porém encontrá-lo é a maior dificuldade!

Pode informar qual foi a fonte dos preços?

Abraço
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Anderson Vidal Qui 12 Jul 2012, 13:18

Pois é, eu sempre soube que o Motul 5100 era sintético, agora não sei mais nada!!
Anderson Vidal
Anderson Vidal
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 14/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Lallo Qui 12 Jul 2012, 16:32

COUTINHO escreveu:O número 3 parece ser um ótimo custo x benefício para minha Mirage 650i, porém encontrá-lo é a maior dificuldade!

Pode informar qual foi a fonte dos preços?

Abraço

Coutinho eu consultei vários lugares em junho em sampa, anotei na planilhas os preços, mas não os fornecedores. Vou passar dois contatos:

DET LUB (Vila Leopoldina) 11 3579-9212 c/ Natália

Brasil LUB (Pq. Novo Mundo) 11 2631-3000 - Euclides
Lallo
Lallo
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Lallo Qui 12 Jul 2012, 16:36

Anderson Vidal escreveu:Pois é, eu sempre soube que o Motul 5100 era sintético, agora não sei mais nada!!

Anderson

Pois então este é um caso que se enquadra no meu primeiro parágrafo

lallo escreveu:Notem que as estratégias de propaganda e marketing implementadas pelos fabricantes de óleos para motores 4T com relação a um determinado óleo de motor. Leva os compradores em potencial a ter uma percepção de valor que é por vezes muito superior ao valor real que o produto tem de fato. Tipo você paga mais por menos e acha que leva vantagem, porque é induzido a pensar como eles querem que você pense. Há um componente psicológico forte nesta percepção.
Lallo
Lallo
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Convidado Sex 19 Out 2012, 21:03

já procurei bastante pra conferir esse indice de viscocidade do mobil super moto mx 15w50 e não achei, onde vc encontrou pra fazer essa tabela?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Last_Warrior Sáb 20 Out 2012, 01:00

Pois é, interessante... Mas o fato de ser homologado ou não se refere a norma JASO, que é o aditivo pra não "patinar" a embreagem.

De qualquer forma, vale como uma comparação.

Só faltou o óleo da Shell Advance 4t, que é mineral 20W50 e API SL.

Agora, só não sei se essa diferença no índice de viscosidade tem tanta importância na prática.

Até porque a Suzuki recomendou o Lubrax por muito tempo, que seria o "pior" desses aí...

Também gostaria de saber a fonte e analisar a metodologia do teste.

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Convidado Sáb 20 Out 2012, 11:26

dessa tabela ai o mobil mx é muito interessante, tem em tudo que é canto aqui na cidade, os demais não acho de jeito algum e motul é um roubo o preço, deveriam de vender junto com o motul um termo de garantia de motor pelo preço cobrado por aqui.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Barroca Sáb 20 Out 2012, 15:34

Andinho, troca com 3 K ou 6 meses, o que vier primeiro. Fique de olho no nível pois andando forte, a cada 1K tem moto que chega a 300 ml para completar (é o caso da TL) a SRAD 750 uns 200ml e a XJ6 pegou 400 ml depois de 3K, pis como a revisão é de 5k e teria que trocar o óleo mesmo e estava com 4K, apenas completei.
Obs.: Nunca complete o nível com o motor quente.
Barroca
Barroca
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 04/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Lallo Sex 11 Abr 2014, 19:29

gsf1250 escreveu:já procurei bastante pra conferir esse indice de viscocidade do mobil super moto mx 15w50 e não achei, onde vc encontrou pra fazer essa tabela?

gsf12  Embora o post seja antigo, não poderia deixá-lo sem resposta. Na época do post, eu liguei para a Mobil e conversei com uma pessoa (homem) da área técnica o qual me forneceu algumas folhas de produtos inclusive do MX 15W-50.
Lallo
Lallo
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Lallo Sex 11 Abr 2014, 19:49

Last_Warrior escreveu:Pois é, interessante... Mas o fato de ser homologado ou não se refere a norma JASO, que é o aditivo pra não "patinar" a embreagem.

De qualquer forma, vale como uma comparação.

Só faltou o óleo da Shell Advance 4t, que é mineral 20W50 e API SL.

Agora, só não sei se essa diferença no índice de viscosidade tem tanta importância na prática.

Até porque a Suzuki recomendou o Lubrax por muito tempo, que seria o "pior" desses aí...

Também gostaria de saber a fonte e analisar a metodologia do teste.

Last Warrior

Os melhores óleos para motores de motocicleta que encontrei na época, eu o fiz pesquisando e analisando as propriedades físico-químicas contidas nas folhas de produto de uma grande quantidade de produtos. Então eu compilei no post os de melhor relação custo benefício exceto o Shel Advance Ultra - SG & CF que incluí por causa do alto I.V.

Isto é, dos óleos que os fabricantes declaram que foram especialmente desenvolvidos para este fim. Me lembro que a única empresa com a qual tive dificuldade de obter informações foi justamente a Shell, mas quando pesquisei a respeito de óleos de motor para motores turbo que podem ser usados em motocicletas. Evitei de incluí-los na tabela do post, porque iria gerar mais dúvidas e confundir a cabeça da galera.

Depois da viscosidade. O I.V. é a propriedade mais importante para os óleos multiviscosos porque informa o quanto a viscosidade do óleo varia em função da temperatura. Contudo os aditivos que podem ser muitos dependendo da composição do óleo também tem papel importante na proteção das partes do motor e vida útil do óleo. Veja o texto inicial do post que por si só já é explicativo.
Lallo
Lallo
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por eduardosjc Qua 23 Abr 2014, 21:20

Lallo, tenho visto nas lojas que este shell advance ultra que é 100% sintético custa mais barato que o motul 5100 que é semi sintético, já cheguei a encontrar por 29 reais, que é o mesmo preço do mobil mx

Vc acha que este óleo vale a pena ou é alguma pegadinha?? Pq óleo sintético por este preço dá pra desconfiar neh

o que vc acha??
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Ernani Qua 23 Abr 2014, 22:24

mesmo o Mobil sendo homologado pela JASO, nem de graça eu coloco na minha moto. Ô oleozinho ruim esse tal de Mobil, é só esquentar que quase vira água.
Ernani
Ernani
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 14/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Lallo Sex 02 maio 2014, 19:24

eduardosjc escreveu:Lallo, tenho visto nas lojas que este shell advance ultra que é 100% sintético custa mais barato que o motul 5100 que é semi sintético, já cheguei a encontrar por 29 reais, que é o mesmo preço do mobil mx

Vc acha que este óleo vale a pena ou é alguma pegadinha?? Pq óleo sintético por este preço dá pra desconfiar neh

o que vc acha??

Eduardo,

Fui consultar a folha de produto deste  Shell Advance 4T Ultra 15W-50 na base de dados da Shell. Em 08/03/2013 eles emitiram uma nova versão, o I.V. (índice de viscosidade) foi reduzido de 175 para 164 e a classificação API mudou de SG & CF para SM. Veja você mesmo pelo link:

 Shell Advance 4T Ultra 15W-50

Mesmo assim, ao menos com relação ao I.V. ele tem um índice muito bom no geral. Para um óleo 100% sintético, agora nem tanto. Parece que isso explicaria que o preço dele ficou melhor. Eu nunca usei este óleo, se alguém experimentou seria bom passar as impressões que teve.

A Shell no Brasil não tem tradição em óleos 4T. Quando eu arrumar um tempo vou atualizar esta tabela a partir das informações atualizadas disponíveis. Neste momento eu não saberia dizer se houve mudanças nos outros óleos de forma a fazer novas comparações.
Lallo
Lallo
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T Empty Re: Tabela Comparativa – Óleos para motores 4T

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos