Óleo 10w30 alguém já usou???

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por eduardosjc em Seg 09 Jul 2012, 17:03

Relembrando a primeira mensagem :

Nos outros fóruns tenho visto a galera adotando essa viscosidade de óleo nova que tem por ai, a maioria vem elogiando muito, principalmente consumo em motos maiores, de 750 e 1000cc

Já neste fórum percebi que o pessoal tem um pouco de receio, um pé atrás.....então pelo sim pelo não, resolvi comprar 3 litros e vou experimentar na próxima troca, se for metade do que o pessoal tem falado, já estou satisfeito.

Gostei muito do preço também....paguei 25.90 o litro, o nome é Ipiranga top rider 10w30 100% sintético api SL jaso ma2

Depois posto aqui as impressões bounce
avatar
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/04/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo


Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por COUTINHO em Sex 21 Set 2012, 08:29

Márcio

A minha moto, até na tampa do óleo pede o óleo 10w40, porém como aqui no Brasil "era" mais difícil de encontrar e o preço mais salgado, as próprias concessionárias mudaram para o 20w50.
Mas assim que achei o especificado por um preço legal, mandei ver e estou bem satisfeito.
Mas o cuidado que vc relata realmente tem muita relevância, antes de mudar o tipo de óleo da moto é bom dar uma boa conferida e avaliada para ver os pós e contras.

Abraço.
avatar
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/06/2009

http://www.suzukionline.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Leandro_SS em Sex 21 Set 2012, 08:38

Este mes experimentei o Selenia 15W50 fabricado pela Petronas. Paguei R$27,00. Achei o valor um pouco alto mas quero descobrir o óleo semi-sintetico BBB ( Bom, Bonito e Barato!) e depois que descobrir correr atraz de preco.

As impressoes que tive foi a mesma que a do nosso amigo Ederson. Câmbio macio com engates precisos e motor lisinho.

Bem melhor que o Castrol Actevo extra que usava, que tambem é semi-sintético e custa R$20,00 dilmas.

Por enquanto recomendadissimo!


Última edição por Leandro_SS em Sex 21 Set 2012, 13:01, editado 1 vez(es)
avatar
Leandro_SS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 03/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por eduardosjc em Sex 21 Set 2012, 12:37

Problema do Brasil é a busca desesperada pela economia, o que faz até mesmo os fabricantes recomendaram produtos mais baratos para não "queimar" o veículo com consumidores e mecanicos.

Exemplo disso não falta, a hyundai tem recomendação no manual de óleo 0w20 em paises frios e 5w30 em países quentes....começou a ficar com fama de manutenção cara, acabaram colocando 10w40 nos carros o q ocasionou batida de tuchos e quebras prematuras em vários lotes de i30 e azera.....com a Honda aconteceu e acontece até hoje casos semelhantes.

Então esse negócio de que olha no manual, siga o que a fábrica recomenda e está tudo certo, nem sempre é verdade....o motor da uma Srad é feito no japão, com técnicas de usinagem avançadíssimas e há muitos anos recomenda óleos mais finos e sintéticos, peguem a tradução do manual japones e confira.....ai chega no Brasil a jatolei o dedo recomenda 20w50 mineral....lógico, se recomendar um óleo decente vai custar 80 reais o litro e vai queimar a marca rapidamente....não tem coisa nenhuma de climatização, nem teste, nem ensaio....isso é lenda

O brasileiro não quer o que é certo, quer aquilo que é mais viável financeiramente e só Very Happy
avatar
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/04/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Minotauro1978 em Sex 19 Out 2012, 00:10

Encontrei um texto bem esclarecedor sobre óleos, segue:

Qual o significado das siglas que vêm nas embalagens de lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA)? Essas são siglas de entidades internacionais, que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes de acordo com seu uso. SAE – Society of Automotive Engineers: é a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho. Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão.

API – American Petroleum Institute: grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender. Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SM, SL, SJ, SH, SG etc. O “S” dessa sigla significa Service Station, e a segunda letra define o nível de desempenho do óleo. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação. Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações por meio da adição de aditivos para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e da formação de depósitos etc. Atualmente, o nível API SM é o mais avançado. No caso de motores a diesel, a classificação é API CJ-4, CI-4, CH-4, CG-4, CF etc. O “C” significa Commercial. A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.

ACEA – Association des Constructeurs Européens de l’Automobile (antiga CCMC): classificação européia, associa alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz etc.) e ensaios de laboratório.

JASO – Japanese Automobile Standards Organization: define especificações para a classificação de lubrificantes para motores dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho) e quatro tempos (MA, MA1, MA2 e MB). Também existe a classificação JASO T903 para avaliar e classificar a adequação de óleos lubrificantes ao sistema de transmissão de uma motocicleta, que se subdivide em JASO MA (MA1/MA2) e MB.

NMMA – National Marine Manufacturers Association: substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos lubrificantes para motores de popa a dois tempos por meio do nível TC-W3 (Two Cycle Water) e para motores de popa de quatro tempos por meio do nível FC-W (For Cycle Water).

O que significam os números (20W/40, 50 etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?

Esses números correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60). A letra “W” significa winter (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade. Um óleo do tipo monograu só pode ser classificado em um tipo de escala. Já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura. Dessa forma, um óleo multigrau SAE 15W/40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 15W, reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio, e, em alta temperatura, se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização. Outra especificação muito importante é o nível API (American Petroleum Institute).
avatar
Minotauro1978
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 01/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Rodolpho Rossi em Qui 07 Jan 2016, 11:25

Última postagem realmente é uma aula sobre óleos. Ressuscitando esse tópico estava procurando aprender mais sobre óleo lubrificante, comprei minha moto a menos de um mês, usada, porém com baixa km de uma revenda de motos no estado de SP, porém moro em Goiás, onde o climinha é bastante quente. Essa semana, quase completando o mês em q estou com ela, vejo q o nível de óleo está baixo quando se liga a moto, aliás abaixo do mínimo até, sendo q quando desligada está normal. Então comecei a preocupar com isso, vi q eles tinham colocado um óleo 10w 30, e quando perguntei a eles, a resposta fora q esse óleo é um semi sintético motul 5100 e essa especificação era boa para óleos semi sintéticos. Não confiante, busquei informações sobre isso, e realmente procedia essa informação. Fiquei aliviado e feliz por estar com um óleo top de linha.
Voltando ao começo do tópico, o óleo baixou, fui tentar fuçar pra ver se descobria algo, foi quando vi na etiqueta de troca do óleo q o mesmo não era o motul 5100 mas sim o 3000, ou seja, não era semi sintético, mas sim mineral.
Resumindo, se eu não fosse atento a esses detalhes de sempre verificar nível, com a moto ligada, assim como tem várias pessoas q não se interessam por olhar sua moto sempre e confiam em datas de oficinas, provavelmente eu levaria uma ré feia.
Estou indo buscar neste momento meu lubrax gp 20w 50 para trocar o óleo, q aliás rodou somente 1000 km, visto q o lubrax é o óleo recomendado pelo manual, e q 20w 50, pra região em q moro é necessário.
Valeu galera, abraços, e podem me chamar de "o ressuscitador" Smile

Rodolpho Rossi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 25
Data de inscrição : 23/12/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Charger em Qui 07 Jan 2016, 18:08

Aproveitando a postagem do nosso coveiro Rodolpho Rossi, li esse topico, coitado de quem acreditou em colocar oleo 10w30 em motor da suzuki rodando no Brasil, deus proteja vc e o proximo dono da sua moto rsrs
avatar
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 02/10/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Leonardo Pimentel em Qui 07 Jan 2016, 22:19

Nível de óleo se verifica com a moto desligada, quando se liga a moto a bomba de óleo distribui o óleo por todo motor ficando impossível informar o nível

Leonardo Pimentel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 30/10/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Rodolpho Rossi em Qua 13 Jan 2016, 23:35

Pse Charger, eu tbm queria ouvir a opinião da galera q usou o 10w30 pra tirar conclusões, pq a minha moto está com cada engate de marcha duro, cada troca parece um coice (corrente lubricada e regulada).
Quanto a aferição do nível Leonardo, é lendo/vivendo e aprendendo né, pq cada lugar fala algo diferente. No início pra mim tbm era desligada, depois li q seria bom ligado, e por último, o qual concordei, seria depois de usá-la, esperar 3 minutos e verificar, apesar de às vezes não ser necessário, como disse, é lendo/vivendo e aprendendo.

Rodolpho Rossi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 25
Data de inscrição : 23/12/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Leonardo Pimentel em Qui 14 Jan 2016, 06:41

Muitas das vezes quando o engate das machas fica duro, durante a moto ligada, e devido ao cabo estar desregulado com excesso de folga na manete, a folga correta da manete da maioria das motos é de 10 a 20mm. A pouco tempo minha moto esta horrível pra mudar as marchas, parava no semáforo e era complicando colocar no ponto morto, quando fui ver a porca que trava o regulador da folga do cabo estava solto e com excesso de folga na manete, foi só ajustar e ficou perfeito.

Leonardo Pimentel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 30/10/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Rodolpho Rossi em Sex 15 Jan 2016, 21:48

Boa leonardo, esse é um motivo constante tbm, mas no caso da minha companheira o problema não é esse, a embreagem está precisa, principalmente quanto a posicionar o câmbio no neutro, o problema realmente, creio eu, q esteja no óleo. Ainda não troquei, mas quando o fizer postarei aqui as mudanças sentidas Smile

Rodolpho Rossi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 25
Data de inscrição : 23/12/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por lele lopes em Dom 31 Jan 2016, 17:01

Uso 10-40 power 1 racing da Castrol sintético valor 51 reais o litro e melhorou dq usava antes o motul 3000
Ainda coloquei militec para testar e sem problemas de embreagem
Deixei ligada de 10 a 15 minutos após a troca e a colocação de militec e show sem problemas
avatar
lele lopes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 29/12/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por rogermonteiro3 em Dom 31 Jan 2016, 23:00

Eu sempre usei e uso em todas minhas motos de alta cc o óleo 20w50 da Lubrax, ou da Mobil ou Castrol quando não encontro. Aí pra região sul sudeste difícil encontrar pessoas q ainda usam,mas aqui onde moro uso com toda segurança. Clima muito quente, úmido e muitas vezes instável, além do fato de eu usar a moto todo santo dia, pegando transito,além dos pegas na estrada nos fds com a turma. Troco de mil em 1mil kms com filtro, custo mto barato pra por um motor desse em risco.
avatar
rogermonteiro3
Participante
Participante

Masculino
Idade : 29
Data de inscrição : 25/01/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum