Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

+20
Edemir
ebogner
Mr.Camilotti
Petrel
alexcafe
Mendão
portomp
claudnei rodrigues vieira
MORAES(TL)
Sérgio Santiago
Matias
Kallébe
marcden2003
PAPINI
Saverio RMX
R2F
Dr_Xyko
eduardo.longo
COUTINHO
marlonamaral
24 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por marlonamaral Qui 21 Jun 2012, 10:42

Pessoal,

só pra tirar uma dúvida, a minha bateria da Srad 750 2009 está fraca e ela tem uma de 12V 10A. Dei uma carga lenta nela e ficou beleza. Já está instalada na moto.

Agora eu tinha uma bateria igual a original, mas é uma de Nobreak, aquelas seladas com 12V 7A que se compra em casa de eletronicos, que por sinal tem o mesmo tamanho da bateria original.

Como teste, coloquei ela no lugar da original, liguei os plugs e a moto pegou sem problemas. Detalhe, essa bateria custou 35,00 reais e a original tá na casa dos 260,00.

Agora vem a pergunta, alguém aqui já adaptou outra bateria no lugar da original?

Tem problema utilizar uma bateria de 12V 7A, já que o manual pede 12V 10A?

gostaria de discutir esse assunto.

Abraço,
marlonamaral
marlonamaral
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por COUTINHO Qui 21 Jun 2012, 10:49


Vou acompanhar o desfecho!

Wink
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por eduardo.longo Qui 21 Jun 2012, 10:49

Pode usar tranquilo.
Apenas a capacidade de carga é um pouquinho menor.
Na verdade a especificação é 7 Ah ou seja: 7Amperes-hora.
Significa o seguinte: Se elas estão plenamente carregadas e você liga uma lâmpada de 12 Watts (ou seja, uma carga de 1 Ampere) em cada uma, a bateria de 7 Ah manterá a lâmpada acesa durante 7 horas e a de 10 Ah manterá a lâmpada por 10 horas até se descarregar por completo.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por eduardo.longo Qui 21 Jun 2012, 10:59

Mas eu acho que a diferença não é só a capacidade de carga. Ouvi dizer que as baterias de moto e de carro foram feitas para trabalharem sempre com a carga total. Você dá a partida, o motor de aranque puxa uma certa quantidade da carga e logo em seguida, com a moto funcionando, o alternador já carrega ela de novo, em regime de carga rápida.Se você deixa ela descarregar até o fim, tem que dar carga lenta e mesmo assim ela nunca mais volta aser o que era.
Já a bateria do no-break é diferente. Ela é feita para ser usada até descarregar totalmente e depois pode ser recarregada sem perder eficiência.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por marlonamaral Qui 21 Jun 2012, 11:28

ok, vou usar a minha original mais um pouco, pois como dei carga lenta, ela ficou boa novamente e se ela acabar a carga novamente provável que está com a sua vida útil comprometida (já faz 3 anos com a mesma bateria).

Não vejo problema em comprar a original e colocar, somente me deixou curioso a questão de utilizar outra bateria que funciona como a original e muito mais barata.

Forum é pra isso... descobrir soluções eficazes e com baixo custo.

Vou testa-la no final de semana. Se ela me deixar na mão novamente, vou substituir pela do nobreak e testar novamente.

posto depois fotos e metodologia.

abraço e obrigado pela atenção.
marlonamaral
marlonamaral
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por Dr_Xyko Qui 21 Jun 2012, 11:30

Toda bateria tem um tempo de vida util e pode ser usada ate o final.

Claro, que qto mais vc usa, menos vida util vc tem.

Nao vejo diferenças
Dr_Xyko
Dr_Xyko
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 23/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por eduardo.longo Qui 21 Jun 2012, 12:31

Se você fizer essa experiência e postar o resultado aqui, será um grande serviço para todos nós.
Fazendo umas continhas:
Bateria original: R$ 260,00
Bat. de no-break: R$ 35.00
Com a grana de uma bateria original, você compra 7,43 baterias de no-break.
Se a bateria original durar 4 anos (48 meses), 48/7,43=6,46
Ou seja, se a bateria de no-break durar 6,46 meses (6 meses e 14 dias), fica tudo igual. Se ela durar mais do que isso, vale mais a pena usar a bateria de no-break.
O problema desse cálculo todo aí é o tempo de vida útil da bateria original, de 4 anos. Foi um tremendo chutão. Sei lá se é isso mesmo.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por R2F Qui 21 Jun 2012, 12:47

bateria vc pode considerar uma vida útil de 2 anos... acima disto é lucro... (não que não passe disse, mas em via de regra é assim)
R2F
R2F
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 31/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por Saverio RMX Qui 21 Jun 2012, 12:50

Por incrível que pareça, o site do Trail Clube de Curitiba tem um tópico discutindo exatamente este assunto. Se ajudar...
http://tcc.esp.br/forum_tcc/viewtopic.php?f=11&t=21541
Saverio RMX
Saverio RMX
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 06/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por marlonamaral Qui 21 Jun 2012, 13:36

segue uma foto... vou tentar postar aqui.

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img194/632/200620125171.jpg
marlonamaral
marlonamaral
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por PAPINI Qui 21 Jun 2012, 20:58

olha acredito que nao a problema de usar essa bateria de no-break na moto nao porque tinha o mesmo problema nos jet sky as baterias originais eram 10 amperes e subistituiamos por essa de 7 amperes sem problemas e no caso o uso nao e nem tao freguente ela nao descarregava e duravam mais de 2 anos
PAPINI
PAPINI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 01/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por marcden2003 Sex 22 Jun 2012, 09:35

Sou muuuuuito cauteloso com estas "adaptações"... Recentemente tive um problema elétrico com minha moto. Prá encurtar a história, coloquei o retificador de uma falcon na minha moto, porque o meu parecia não estar bom. A princípio ficou perfeito, mas já foi pro saco com menos de um mês. Meu problema agora é o estator. Se eu tivesse atacado este problema desde o início, teria economizado o custo de um retificador (100 dinheiros) e a mão de obra do mecânico.

Resumindo: o barato pode sair caro. Não recomendo.
marcden2003
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por Kallébe Sex 22 Jun 2012, 15:04

Os funcionários da loja da minha mãe. Já usam esse metódo a bastante tempo.
Geralmente em uma Cg uma nobreak dura 6 meses.
Eles falam que compensam. A durabilidade é bem menor. Más o valor é mais ainda. Em quanto a amperagem ser menor.. Vai acelerar ainda mais esse desgaste. Más não gera problema algum a motocicleta.
As duas baterias compartilham o mesmo princípio da pilha que estudamos em química. Na mesma voltagem e amperagem bastante semelhante. Apenas isso. Qualquer outra pilha que funcione na mesma voltagem e em uma amperagem bastante semelhante não vai gerar problema algum a motocicleta.

Kallébe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 22/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por marcden2003 Sex 22 Jun 2012, 15:15

Kallébe escreveu:Os funcionários da loja da minha mãe. Já usam esse metódo a bastante tempo.
Geralmente em uma Cg uma nobreak dura 6 meses.
Eles falam que compensam. A durabilidade é bem menor. Más o valor é mais ainda. Em quanto a amperagem ser menor.. Vai acelerar ainda mais esse desgaste. Más não gera problema algum a motocicleta.
As duas baterias compartilham o mesmo princípio da pilha que estudamos em química. Na mesma voltagem e amperagem bastante semelhante. Apenas isso. Qualquer outra pilha que funcione na mesma voltagem e em uma amperagem bastante semelhante não vai gerar problema algum a motocicleta.

Claro, em se tratando de motos com baixa cilindrada, que dificilmente ultrapassam 100 km/h e são usadas basicamente no trânsito, pode compensar. Mas quando se está falando de motos que atingem 299 km/h o bicho pega. Imagina uma moto desta "apagando" à quase 300 km/h em plena Imigrantes... É caixão e vela preta, amigo!
marcden2003
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por Kallébe Sex 22 Jun 2012, 23:02

marcden2003 escreveu:
Kallébe escreveu:Os funcionários da loja da minha mãe. Já usam esse metódo a bastante tempo.
Geralmente em uma Cg uma nobreak dura 6 meses.
Eles falam que compensam. A durabilidade é bem menor. Más o valor é mais ainda. Em quanto a amperagem ser menor.. Vai acelerar ainda mais esse desgaste. Más não gera problema algum a motocicleta.
As duas baterias compartilham o mesmo princípio da pilha que estudamos em química. Na mesma voltagem e amperagem bastante semelhante. Apenas isso. Qualquer outra pilha que funcione na mesma voltagem e em uma amperagem bastante semelhante não vai gerar problema algum a motocicleta.

Claro, em se tratando de motos com baixa cilindrada, que dificilmente ultrapassam 100 km/h e são usadas basicamente no trânsito, pode compensar. Mas quando se está falando de motos que atingem 299 km/h o bicho pega. Imagina uma moto desta "apagando" à quase 300 km/h em plena Imigrantes... É caixão e vela preta, amigo!

A Moto apagar com o motor em pleno trabalho a alto giro ??? Até pode ocorrer más nunca por conta da bateria.
A má qualidade da bateria poderia ocasionar a má partida do motor. Más depois de o motor estar trabalhando quem gera carga é o retificador.
Ainda mais a 300 KM/H quando ela está a alto giro.
Tanto... Que depois de o motor estar trabalhando vc pode até retirar a bateria que ela não apaga. A carga que o motor de partida que as motocicletas de alta cilindrada exige é bem maior que as motos de baixa cilindrada. Por motivos óbvios. Más a amperagem da bateria é dimensionada exatamente para a carga que a motocicleta exige dela. Baterias com baixa amperagem são menores, mais leves e ocupam menos espaço. Tudo q uma moto de alta cilindrada precisa para beneficiar a performance. Tanto que existem motos de mil cilindradas que utilizam baterias de 5 amperes. Más elas duram bem menos que a mesma bateria em uma moto de 150 cc. Más por outro lado quem tem uma mil geralmente não a ultiliza no dia a dia. Quer um exemplo as comets 250cc precisam ter baterias duráveis porque a maior parte dos consumidores a utilizam no dia a dia. E a bateria delas vem com 12 Ah. É questão de projeção para a utilidade da motocicleta. Uma beteria nobreak de 7Ah não vai gerar problema nenhum a motocicleta. Ela irá funcionar perfeitamente. A única coisa que muda é que ela vai durar menos por conta da amperagem ser menor e também por conta de ser nobreak.

Já com relação a um acidente em uma Cg ou em uma moto de alta cilindrada. Acho que vc generaliza. Um acidente a 110 KM/H tem potencial de morte sim. Vc pode cair nessa velocidade e vim a óbito. E pode cair a 300 KM/H e sobreviver. As circunstâncias do acidente é que farão a diferença. Uma pessoa que pilota uma Cg tem tanto mérito quanto quem pilota uma GSX..... Very Happy Laughing

Kallébe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 22/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por COUTINHO Sáb 23 Jun 2012, 00:41

Mas será que não gera problema por elas terem processos distintos, sendo uma bateria estacionária e a outra não?
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por eduardo.longo Sáb 23 Jun 2012, 01:44

COUTINHO escreveu:Mas será que não gera problema por elas terem processos distintos, sendo uma bateria estacionária e a outra não?

Como alguém já disse lá atrás, o cara que projetou a bateria do no-break não estava prevendo as vibrações e as pancadas da moto passando em uma rua ou estrada esburacada.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por marcden2003 Sáb 23 Jun 2012, 10:32

[quote="Kallébe"][quote="marcden2003"]
Kallébe escreveu:

A Moto apagar com o motor em pleno trabalho a alto giro ??? Até pode ocorrer más nunca por conta da bateria.
A má qualidade da bateria poderia ocasionar a má partida do motor. Más depois de o motor estar trabalhando quem gera carga é o retificador.
Ainda mais a 300 KM/H quando ela está a alto giro.
Tanto... Que depois de o motor estar trabalhando vc pode até retirar a bateria que ela não apaga. A carga que o motor de partida que as motocicletas de alta cilindrada exige é bem maior que as motos de baixa cilindrada. Por motivos óbvios. Más a amperagem da bateria é dimensionada exatamente para a carga que a motocicleta exige dela. Baterias com baixa amperagem são menores, mais leves e ocupam menos espaço. Tudo q uma moto de alta cilindrada precisa para beneficiar a performance. Tanto que existem motos de mil cilindradas que utilizam baterias de 5 amperes. Más elas duram bem menos que a mesma bateria em uma moto de 150 cc. Más por outro lado quem tem uma mil geralmente não a ultiliza no dia a dia. Quer um exemplo as comets 250cc precisam ter baterias duráveis porque a maior parte dos consumidores a utilizam no dia a dia. E a bateria delas vem com 12 Ah. É questão de projeção para a utilidade da motocicleta. Uma beteria nobreak de 7Ah não vai gerar problema nenhum a motocicleta. Ela irá funcionar perfeitamente. A única coisa que muda é que ela vai durar menos por conta da amperagem ser menor e também por conta de ser nobreak.

Já com relação a um acidente em uma Cg ou em uma moto de alta cilindrada. Acho que vc generaliza. Um acidente a 110 KM/H tem potencial de morte sim. Vc pode cair nessa velocidade e vim a óbito. E pode cair a 300 KM/H e sobreviver. As circunstâncias do acidente é que farão a diferença. Uma pessoa que pilota uma Cg tem tanto mérito quanto quem pilota uma GSX..... Very Happy Laughing

Pelamordedeus, cara. É claro que em um acidente OS RISCOS DE MORTE À 300 KM/H são infinitamente maiores do que à 100 Km/h. Estou apenas citando um exemplo. Toda regra tem sua exceção, EVIDENTEMENTE... Quanto à moto "apagar" por causa da bateria, isso pode acontecer sim, porque aconteceu comigo. Meu retificador deu pau na estrada e a bateria não recebia carga. Eu não percebi o que havia contecido e continuei a minha tocada que, GRAÇAS À DEUS, não era forte. A bateria foi ficando sem carga, até a bomba de combustível deixar de funcionar por completo, "apagando" a moto. E acredite, a "tranco" à 130 km/h é considerável... Simples assim. E outra, se você tirar a bateria de algumas motos, elas não funcionam. Você deve estar confundindo este procedimento com os procedimentos elétricos em carros. Em relação à "mesma habilidade" que um piloto de CG tem em relação ao piloto de srad, conforme você falou, esta resposta eu vou ficar devendo...
marcden2003
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por Dr_Xyko Sáb 23 Jun 2012, 10:53

Entao a sua moto nao morreu por problema na bateria. E sim por problema no retificador. Se o retificador estiver bom, qq bateria que voce colcar no sistema vai manter a moto funcionando. Tirar a bateria, voce quebra o circuito, ai nao vai chegar corrente no sistema de queima, bomba de combustivel, etc
Dr_Xyko
Dr_Xyko
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 23/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por marcden2003 Sáb 23 Jun 2012, 11:10

Dr_Xyko escreveu:Entao a sua moto nao morreu por problema na bateria. E sim por problema no retificador. Se o retificador estiver bom, qq bateria que voce colcar no sistema vai manter a moto funcionando. Tirar a bateria, voce quebra o circuito, ai nao vai chegar corrente no sistema de queima, bomba de combustivel, etc

Conforme foi citado, as baterias de nobreak não suportam a trepidação ocasionada pelas motos, porque não foram feitas prá isso. Logo, se algum polo da bateria se romper, a moto pode "apagar". O exemplo citado foi pra dizer que o "ciclo" envolve estator, retificador e bateria. Se um deles falhar, todo o circuito falhará. Como exemplo, tentei colocar o retificador de uma NX Falcon no lugar do original srad. Ficou uma maravilha! Só que durou 20 dias...

Não existe fórmula mágica ou gambiarras quando o assunto é SS. Ou você compra componentes feitos para elas, ou vende a moto, caso não tenha $$$$ para bancar o custo. Simples.
marcden2003
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por eduardo.longo Sáb 23 Jun 2012, 12:10

marcden2003 escreveu:

Conforme foi citado, as baterias de nobreak não suportam a trepidação ocasionada pelas motos, porque não foram feitas prá isso. Logo, se algum polo da bateria se romper, a moto pode "apagar".
Foi isso que eu pensei, mas até agora ninguém do pessoal que já usou a bateria de no-break relatou quebra por vibração.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por Kallébe Sáb 23 Jun 2012, 13:28

Dr_Xyko escreveu:Entao a sua moto nao morreu por problema na bateria. E sim por problema no retificador. Se o retificador estiver bom, qq bateria que voce colcar no sistema vai manter a moto funcionando. Tirar a bateria, voce quebra o circuito, ai nao vai chegar corrente no sistema de queima, bomba de combustivel, etc

Exatamente. Bateria não faz o motor apagar depois de estar funcionando. Retificador sim. O retificador gera carga em pleno funcionamento. Aprendam a bateria só funciona para disponibilizar carga na hora da partida... Depois de ligada o retificador assumi o trabalho. Inclusive de recarregar a bateria.
Tirar a bateria quebra circuito ??? O circuíto da bateria é um circuito autônomo. Como já dito. O circuito dela funciona para gerar carga para a partida e para recarregar a própria bateria. Em qualquer motor que funcione seguindo o príncipio de retificamento de energia vc pode retirar a bateria com ela ligada. Que ela não vai apagar por conta disso. O q acontece é q se vc desligar ela ou deixar o motor morrer... Vc não vai poder ligá-la novamente. Simples...

Já fiz isso diversas vezes quando vc não tem chupeta a disposição. Vc tira a bateria sem carga coloca uma boa. Liga a moto depois tira a bateria boa. E coloca a sem carga. Com o motor ligado. Ele não apaga. E manda o cara ir na paz sem deixar o motor estancar... Repito Depois de ligada quem gera carga é o retificador. Agora se o seu retificador der pau. Vc pode ter uma bateria de 90 Ah... Sua moto vai apagar logo quando acabar a carga da bateria. Pq aí sim pela falha no retificador a bateria vai fornecer energia ao motor até descarregá-la. Más isso não demora é rápido ela descarrega...

Falaram da trepidação da moto. Até é um ponto válido e questionável. Más vcs já viram uma nobreak ? Aposto que deve ser tão resistente a trepidação quanto uma original. E de todos que conheço que usam. E eles usam no dia a dia na buraqueira das cidades. Nunca ouvi falar de um caso de falhas por trepidação.

E as Nobreaks realmente partem de um príncipio de funcionamento diferente de uma bateria normal. Elas são projetadas para serem utilizadas poucas vezes apenas na queda de energia da rede e para serem descarregadas totalmente. Más ainda assim elas seguem o princípio químico das pilhas. E fornecem energia na voltagem de funcionamento da motocicleta 12 v. E é exatamente por elas terem um princípio de funcionamento diferente que elas duram menos que uma normal. Más não ocasionam problemas a motocicleta por que atendem as necessidades da motocicleta numa partida. A diferença é q é num período de vida útil menor. Só isso...

Enquanto aos acidentes não vou discutir sobre isso. Primeiro pq não é o tema do tópico. Segundo porque já me interpretaram errado. E quando se começa interpretando errado é difícil ter um discurso frutífero. Very Happy Very Happy

Kallébe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 22/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por marcden2003 Sáb 23 Jun 2012, 14:24

Kallébe escreveu:
Dr_Xyko escreveu:Entao a sua moto nao morreu por problema na bateria. E sim por problema no retificador. Se o retificador estiver bom, qq bateria que voce colcar no sistema vai manter a moto funcionando. Tirar a bateria, voce quebra o circuito, ai nao vai chegar corrente no sistema de queima, bomba de combustivel, etc

Exatamente. Bateria não faz o motor apagar depois de estar funcionando. Retificador sim. O retificador gera carga em pleno funcionamento. Aprendam a bateria só funciona para disponibilizar carga na hora da partida... Depois de ligada o retificador assumi o trabalho. Inclusive de recarregar a bateria.
Tirar a bateria quebra circuito ??? O circuíto da bateria é um circuito autônomo. Como já dito. O circuito dela funciona para gerar carga para a partida e para recarregar a própria bateria. Em qualquer motor que funcione seguindo o príncipio de retificamento de energia vc pode retirar a bateria com ela ligada. Que ela não vai apagar por conta disso. O q acontece é q se vc desligar ela ou deixar o motor morrer... Vc não vai poder ligá-la novamente. Simples...

Já fiz isso diversas vezes quando vc não tem chupeta a disposição. Vc tira a bateria sem carga coloca uma boa. Liga a moto depois tira a bateria boa. E coloca a sem carga. Com o motor ligado. Ele não apaga. E manda o cara ir na paz sem deixar o motor estancar... Repito Depois de ligada quem gera carga é o retificador. Agora se o seu retificador der pau. Vc pode ter uma bateria de 90 Ah... Sua moto vai apagar logo quando acabar a carga da bateria. Pq aí sim pela falha no retificador a bateria vai fornecer energia ao motor até descarregá-la. Más isso não demora é rápido ela descarrega...

Falaram da trepidação da moto. Até é um ponto válido e questionável. Más vcs já viram uma nobreak ? Aposto que deve ser tão resistente a trepidação quanto uma original. E de todos que conheço que usam. E eles usam no dia a dia na buraqueira das cidades. Nunca ouvi falar de um caso de falhas por trepidação.

E as Nobreaks realmente partem de um príncipio de funcionamento diferente de uma bateria normal. Elas são projetadas para serem utilizadas poucas vezes apenas na queda de energia da rede e para serem descarregadas totalmente. Más ainda assim elas seguem o princípio químico das pilhas. E fornecem energia na voltagem de funcionamento da motocicleta 12 v. E é exatamente por elas terem um princípio de funcionamento diferente que elas duram menos que uma normal. Más não ocasionam problemas a motocicleta por que atendem as necessidades da motocicleta numa partida. A diferença é q é num período de vida útil menor. Só isso...

Enquanto aos acidentes não vou discutir sobre isso. Primeiro pq não é o tema do tópico. Segundo porque já me interpretaram errado. E quando se começa interpretando errado é difícil ter um discurso frutífero. Very Happy Very Happy

Amigo, posso perguntar qual a sua moto? Sim, porque NA MINHA MOTO (GSX-R 750 SRAD), se tirar a bateria com motor ligado ele apaga. Assim como as hornets antigas, segundo informações do meu mecânico. Agora, se sua moto é uma mono ou bicilindrica (titan, CB300 etc), o papo é outro. Estas, realmente não posso opinar porque não conheço o funcionamento, embora você continue achando que estamos falando de um carro. Na moral, opinião é igual a escova de dentes, cada um tem a sua. Se você acha que colocar uma bateria de nobreak em uma moto que custa 50 mil vale a pena, manda ver. Eu mesmo num coloco nem à pau. Porque se eu não tiver cacau prá comprar uma bateria de 250 cruzeiros, eu vendo a moto.

Abraço.
marcden2003
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por Matias Sáb 23 Jun 2012, 19:39

Aqueles que afirmam que por causa da bateria a moto não morre estando em
pleno funcionamento, LAMENTO DIZER QUE MORRE SIM, e independente da velocidade
que se encontra, afirmo isso porque aconteceu comigo, diversas vezes retornando
de um role. E o pior de tudo que não adiantava soltar a embreagem pra pegar no
tranco que não adiantava, tive que parar diversas vezes pra conectar a outra
bateria para a moto pegar novamente.

Bateria da B12 trocada problema sanado.
Matias
Matias
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 12/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por Kallébe Sáb 23 Jun 2012, 21:26

marcden2003 escreveu:
Kallébe escreveu:
Dr_Xyko escreveu:Entao a sua moto nao morreu por problema na bateria. E sim por problema no retificador. Se o retificador estiver bom, qq bateria que voce colcar no sistema vai manter a moto funcionando. Tirar a bateria, voce quebra o circuito, ai nao vai chegar corrente no sistema de queima, bomba de combustivel, etc

Exatamente. Bateria não faz o motor apagar depois de estar funcionando. Retificador sim. O retificador gera carga em pleno funcionamento. Aprendam a bateria só funciona para disponibilizar carga na hora da partida... Depois de ligada o retificador assumi o trabalho. Inclusive de recarregar a bateria.
Tirar a bateria quebra circuito ??? O circuíto da bateria é um circuito autônomo. Como já dito. O circuito dela funciona para gerar carga para a partida e para recarregar a própria bateria. Em qualquer motor que funcione seguindo o príncipio de retificamento de energia vc pode retirar a bateria com ela ligada. Que ela não vai apagar por conta disso. O q acontece é q se vc desligar ela ou deixar o motor morrer... Vc não vai poder ligá-la novamente. Simples...

Já fiz isso diversas vezes quando vc não tem chupeta a disposição. Vc tira a bateria sem carga coloca uma boa. Liga a moto depois tira a bateria boa. E coloca a sem carga. Com o motor ligado. Ele não apaga. E manda o cara ir na paz sem deixar o motor estancar... Repito Depois de ligada quem gera carga é o retificador. Agora se o seu retificador der pau. Vc pode ter uma bateria de 90 Ah... Sua moto vai apagar logo quando acabar a carga da bateria. Pq aí sim pela falha no retificador a bateria vai fornecer energia ao motor até descarregá-la. Más isso não demora é rápido ela descarrega...

Falaram da trepidação da moto. Até é um ponto válido e questionável. Más vcs já viram uma nobreak ? Aposto que deve ser tão resistente a trepidação quanto uma original. E de todos que conheço que usam. E eles usam no dia a dia na buraqueira das cidades. Nunca ouvi falar de um caso de falhas por trepidação.

E as Nobreaks realmente partem de um príncipio de funcionamento diferente de uma bateria normal. Elas são projetadas para serem utilizadas poucas vezes apenas na queda de energia da rede e para serem descarregadas totalmente. Más ainda assim elas seguem o princípio químico das pilhas. E fornecem energia na voltagem de funcionamento da motocicleta 12 v. E é exatamente por elas terem um princípio de funcionamento diferente que elas duram menos que uma normal. Más não ocasionam problemas a motocicleta por que atendem as necessidades da motocicleta numa partida. A diferença é q é num período de vida útil menor. Só isso...

Enquanto aos acidentes não vou discutir sobre isso. Primeiro pq não é o tema do tópico. Segundo porque já me interpretaram errado. E quando se começa interpretando errado é difícil ter um discurso frutífero. Very Happy Very Happy

Amigo, posso perguntar qual a sua moto? Sim, porque NA MINHA MOTO (GSX-R 750 SRAD), se tirar a bateria com motor ligado ele apaga. Assim como as hornets antigas, segundo informações do meu mecânico. Agora, se sua moto é uma mono ou bicilindrica (titan, CB300 etc), o papo é outro. Estas, realmente não posso opinar porque não conheço o funcionamento, embora você continue achando que estamos falando de um carro. Na moral, opinião é igual a escova de dentes, cada um tem a sua. Se você acha que colocar uma bateria de nobreak em uma moto que custa 50 mil vale a pena, manda ver. Eu mesmo num coloco nem à pau. Porque se eu não tiver cacau prá comprar uma bateria de 250 cruzeiros, eu vendo a moto.

Abraço.

Hehehe... Na boa... Falando em um tom normal. Não me julgue mal. Em primeiro lugar. Ninguém aqui tá discutindo se vale ou não a pena. Colocar ou não uma nobreak numa moto de 50, 60 ou 200 mil reais... E sim se seria viável. E em todos os meus posts me atentei a esta variável se seria ou não possível e se poderia gerar algum dano a motocicleta.

Em segundo lugar vc citou que quem não tem "condições de manter" que ande numa moto de menor porte. Pelo menos no meu ver quem não teria "condições de suportar a manutenção" de uma motocicleta de alta cilindrada certamente não deixaria de fazer isso por causa de uma bateria. Já que existem dezenas de outros itens bem mais caros que uma bateria para ele se preocupar. Como o jogo de pneus por exemplo. Inclusive tenho certeza que este não é o caso do autor do tópico. Ele apenas tem dúvidas a cerca da durabilidade e de possíveis danos na motocicleta.

Em terceiro lugar sou ex dono de uma gtr 250 e hoje possuo uma cbr 1000. Minha mãe é dona de uma rede de revendedoras de carros e meu pai entre outros negócios é dono de uma revendedora de motos. Cresci ouvindo conversas de carros e motos é de berço. E por Hobby e para futuramente administrar os negócios dos meus pais sou estudante de engenharia mecânica no Instituto Federal do Piauí. IFPI. E também curso direito no CEUT.

Até onde está dentro dos meus conhecimentos do que tenho estudado e vivenciado até hoje (sou bem jovem). De uma forma bastante resumida, o princípio de funcionamento é um retificador (nos carros a mesma peça é chamada de alternador) que gera energia, e a bateria que acumula essa energia para as partidas. Depois de funcionando, quem assumi todo o trabalho é o retificador. Ele é capaz de manter o motor em funcionamento e se não for.... O retificador é que está com problema e não a bateria. Fora um possível mau funcionamento do retificador. A única forma que vejo de a parte elétrica. "Em sentido estrito (Excluindo fatores de injeção e ignição)". Interferirem no funcionamento a ponto de fazer o motor apagar. É uma grande fuga de corrente que possa chegar ao quadro e interferir no parâmetro neutro da ECU. E uma fuga de corrente, a esse ponto, possivelmente geraria curto e não seria causado por uma bateria. E o sistema é o mesmo para um carro, uma moto de pequena ou grande cilindrada. Uma bateria que manda energia para um motor que funciona recebendo energia elétrica e transformando essa energia em energia mecânica para iniciar todo o ciclo de funcionamento do motor. Depois de funcionando o motor transforma energia química em energia mecânica. E um terceiro Motor (nas motos retificador, nos carros alternador) transforma essa energia mecânica em energia elétrica para suprir a necessidade elétrica do motor a combustão e recarregar a bateria para as próximas vezes em que ela for requisitada. Se vc tem problema na bateria, vc terá problemas na partida. Simples... O circuito da bateria é um circuito próprio. Depois de o motor estar funcionando, vc pode retirar a bateria porque o retificador vai suprir as necessidades do motor. Más esse não é exatamente o assunto do tópico.

Na minha moto a bateria ainda está nova. Más quando ela acabar se eu tiver a oportunidade de pôr uma nobreak eu colocaria sem problema algum. E não seria pelo fator financeiro. Simplesmente não vejo empecilhos. E quem trabalha com manutenção ou estuda manutenções elétricas, sabe que é infinitamente mais fácil o sistema elétrico da moto causar danos a bateria do que a bateria causar danos ao sistema elétrico da motocicleta.

Mais essa é a minha opinião. É o que tenho de fruto dos meus conhecimentos. Não sou detentor da razão e nem tão pouco tenho o saber absoluto. Más isso é uma discussão cada um ajuda como e com o que sabe. Depois conclusões pessoais podem ser tiradas por cada pessoa que as lê. Todos respeitando opiniões diversas e ajudando a construir o tópico. Tudo bem? E parabéns pela bela motocicleta. Que Deus continue contribuindo para o seu sucesso.

Kallébe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 22/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos