MOTO SEM RETIFICADOR/REGULADOR

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MOTO SEM RETIFICADOR/REGULADOR

Mensagem por rjantorno em Dom 25 Dez 2011, 16:41

QUEBRA GALHOS PARA UMA MOTO COM RETIFICADOR/REGULADOR QUEIMADO !!!

isso mesmo... sem retificador/regulador !! ('affraid')

Sua moto começou a dar umas falhas, aew se não é gasolina pode ser outras diversas coisas...

Mas se sua moto começa a falhar o funcionamento do motor e vc desliga o farol e ela volta a funcionar direitinho, então o problema é falta de energia !!!
EX.: sua bateria não está recebendo carga, está fraca, não tem energia suficiente, e você ainda liga o farol, como a bateria vai fornecer carga para o farol e o CDI ??

A moto tem uma bateria de 12V, tipo essas baterias que usamos em brinquedos e controles. Porém a bateria da moto é recarregável, isso mesmo, recarregável e muito mais potente. Tendo um sistema próprio, a moto carrega a sua bateria, não é preciso retirar a bateria da moto para carregar, a moto estando em funcionameno a bateria está sempre sendo carregada.

Sendo recarregável a bateria dura por muitos meses, as vezes por muitos anos.

Sua moto precisa de energia para sustentar a parte elétrica.
    O CDI é responsável pelo tempo extato da explosão, ENVIANDO ENERGIA PARA GERAR AS CENTELHAS DAS VELAS E GERAR A EXPLOSÃO DENTRO DOS CILINDROS
.
1º Ao ligar a moto a bateria perde muita força, pois o arranque é pesado e a bateira tem que estar carregada.
   Após a moto ligada, a bateria não precisa fornecer carga para o arranque. Porém...
2º O sistema de funcionamento das centelhas das velas (CDI), para explosão no cilindro, precisa de energia, e a bateria fornece essa carga.
3º No Brasil, motos devem andar com os faróis acessos, então... sua bateria deve fornecer carga tbm para o farol.
   O farol consome muito mais carga da bateria do que o sistema ( CDI).

Então... sua bateria fornece energia exata para o funcionamento de tudo isso, mas... E SE A BATERIA NÃO ESTIVER SENDO CARREGADA ??

SE A BATERIA NÃO ESTIVER SENDO CARREGADA, A CARGA DELA ACABA RÁPIDO, POIS O FAROL, O CDI, AS SETAS, A LUZ DE FREIO, TUDO PUXA CARGA DA BATERIA !!!

O ESTATOR GERA ENERGIA PARA O RETIFICADOR QUE CARREGA A BATERIA !!!

SE A BATERIA NÃO É CARREGADA, A BATERIA NÃO CONSEGUE FORNECER CARGA PARA FUNCIONAR TODOS OS DISPOSITIVOS DA MOTO POR MUITO TEMPO. E SE A CARGA DA BATERIA ACABA... AEW A COISA FICA FEIA.

MAS SE VOCE SEGUIR AS INFORMAÇÕES ACIMA, E PRINCIPALMENTE SE VOCE PERCEBER O DEFEITO LOGO NO INÍCIO, COM OS TESTES DO DESLIGA O FAROL E A MOTO PARA DE FALHAR, VOCÊ PODERÁ ECONOMIZAR A CARGA DA BATERIA, E ISSO PODERÁ TE TIRAR DA ESTRADA, OU CHEGAR EM CASA !!!

Ao perceber que o problema é falta de energia e não de gasolina ou outra coisa, fazendo o teste do desliga o farol, vc deve se manter calmo e ir pra casa ou mecânico ou lugar seguro, com o farol apagado, e não ligar nem as setas e evitar de pisar no freio, assim nenhuma lâmpada se acenderá, e não fará a bateria perder o resto de carga que tem. Vá devagar para não pisar nos freios e evitar de acender as luzes de freio, e não ligue nem o farolete.

SE A MOTO ESTIVER PARADA, NÃO FORCE O START, E DÊ UM JEITO DE LIGÁ-LA EMPURRANDO OU DESCENDO UMA LADEIRINHA.
VIRE A CHAVE NA POSIÇÃO "ON" OU "LIGAR", EMPURRE A MOTO OU DESÇA E QUANDO PEGAR VELOCIDADE ENGRENE E SOLTE A EMBREAGEM, ASSIM ELA IRÁ PEGAR.

Verifique se sua bateria está sem água, as vezes não tem defeito nenhum na parte elétrica da moto, apenas a bateria pode estar sem água, coloque a água própria. SE A BATERIA ESTIVER SEM ÁGUA, ELA NÃO CONSEGUE ARMAZENAR ENERGIA !!!

Se não for caso da bateria estar sem água (solução de bateria), você deve testar com multímetro a saída do estator da sua moto, deve olhar no manual pois cada moto tem uma voltagem diferente da outra, o motor ligado faz rodar uma peça que produz energia chamada de ESTATOR, porém o estator é uma energia alternada e a bateria precisa de uma energia contínua, aew que entra o RETIFICADOR/REGULADOR que transforma a energia alternada(AC) em energia contínua(DC), e carregando a bateria.

Esse sistema de ESTATOR NÃO ARMAZENA ENERGIA, GERA ENERGIA !!! ASSIM A MOTO PRECISA DE UMA BATERIA COM CARGA PARA PODER LIGAR ATRAVÉS DO "BOTÃO START". (SEM PRECISAR DE EMPURRAR A MOTO ou DESCER COM ELA NA LADEIRA) pra ela pegar!! ta aew... a moto quando é empurrada e se solta a embreagem, o motor gira e assim o estator funciona e gera energia, por isso ao empurrar a moto ela funciona.

PORÉM SE O ESTATOR NÃO ESTIVER GERANDO CARGA PARA O RETIFICADOR, O RETIFICADOR NÃO CARREGA A BATERIA, O RETIFICADOR DEPENDE DO ESTATOR, MAS O ESTATOR NÃO DEPENDE DO RETIFICADOR, POIS ELE RODA DENTRO DO MOTOR PARA GERAR ENERGIA, E SEMPRE QUE A MOTO ESTÁ LIGADA, O ESTATOR NÃO ESTANDO COM DEFEITO, PRODUZ ENERGIA, DEPENDENDO DAS MOTOS PODE VARIAR MUITO EXEMPLO DE 20V ATÉ 100V (AC).


Com um multímetro meça a voltagem do ESTATOR e do RETIFICADOR/REGULADOR. Um dos dois ou até mesmo os dois podem estar com defeito, mas é muito difícil o estator danificar. Verifique as voltagens atraves do manual ou do fornecedor, vendedor, mecânico e imprima e em plastifique e cole na moto debaixo do banco para futuras pesquisas.

Constatado o defeito vamos ao que pode ser feito para quebrar um galho !! FINAL DE SEMANA ou SEM GRANA ou VIAJANDO... ETC.. !!!

Tanto faz se foi o regulador ou o estator que queimou, sua moto não vai estar carregando a bateria. então.... devemos fazer alguns testes para saber qual o nível de carga que a bateria tem, entendeu ? a bateria pode não ter a carga total necessária para ligar a moto com o uso do arranque acionado através do "BOTÃO START", ou seja 12v, mas ela pode ter uma carga de 8v, 9v, 10v, 11volts. E isso é suficiente para fornecer energia para voce rodar algumas dezenas de quilômetros sem os farois , setas e luzes de freios ligados.

O sistema da moto CDI é quem envia energia no tempo exato para as bobinas que repassam a energia para as velas produzindo FAÍSCAS/CENTELHAS para a explosão da gasolina dentro do(s) cilindro(s). E esse sistema consome pouca energia, assim se o sistema consome pouca energia, o pouco de energia que resta talvez não seja suficiente para ligar a moto, mas talvez seja suficiente para você sair da estrada, ou do sufoco que estiver passando.

TESTE DA CARGA DA BATERIA SEM O MULTÍMETRO: O MULTÍMETRO É UM EQUIPAMENTO DE TESTES.

1º Se a moto quase liga a moto, não force, pois forçando vc vai estar descarregando a bateria. Por ela quase ligar é bom sinal da carga da bateria. +ou-  9v a 10v
2º Rapidamente ligue o farol, se acender a carga da bateria não está tão baixa. +ou-  8v a 9v
3º Se o farol não acender, mas a seta pisca, então sua bateria está fraca, mas é suficiente para funcionar o CDI +ou- 7v a 8v.
4º Se a seta não piscar e a luz do neutro acender bem fraquinha, a sua bateria está com a carga muito baixa, tem que ter cuidado para não desperdiçar nada. +ou- 6v a 7v

A BATERIA ESTANDO COM POUCA CARGA, NÃO SE DEVE DESPERDIÇAR A CARGA EXISTENTE.

ENTÃO.... POUCA CARGA NA BATERIA VOCÊ CONSEGUE SE LOCOMOVER.

SE VOCÊ ESTIVER EM UM LOCAL QUE TENHA UM CARREGADOR DE 12V VOCÊ PODE DAR MAIS UMA CARGA NA SUA BATERIA.
ISSO MESMO, COLOQUE O POSITIVO NO POLO POSITIVO DA MOTO, E O NEGATIVO NO POLO NEGATIVO DA MOTO.
QUALQUER CARGA EXTRA VAI AJUDAR, LEMBRANDO QUE O CDI DA MOTO VAI GASTANDO AOS POUCOS A CARGA DA BATERIA.



Última edição por rjantorno em Qui 22 Ago 2013, 19:34, editado 14 vez(es) (Razão : NOVAS PESQUISAS)

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Re: MOTO SEM RETIFICADOR/REGULADOR

Mensagem por YUJI em Dom 25 Dez 2011, 17:05


???????????

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