dicas de pilotagem ( freios)

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por BRUNOR1 em Qua 03 Ago 2011, 12:50

Relembrando a primeira mensagem :

DICAS DE PILOTAGEM COM O PILOTO BRUNO CORANO, EXIBIDAS NO PROGRAMA AUTO+

BRUNOR1
Participante
Participante

Masculino

Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por x_x SRAD em Sex 27 Jan 2012, 12:47

Blade_Bandit escreveu:Carril

...é deve ser isso, faltou prática, a moto é gostosa de pilotar(comparando com a 900rr, + dura), talvez eu devo ter passado da conta...com a 900rr ja aconteceu de travar a roda dianteira, mas com reflexo deu pra corrigir o traçado, o difícil é aceitar q a band não reage bem a pilotagem esportiva*, mas vlw o esclarecimento...abç

Obs:*esportiva amador= s/ muita noção do perigo...rsrs

Outra possibilidade para o tombo é a tinta da lombada, esse tipo de tinta de pintura solo é muito escorregadia, frear ou acelerar sobre ela é muito arriscado.
Para chegar a travar o dianteiro, e´sinal q vc está alicatando muito forte o freio, tem q apertar com menos força, vc pode tentar começar frear um pouco antes para reduzir o risco de um tombo. abs.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por x_x SRAD em Sex 27 Jan 2012, 12:57

ata.jb escreveu:Muito interessante essa discussão sobre uso dos freios.

Uma pergunta: em meio a uma curva... vc precisa frear... qual usar? O dianteiro pode levar ao chão facil. Usa-se só o traseiro?

Sei que o ideal é entrar na curva na velocidade correta, evitando frenagens. Mas nem sempre o ideal é o real.

Em tempo, eu vi esse video do Moto+ ha tempos e passei a usar essa tecnica de frenagem com os dedos externos. Me adaptei e achei bem melhor.

PS: o uso da minha moto é exclusivamente urbano e portanto não sou adepto a pilotagem esportiva.

Abs.

Vc pode usar moderadamente, os dois, mas o dianteiro só em ultimo caso e tem q ser bem de leve, nada de travar ou alicatar forte, ou irá oara o chão, o traseiro vc pode usar um pouco mais, pricipalmente quando precisar corrigir o traçado, mas tbm de boa, nada de travar, lembrando que o uso do dianteiro poderá mudar o trajeto na curva, ou seja, pode mudar a direção em que a moto está indo, a moto tende a levantar, vc também pode usar o contra esterço que vai jogar vc para dentro da curva, no caso de estar esparramando na curva,. abs.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ata.jb em Sex 27 Jan 2012, 14:53

x_x SRAD escreveu:

Uma pergunta: em meio a uma curva... vc precisa frear... qual usar? O dianteiro pode levar ao chão facil. Usa-se só o traseiro?

Sei que o ideal é entrar na curva na velocidade correta, evitando frenagens. Mas nem sempre o ideal é o real.

Em tempo, eu vi esse video do Moto+ ha tempos e passei a usar essa tecnica de frenagem com os dedos externos. Me adaptei e achei bem melhor.

PS: o uso da minha moto é exclusivamente urbano e portanto não sou adepto a pilotagem esportiva.

Abs.

Vc pode usar moderadamente, os dois, mas o dianteiro só em ultimo caso e tem q ser bem de leve, nada de travar ou alicatar forte, ou irá oara o chão, o traseiro vc pode usar um pouco mais, pricipalmente quando precisar corrigir o traçado, mas tbm de boa, nada de travar, lembrando que o uso do dianteiro poderá mudar o trajeto na curva, ou seja, pode mudar a direção em que a moto está indo, a moto tende a levantar, vc também pode usar o contra esterço que vai jogar vc para dentro da curva, no caso de estar esparramando na curva,. abs.

Entendi.

Então é como eu pensava e ja vinha fazendo qdo necessário.

Obrigado.

ata.jb
Participante
Participante

Masculino

sem querer ser insistente...mas já sendo,rsrsrs

Mensagem por Blade_Bandit em Sab 28 Jan 2012, 00:21

...outra coisa que eu queria entender é a respeito desse video do Bruno Corano em que ele fala que, em motos, o freio traseiro serve basicamente para efetuar manobras, enpinar,etc...lembro de ter visto um video (ja faz um tempo...enfim...), do Alexandre Barros, onde ele orienta usar os dois, pelo fato de que assim a moto "abaixa" por igual(demonstrando com a mão), uma vez que, se for usado apenas o dianteiro a moto se "equilibraria" somente na area de contato no chão do pneu dianteiro, o que não é bom'Rolling Eyes', o que eu queria entender é o por que da divergencia na opinião de dois pilotos de alto nivel?

Detalhe:favor não reparem, acento pra mim é luxo,rsrsrs

Blade_Bandit
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Juan em Dom 29 Jan 2012, 20:10

eu posso ser linxado por isso mas vamos lá: pra mim o Corano é um otimo piloto sim mas as técnicas dele são muito ''inovadoras'' pro meu gosto. eu acredito piamente no que o Alexandre Barros disse inclusive se for ver bem só o Corano entoa esse coro de que freio traseiro é só para firulas...

Juan
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Pedro Senna em Qua 01 Fev 2012, 15:41

Abs.

Essa pergunta é importantíssima, e o domínio da resposta evitaria pelo menos metade dos chãos quando a moto "passa reto na curva". No caso de uma entrada de curva mal feita (sobretudo acima dos 85km/h), geralmente sem se preocupar com a máxima "entre por fora, feche no meio a acelere na saída", a melhor alternativa é abusar do contra esterço. Por exemplo: Curva pra direita errada, sentindo a moto abrir para a esquerda, querendo mudar de faixa, a melhor solução é: 1) desacelerar (dãã) - se for o caso de estrada, pode-se reduzir a marcha; 2) empurrar o manete para a direita, avançando o joelho direito e recuando o esquerdo; 3) puxar o manete esquerdo para perto do joelho esquerdo; 4) tocar com amor e carinho o freio traseiro sem deixar o peso da perna direita comandar a frenagem - quem freia é o pé, não a perna!!!; 5) sentir a moto deitar pra direita.

Parece aquelas dicas que ninguém consegue fazer, mas é simples. Um sábado de prática já ajuda... Depois dos 85Km, use sempre o contra esterço - não é por acaso que os guidões só viram o que viram. Freio no meio da curva é recurso de quem já domina o riscado. Se você está andando forte e não faz o contra esterço, não ande forte!!!

Espero ter ajudado... Abs,

Pedro

Pedro Senna
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Qua 01 Fev 2012, 17:18

Peraí peraí!! Pra que serve o freio traseiro, segundo o Corano??

Ah pára...pó pará.

Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: