Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dicas de pilotagem ( freios)

+8
x_x SRAD
R-Carril
ata.jb
Blade_Bandit
Douglas Rocha
SergioRJ
klatu
BRUNOR1
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por BRUNOR1 Qua 03 Ago 2011, 12:50

DICAS DE PILOTAGEM COM O PILOTO BRUNO CORANO, EXIBIDAS NO PROGRAMA AUTO+


BRUNOR1
BRUNOR1
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 09/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por klatu Qua 03 Ago 2011, 18:26

Cara.... Não concordo muito não.

Essa pegada do manete de freio é bem estranha. Talvez, pra quem se acostumar, seja interessante.
Por outro lado, se observar a forma com os pilotos da MotoGP usam os dedos, vai ver que não é dessa forma.
Eu até vou experiemntar essa pegada de freio, pra ver com é, mas não to levando fé não...

Tem muito instrutor de piloto (e até o manual do Keith Code) dizem que não se deve usar o
freio traseiro, por causa da instabilidade que pode gerar. Mas não é bem assim. O freio traseiro
bem usado ajuda na redução de velocidade e pode até servir de "gancho" pra entrada de curva.
Se o freio traseiro não fosse útil, os fabricantes e o pessoal da MotoGP já tinham tirado da moto faz tempo.
Ao contrário, várias motos (as mais modernas), tem sistema de distribuição de frenagem (dianteira/traseira)?

A posição dos pés: se você está pilotando em pista, marcando tempo, então é melhor ficar
com a ponta do pé nas pedaleiras porque isso aumenta a agilidade na troca de posição e
deslocamento do quadril. Por outro lado, se você não usa deslocamento de quadril (o que nem
sempre é necessário, mesmo na pista), pode manter os pés posicionados junto ao freio e câmbio.
Então não é "totalmente errado" como foi dito.


klatu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 24/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por SergioRJ Sáb 06 Ago 2011, 23:45

Klatu,

Seus comentários fazem muito sentido se você estiver andando na estrada, mesmo que meio rápido.

Porém na pista, botando pra quebrar, tem 2 pontos que pelo menos pra mim não funcionam exatamente como você colocou:

- Freio traseiro: eu não consigo usar o freio traseiro na pista. Lembre-se que na pista você está freando FORTE, e nessas esportivas modernas frear forte significa levantar a roda traseira do chão. Nas freadas antes das curvas me dá o maior trabalho ficar dosando o freio dianteiro para não apertar demais e a traseira não ficar "rebolando" no ar. Numa freada dessas, qualquer toque no freio traseiro, por mais leve que seja, significa travar a roda traseira.

- Posição dos pés: o problema não é o deslocamento do quadril e o pêndulo, mas sim o ângulo de inclinação da moto. Se inclinar demais a moto e o pé não estiver bem na pontinha da pedaleira você VAI raspar o pé no chão. Já tomei alguns sustos com isso - eu ando só com a ponta do pé na pedaleira, e mesmo assim em curvas mais forçadas eu me vi sem querer raspando a ponta do pé no asfalto. Comigo até agora foram só sustos, mas dizem que é perigoso, que você pode até machucar o pé dependendo do ânimo da curva.

Abs,

Sergio

SergioRJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 09/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por klatu Dom 07 Ago 2011, 10:55

Sergio,

Concordo 100% com você.
É que eu acho que aquelas dicas se destinam ao público em geral, e não só a pilotagem esportiva em pista.
No caso do freio traseiro, por exemplo, note que ele até fala de motos custom, pequenas e com freio a tambor na dianteira. Não faria sentido falar disso se estivesse tratando só de pilotagem esportiva.

E aquela pegada do manete de freio?
Você usa ou já experimentou?
Eu testei ontem, num curto período, e sem modificar a regulagem do manete. Não me senti à vontade com essa pegada. Fiquei sem sensibilidade. Mas ficou curioso pra saber se alguém mais usa.

Abraço.

klatu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 24/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por Douglas Rocha Dom 07 Ago 2011, 10:55

Eu mesmo semana passada passei por um fio de cair após usar somente o traseiro, então esse tipo de dica do vídeo vem a contribuir mais para o meu aprendizado.

Douglas Rocha
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 28/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por SergioRJ Dom 07 Ago 2011, 13:55

Klatu,

O que eu entendi quando ele falou de motos custom e pequenas é que talvez estas não tenham tanta potência assim nos freios dianteiros, por isso faria sentido combinar a frenagem também com o traseiro.

De novo, para a pista ele está absolutamente certo, mas em estrada e rua pode ser discutível. Na rua o que eu faço, por exemplo, é começar a frenagem com os 2 simultaneamente para a moto "assentar", e à medida que vou forçando a freada eu vou soltando o traseiro e concentrando mais no dianteiro. Ou seja, uso só no início da freada. Tem gente que fala sobre usar o traseiro para ajudar a controlar em entrada de curva, mas eu nunca consegui fazer isso (nem nunca consegui entender isso direito).

Quanto à pegada do manete, achei interessante e faz sentido o que ele falou. Vou tentar e ver se me acostumo e se funciona bem.

Abs,

SergioRJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 09/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por klatu Dom 07 Ago 2011, 18:54

Sergio,

De novo eu concordo com você.

Eu fiz aquele comentário inicial justamente por causa de mal-entendidos como esse que parece ser o caso do Douglas.
Usar só o freio traseiro é completamente errado, mas na cidade (e até na estrada), usar só o freio dianteiro também é.
Qualquer instrução passada em tv aberta vai estar sendo vista, na imensa maioria, por aqueles que usam moto na cidade ou, quando muito, na estrada.
O cara no vídeo obviamente sabe disso e tentou puxar pra esse lado, também. Mas, apesar de bem intencionado, ele fez uma bagunça. Acabou não servindo nem pra rua e nem pra pista.

Na cidade, a frenagem com os dois freios (pelo menos inicialmente, como disse o Sergio) diminui o espaço necessário para parar.
Além disso, a distribuição da carga nos freios também deve mudar em relação ao tipo de piso (asfalto, paralelepípedo, areia) e condições (seco, sujo, molhado), etc.
A dica do vídeo é simplista e restrita à pista em condição seca (e mesmo assim, não serve pra todos os casos).

Outro aspecto importante em relação ao freio e a posição dos pés (principalmente na cidade) é que na pista você está concentrado apenas na pilotagem.
Já na rua você está pensando em muitas outras coisas e tem a atenção desviada constantemente. Manter o pé na posição do freio e até manter dois dedos sempre no manete do dianteiro reduz muito o tempo de resposta aos imprevistos.

Acredito que aqueles que querem ter instruções de pista vão procurar as pistas (e cursos de pilotagem). Ninguém vai (eu acho) aprender técnicas de pista num programa de TV.

Sugiro ao Douglas que procure manuais de pilotagem. O do Keith Code (o UM) é ótimo. Deve ter vários tópicos sobre ele aqui no fórum, inclusive com link para baixar.

Hoje testei de novo, e rapidamente, aquela pegada do freio. Achei pior ainda.
A pegada dificulta muito a redução de marcha com elevação da rotação do motor, durante a freada.
Sempre que eu tentava frear e, ao mesmo tempo, elevar o giro para reduzir, os dedos que estavam no freio obrigatoriamente escorregavam pra trás. Evidentemente atrapalhando a frenagem.
Percebi que usar os dois dedos "tradicionais" permite que eles fiquem em arco, dando folga pra mão torcer o acelereador mantendo pressão constante no freio.
Gostaria de saber quais são esses estudos que o cara menciona no vídeo. Talvez tenha mais alguma informação sobre essa técnica que ele não teve tempo de explicar. Eu, por enquando, vou ficar no método tradicional.


Abraços.



klatu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 24/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por Douglas Rocha Dom 07 Ago 2011, 21:26

Ta mas então o certo é usar os dois? No caso fazer mais pressão no da frente?

Douglas Rocha
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 28/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por SergioRJ Dom 07 Ago 2011, 21:28

Klatu,

Hoje eu também testei essa pegada no freio dianteiro que o cara fala no vídeo, só pra ver como é. Também não funcionou direito.

Nem tanto por causa do movimento com o acelerador como você fala. O que ferrou para mim, no meu caso, é que o "alicate" que faço somente com os dedos de fora da mão parece ter bem menos força que o "alicate" que faço usando indicador e médio. Por isso, mesmo estando numa zona mais central do freio e portanto tendo menos alavanca, acho que consigo colocar mais força com a pegada tradicional.

Portanto concordo contigo, prefiro a pegada tradicional no freio dianteiro.

Douglas - se você está começando a aprender as técnicas de frenagem agora, sugiro começar com o tradicional 70% dianteiro / 30% traseiro. Com o tempo, à medida que você ganhe experiência, você vai calibrando esta distribuição conforme o seu tipo de tocada.

Abs,

SergioRJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 09/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por Douglas Rocha Dom 07 Ago 2011, 21:33

SergioRJ escreveu:
Douglas - se você está começando a aprender as técnicas de frenagem agora, sugiro começar com o tradicional 70% dianteiro / 30% traseiro. Com o tempo, à medida que você ganhe experiência, você vai calibrando esta distribuição conforme o seu tipo de tocada.

Abs,


Valeu obrigado pela dica.

Douglas Rocha
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 28/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Duvida sobre Band 1250

Mensagem por Blade_Bandit Qui 26 Jan 2012, 15:07

E ai pessoal, boa tarde, sou new no forum, possivelmente minha duvida ja deve ter respota, postada, mas ñ custa nada neh:
To com uma Band 1250 à 1 mes, e jah tomei um chão(ñ sei como até agora,rsrs) freei a roda dinteira pra passar na lombada(nem precisava), a msm derrapou e o resto foi o prejuizo, tava a uns 30K/h, quero acredita que era o pneu que tava frio ainda...pouco provável, porém possivel, mas tbm axei a Band muito instavel, alguem concorda comigo?
"pilotei uma 900rr por 4 anos nunca cai...pelo mesnos ñ assim..."
Blade_Bandit
Blade_Bandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 26/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por ata.jb Qui 26 Jan 2012, 15:47

Muito interessante essa discussão sobre uso dos freios.

Uma pergunta: em meio a uma curva... vc precisa frear... qual usar? O dianteiro pode levar ao chão facil. Usa-se só o traseiro?

Sei que o ideal é entrar na curva na velocidade correta, evitando frenagens. Mas nem sempre o ideal é o real.

Em tempo, eu vi esse video do Moto+ ha tempos e passei a usar essa tecnica de frenagem com os dedos externos. Me adaptei e achei bem melhor.

PS: o uso da minha moto é exclusivamente urbano e portanto não sou adepto a pilotagem esportiva.

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por ata.jb Qui 26 Jan 2012, 17:40

Achei este outro vídeio aqui, do Dicas de Pilotagem, no qual ele usa essa tecnica de frenagem com os dedos externos. No caso ele usa pra evitar tbm que os braços fiquem sobrecarregados e sintamos dor ao pilotar.

ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por R-Carril Qui 26 Jan 2012, 21:32

Blade_Bandit escreveu:, e jah tomei um chão(ñ sei como até agora,rsrs) freei a roda dinteira pra passar na lombada(nem precisava), a msm derrapou e o resto foi o prejuizo, tava a uns 30K/h, quero acredita que era o pneu que tava frio ainda...

Talvez, dependendo de como vc entrou na lombada, se vc freou com forca o dianteiro e deixou todo o peso do seu corpo no guidon, transferindo para as bengalas, pode ter feito a frente afundar e dessa forma a suspensão dianteira pode ter ficado sem curso....se ela fica sem curso, ela Nao consegue absorver a irregularidade do asfalto, no caso a lombada, e o trabalho fica por conta do pneu, que pode perder aderência...é questão de segundos e a moto ta no chão...
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por Blade_Bandit Sex 27 Jan 2012, 13:11

Carril

...é deve ser isso, faltou prática, a moto é gostosa de pilotar(comparando com a 900rr, + dura), talvez eu devo ter passado da conta...com a 900rr ja aconteceu de travar a roda dianteira, mas com reflexo deu pra corrigir o traçado, o difícil é aceitar q a band não reage bem a pilotagem esportiva*, mas vlw o esclarecimento...abç

Obs:*esportiva amador= s/ muita noção do perigo...rsrs
Blade_Bandit
Blade_Bandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 26/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por x_x SRAD Sex 27 Jan 2012, 13:47

Blade_Bandit escreveu:Carril

...é deve ser isso, faltou prática, a moto é gostosa de pilotar(comparando com a 900rr, + dura), talvez eu devo ter passado da conta...com a 900rr ja aconteceu de travar a roda dianteira, mas com reflexo deu pra corrigir o traçado, o difícil é aceitar q a band não reage bem a pilotagem esportiva*, mas vlw o esclarecimento...abç

Obs:*esportiva amador= s/ muita noção do perigo...rsrs

Outra possibilidade para o tombo é a tinta da lombada, esse tipo de tinta de pintura solo é muito escorregadia, frear ou acelerar sobre ela é muito arriscado.
Para chegar a travar o dianteiro, e´sinal q vc está alicatando muito forte o freio, tem q apertar com menos força, vc pode tentar começar frear um pouco antes para reduzir o risco de um tombo. abs.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por x_x SRAD Sex 27 Jan 2012, 13:57

ata.jb escreveu:Muito interessante essa discussão sobre uso dos freios.

Uma pergunta: em meio a uma curva... vc precisa frear... qual usar? O dianteiro pode levar ao chão facil. Usa-se só o traseiro?

Sei que o ideal é entrar na curva na velocidade correta, evitando frenagens. Mas nem sempre o ideal é o real.

Em tempo, eu vi esse video do Moto+ ha tempos e passei a usar essa tecnica de frenagem com os dedos externos. Me adaptei e achei bem melhor.

PS: o uso da minha moto é exclusivamente urbano e portanto não sou adepto a pilotagem esportiva.

Abs.

Vc pode usar moderadamente, os dois, mas o dianteiro só em ultimo caso e tem q ser bem de leve, nada de travar ou alicatar forte, ou irá oara o chão, o traseiro vc pode usar um pouco mais, pricipalmente quando precisar corrigir o traçado, mas tbm de boa, nada de travar, lembrando que o uso do dianteiro poderá mudar o trajeto na curva, ou seja, pode mudar a direção em que a moto está indo, a moto tende a levantar, vc também pode usar o contra esterço que vai jogar vc para dentro da curva, no caso de estar esparramando na curva,. abs.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por ata.jb Sex 27 Jan 2012, 15:53

x_x SRAD escreveu:
ata.jb escreveu:Muito interessante essa discussão sobre uso dos freios.

Uma pergunta: em meio a uma curva... vc precisa frear... qual usar? O dianteiro pode levar ao chão facil. Usa-se só o traseiro?

Sei que o ideal é entrar na curva na velocidade correta, evitando frenagens. Mas nem sempre o ideal é o real.

Em tempo, eu vi esse video do Moto+ ha tempos e passei a usar essa tecnica de frenagem com os dedos externos. Me adaptei e achei bem melhor.

PS: o uso da minha moto é exclusivamente urbano e portanto não sou adepto a pilotagem esportiva.

Abs.

Vc pode usar moderadamente, os dois, mas o dianteiro só em ultimo caso e tem q ser bem de leve, nada de travar ou alicatar forte, ou irá oara o chão, o traseiro vc pode usar um pouco mais, pricipalmente quando precisar corrigir o traçado, mas tbm de boa, nada de travar, lembrando que o uso do dianteiro poderá mudar o trajeto na curva, ou seja, pode mudar a direção em que a moto está indo, a moto tende a levantar, vc também pode usar o contra esterço que vai jogar vc para dentro da curva, no caso de estar esparramando na curva,. abs.

Entendi.

Então é como eu pensava e ja vinha fazendo qdo necessário.

Obrigado.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty sem querer ser insistente...mas já sendo,rsrsrs

Mensagem por Blade_Bandit Sáb 28 Jan 2012, 01:21

...outra coisa que eu queria entender é a respeito desse video do Bruno Corano em que ele fala que, em motos, o freio traseiro serve basicamente para efetuar manobras, enpinar,etc...lembro de ter visto um video (ja faz um tempo...enfim...), do Alexandre Barros, onde ele orienta usar os dois, pelo fato de que assim a moto "abaixa" por igual(demonstrando com a mão), uma vez que, se for usado apenas o dianteiro a moto se "equilibraria" somente na area de contato no chão do pneu dianteiro, o que não é bom'Rolling Eyes', o que eu queria entender é o por que da divergencia na opinião de dois pilotos de alto nivel?


Detalhe:favor não reparem, acento pra mim é luxo,rsrsrs
Blade_Bandit
Blade_Bandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 26/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por Juan Dom 29 Jan 2012, 21:10

eu posso ser linxado por isso mas vamos lá: pra mim o Corano é um otimo piloto sim mas as técnicas dele são muito ''inovadoras'' pro meu gosto. eu acredito piamente no que o Alexandre Barros disse inclusive se for ver bem só o Corano entoa esse coro de que freio traseiro é só para firulas...
Juan
Juan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 24/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por Pedro Senna Qua 01 Fev 2012, 16:41

ata.jb escreveu:Muito interessante essa discussão sobre uso dos freios.

Uma pergunta: em meio a uma curva... vc precisa frear... qual usar? O dianteiro pode levar ao chão facil. Usa-se só o traseiro?

Abs.

Essa pergunta é importantíssima, e o domínio da resposta evitaria pelo menos metade dos chãos quando a moto "passa reto na curva". No caso de uma entrada de curva mal feita (sobretudo acima dos 85km/h), geralmente sem se preocupar com a máxima "entre por fora, feche no meio a acelere na saída", a melhor alternativa é abusar do contra esterço. Por exemplo: Curva pra direita errada, sentindo a moto abrir para a esquerda, querendo mudar de faixa, a melhor solução é: 1) desacelerar (dãã) - se for o caso de estrada, pode-se reduzir a marcha; 2) empurrar o manete para a direita, avançando o joelho direito e recuando o esquerdo; 3) puxar o manete esquerdo para perto do joelho esquerdo; 4) tocar com amor e carinho o freio traseiro sem deixar o peso da perna direita comandar a frenagem - quem freia é o pé, não a perna!!!; 5) sentir a moto deitar pra direita.

Parece aquelas dicas que ninguém consegue fazer, mas é simples. Um sábado de prática já ajuda... Depois dos 85Km, use sempre o contra esterço - não é por acaso que os guidões só viram o que viram. Freio no meio da curva é recurso de quem já domina o riscado. Se você está andando forte e não faz o contra esterço, não ande forte!!!

Espero ter ajudado... Abs,

Pedro
Pedro Senna
Pedro Senna
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por Berlindo Qua 01 Fev 2012, 18:18

Peraí peraí!! Pra que serve o freio traseiro, segundo o Corano??

Ah pára...pó pará.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty freio na curva

Mensagem por juninho prudente Seg 09 Jul 2012, 13:55

Pedro Senna escreveu:
ata.jb escreveu:Muito interessante essa discussão sobre uso dos freios.

Uma pergunta: em meio a uma curva... vc precisa frear... qual usar? O dianteiro pode levar ao chão facil. Usa-se só o traseiro?

Abs.

Essa pergunta é importantíssima, e o domínio da resposta evitaria pelo menos metade dos chãos quando a moto "passa reto na curva". No caso de uma entrada de curva mal feita (sobretudo acima dos 85km/h), geralmente sem se preocupar com a máxima "entre por fora, feche no meio a acelere na saída", a melhor alternativa é abusar do contra esterço. Por exemplo: Curva pra direita errada, sentindo a moto abrir para a esquerda, querendo mudar de faixa, a melhor solução é: 1) desacelerar (dãã) - se for o caso de estrada, pode-se reduzir a marcha; 2) empurrar o manete para a direita, avançando o joelho direito e recuando o esquerdo; 3) puxar o manete esquerdo para perto do joelho esquerdo; 4) tocar com amor e carinho o freio traseiro sem deixar o peso da perna direita comandar a frenagem - quem freia é o pé, não a perna!!!; 5) sentir a moto deitar pra direita.

Parece aquelas dicas que ninguém consegue fazer, mas é simples. Um sábado de prática já ajuda... Depois dos 85Km, use sempre o contra esterço - não é por acaso que os guidões só viram o que viram. Freio no meio da curva é recurso de quem já domina o riscado. Se você está andando forte e não faz o contra esterço, não ande forte!!!

Espero ter ajudado... Abs, ola colega eu andei em um trak day ontem em londrina , e vi os pilotos da categoria intermediario e a especial , a 280 km, em um final de reta curva , entrar nos ultimos 150 metros acelerando !! e feiando bruscamente , e fazendo uma curva de 50 metros finais , que da em um cotovelo para outro lado , quando vi isso fui ate la para ter a certeza , de que se tratava mesmo , de uma frenagem dessas ! sabendo que eu na mesma reta começava a freiar bem antes dos 200 metros e a 230km , por se tratar de uma reta curva vc entra freiando mesmo , eu fiz um curso de pilotagem , mas garanto que na pratika e bem diferente mesmo , falam para dar uma tocada no freio trazeiro para estabilizar a suspensão , depois aplicar o dianteiro e intensificar eu digo , se vc fizer esse procedimento todo vc passa reto mesmo , pois e 80 metros por segundo !!ai ja era , eu não sei como eles fazem mas eles entram com tanta velocidade , e deitados ! que da ate medo de ver !! eles freiando , e mais uns deles estavam andando com pneus super corsa ! , gostaria de saber fazer isso !!

Pedro
juninho prudente
juninho prudente
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por juninho prudente Seg 09 Jul 2012, 13:56

ola colega eu andei em um trak day ontem em londrina , e vi os pilotos da categoria intermediario e a especial , a 280 km, em um final de reta curva , entrar nos ultimos 150 metros acelerando !! e feiando bruscamente , e fazendo uma curva de 50 metros finais , que da em um cotovelo para outro lado , quando vi isso fui ate la para ter a certeza , de que se tratava mesmo , de uma frenagem dessas ! sabendo que eu na mesma reta começava a freiar bem antes dos 200 metros e a 230km , por se tratar de uma reta curva vc entra freiando mesmo , eu fiz um curso de pilotagem , mas garanto que na pratika e bem diferente mesmo , falam para dar uma tocada no freio trazeiro para estabilizar a suspensão , depois aplicar o dianteiro e intensificar eu digo , se vc fizer esse procedimento todo vc passa reto mesmo , pois e 80 metros por segundo !!ai ja era , eu não sei como eles fazem mas eles entram com tanta velocidade , e deitados ! que da ate medo de ver !! eles freiando , e mais uns deles estavam andando com pneus super corsa ! , gostaria de saber fazer isso !!
juninho prudente
juninho prudente
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por ata.jb Ter 10 Jul 2012, 16:58

é... a teoria é fácil...

Smile
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de pilotagem ( freios) Empty Re: dicas de pilotagem ( freios)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos