Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CURSO MECÂNICA DE MOTOS

+7
GHERI
edgar
JoHnny
Neuberas
Pâmela R6
Berlindo
marconi
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por marconi Ter 12 Jul 2011, 16:25

Tenho pensado muito em mudar de ramo, não que o atual esteja ruim, pelo contrário, mas tenho desejo de mudar.
Atualmente trabalho de detecção de vazamentos subterrãneos. Minha vontade é abrir uma oficina de motos, mas não uma qualquer, quero mexer tanto em motos pequenas quanto grandes, oferecendo um serviço de qualidade, por isso quero começar fazendo um bom curso e depois um estágio. Como trabalho por conta, acho que dá pra estudar bastante o setor pra daqui um ano e meio ou dois anos já poderia estar abrindo as portas.

A grande dúvida é onde estudar. Vi que o senai da um curso de 120 horas (acho que deve ser pouco pra função), por isso to precisando de dicas de onde posso estar buscando esta formação.
Abraço.
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por Berlindo Ter 12 Jul 2011, 16:59

O Senai tem um curso maior, ñ tem ñ? Eu faria lá, pelo menos aqui em Campinas eles são renome.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por Pâmela R6 Ter 12 Jul 2011, 17:14

Olha... que legal ! Vai fundo =)
Já tem uma cliente...rs

Pâmela R6
Pâmela R6
Participante
Participante

Feminino
Idade : 38
Data de inscrição : 10/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por Neuberas Ter 12 Jul 2011, 17:49

Marconi,
Existem 2 opções:
SENAI e Escola Mecking(http://www.mecking.com.br/apresentacao.asp)

Eu comecei o curso de mecanica de motos na Mecking e tive que parar porque saí do Brasil.

A Mecking tem mais de 30 anos de tradição, os professores conhecem muito e na sua grande maioria exercem cargos nas montadoras nacionais. Exemplo, meu professor era o mesmo professor dos mecanicos da honda, yamaha, sundown, etc.

SENAI tb é bom, o nosso Modera Edgar é professor por lá.

Agora uma coisa.. quase todo mundo que monta oficina acaba fechando depois de um tempo, é algo a pensar e estudar mais a fundo.
Neuberas
Neuberas
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por marconi Ter 12 Jul 2011, 18:12

Berlindo escreveu:O Senai tem um curso maior, ñ tem ñ? Eu faria lá, pelo menos aqui em Campinas eles são renome.

Essa é minha dúvida, quando entrei no site ontem vi apenas o curso de 120 horas, achei pouco mas senai é senai, sempre tem coisa boa para aprender lá.
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por marconi Ter 12 Jul 2011, 18:15

Neuberas escreveu:Marconi,
Existem 2 opções:
SENAI e Escola Mecking(http://www.mecking.com.br/apresentacao.asp)

Eu comecei o curso de mecanica de motos na Mecking e tive que parar porque saí do Brasil.

A Mecking tem mais de 30 anos de tradição, os professores conhecem muito e na sua grande maioria exercem cargos nas montadoras nacionais. Exemplo, meu professor era o mesmo professor dos mecanicos da honda, yamaha, sundown, etc.

SENAI tb é bom, o nosso Modera Edgar é professor por lá.

Agora uma coisa.. quase todo mundo que monta oficina acaba fechando depois de um tempo, é algo a pensar e estudar mais a fundo.

Eu vi este site ontem achei bem legal, e com indicação fica melhor.
Quanto ao negócio dar certo concordo com você...mas vejo mecânicos bem sucedidos, na minha profissão mesmo não é fácil sobreviver. Tem que ter algo diferenciado e de qualidade sempre.
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por JoHnny Ter 12 Jul 2011, 18:30

Em relação ao post do Neuberas, complemento:

Trabalhar com motos/carros é um meio ingrato, tem que pastar muito até ter uma rede de clientes mais fiéis (que serão o seu sustento) e outros esporádicos que farão o famoso boca a boca.

Mais do que isso, trabalhar de maneira correta, pagando os impostos, funcionários, peças de procedência, etc. é mais dificil ainda, principalmente quando se tem que concorrer com a concorrência que em sua maioria não é tão honesta assim.

Eu também tenho vontade, mas só de começar a calcular o valor para o investimento inicial a quantidade de $ para ter um fluxo de caixa, desanimo e desisto da idéia.

O que eu faria se fosse você era focar no mercado de nichos. Cada vez mais motos italianas, austríacas e inglesas estão vindo para o Brasil. (Ducati, KTM e Triumph). Ter uma oficina especializada neste tipo de serviço é a meu ver, o único meio de poder ter algum espaço para crescer e se estabelecer.

Foque em coisas que ninguém está fazendo e com certeza você terá resultado.
Se for o caso, coloque no seu planejamento uma viagem para fora para estagiar em uma dessas empresas e trazer know-how e até equipamentos de ponta.



_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por marconi Ter 12 Jul 2011, 18:52

JoHnny escreveu:Em relação ao post do Neuberas, complemento:

Trabalhar com motos/carros é um meio ingrato, tem que pastar muito até ter uma rede de clientes mais fiéis (que serão o seu sustento) e outros esporádicos que farão o famoso boca a boca.

Mais do que isso, trabalhar de maneira correta, pagando os impostos, funcionários, peças de procedência, etc. é mais dificil ainda, principalmente quando se tem que concorrer com a concorrência que em sua maioria não é tão honesta assim.

Eu também tenho vontade, mas só de começar a calcular o valor para o investimento inicial a quantidade de $ para ter um fluxo de caixa, desanimo e desisto da idéia.

O que eu faria se fosse você era focar no mercado de nichos. Cada vez mais motos italianas, austríacas e inglesas estão vindo para o Brasil. (Ducati, KTM e Triumph). Ter uma oficina especializada neste tipo de serviço é a meu ver, o único meio de poder ter algum espaço para crescer e se estabelecer.

Foque em coisas que ninguém está fazendo e com certeza você terá resultado.
Se for o caso, coloque no seu planejamento uma viagem para fora para estagiar em uma dessas empresas e trazer know-how e até equipamentos de ponta.




vlw...acho que você está certo, é o que digo de fazer a diferença, sei que até lá vou ralar muito até chegar este nível mas o ideal é mesmo um local especializado, onde as pessoas possam confiar.
Eu so meu doido...quando era muleque não ficava sem grana de jeito nenhum...e nunca gostei de trabalhar fichado em empresas, embora do valor a isso pois é onde você adquire experiências que sozinho você não teria.
Mas tudo que formos falando sobre o assunto vai me ajudar a amadurecer minha ideia e ter bons resultados.
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por Berlindo Ter 12 Jul 2011, 23:16

Taí, vou encarar esse cursinho de 120 horas aí...
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por edgar Qua 13 Jul 2011, 09:02

bom vamos lá.

o curso de mecanico de motos que existem são unica e exclusivamente para te dar NOÇÕES de mecânca.

para vc abrir uma oficina de grandes motos vc tem q ter no minimo 5 anos de experiência , para poder SE AVENTURAR.

os mecâncos das concessónárias tanto de veículo como de motos, que vão nos cursos são os totalmente sem noção, ou seja qq um que eles pegam para lavar peças e trocar o oleo, PORTANTO NÃO SÃO REFERENCIA, os bons mecânicos ha muito tempo não frequentam esses tipos de cursos.

Existem professsores e professores, ensinar um cara sem noção é facil, ele não sabe nada, ou seja, vai aprender muito, na visão dele.

esse curso de 120 horas vão te ensinar, eletricidade basica, multímetro, ciclo otto,sincronismo, sistema de ignição, carga e partida.

dai para vc ser mecânico tem um longo caminho.....

na pratica o seguinte o cara se forma, arruma emprego numa oficina e depois de 5 anos, vendo os problemas na pratica, esta em forma.

salvo vc queira ser mecânico que denominamos de BOQUETA, para trabalhar com motos de moto boy, que hj ate dá uma grana, mas tem q trabalhar feito um louco. pois os valores do serviço são baixos.

portanto se vc ja tem noção de mecância esqueçe esses cursos, vai passar mais raiva do que aprender, não que vc não aprenda nada, mas no final vai se arrepender.


_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Politicos CURSO MECÂNICA DE MOTOS Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por marconi Qua 13 Jul 2011, 13:44

edgar escreveu:bom vamos lá.

o curso de mecanico de motos que existem são unica e exclusivamente para te dar NOÇÕES de mecânca.

para vc abrir uma oficina de grandes motos vc tem q ter no minimo 5 anos de experiência , para poder SE AVENTURAR.

os mecâncos das concessónárias tanto de veículo como de motos, que vão nos cursos são os totalmente sem noção, ou seja qq um que eles pegam para lavar peças e trocar o oleo, PORTANTO NÃO SÃO REFERENCIA, os bons mecânicos ha muito tempo não frequentam esses tipos de cursos.

Existem professsores e professores, ensinar um cara sem noção é facil, ele não sabe nada, ou seja, vai aprender muito, na visão dele.

esse curso de 120 horas vão te ensinar, eletricidade basica, multímetro, ciclo otto,sincronismo, sistema de ignição, carga e partida.

dai para vc ser mecânico tem um longo caminho.....

na pratica o seguinte o cara se forma, arruma emprego numa oficina e depois de 5 anos, vendo os problemas na pratica, esta em forma.

salvo vc queira ser mecânico que denominamos de BOQUETA, para trabalhar com motos de moto boy, que hj ate dá uma grana, mas tem q trabalhar feito um louco. pois os valores do serviço são baixos.

portanto se vc ja tem noção de mecância esqueçe esses cursos, vai passar mais raiva do que aprender, não que vc não aprenda nada, mas no final vai se arrepender.



Boua velho concordo com você também...por isso além do curso vou procurar uma boa oficina para aprender mais do dia a dia, pois é ali que as coisas acontecem de verdade e mexer com moto grande não é pra qualquer um. Minha vantagem é que posso manter meu negócio próprio a distância enquanto vou me especializando.
Este curso do senai de 120 horas eu achei muito básico, a outra escola a mecking me pareceu ter um curso mais completo, inclusive vai ter turmas agora para o mês de agosto, eu devo encarar.
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por GHERI Qua 13 Jul 2011, 16:16

Eu recebi um pelo FB que será ministrado em Marília, se te interessar me da um toque.

GHERI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 25/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por marconi Qua 13 Jul 2011, 17:16

GHERI escreveu:Eu recebi um pelo FB que será ministrado em Marília, se te interessar me da um toque.

Pode interessar.
tem algum site? tks
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por GHERI Qua 13 Jul 2011, 17:56

marconi escreveu:
GHERI escreveu:Eu recebi um pelo FB que será ministrado em Marília, se te interessar me da um toque.

Pode interessar.
tem algum site? tks

http://www.proracing.com.br/

GHERI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 25/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por marconi Qui 14 Jul 2011, 22:20

Final de agosto começa novas turmas no período noturno.
Semana que vem devo estar fazendo a matrícula, caso alguém do SOL tenha interesse de participar será um prazer.
http://www.mecking.com.br/apresentacao.asp
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por MORAES(TL) Sex 15 Jul 2011, 00:23

marconi escreveu:Final de agosto começa novas turmas no período noturno.
Semana que vem devo estar fazendo a matrícula, caso alguém do SOL tenha interesse de participar será um prazer.
http://www.mecking.com.br/apresentacao.asp

Eu fiz o curso lá.Se for noturno Procure o Fernando Prof. ou o Dono Hyperides o velho e uma enciclopedia ambulante.kkk manja muito.
eu to pra fazer injeção lá . Quem sabe passo lá e nos falamos.ok

_________________
CURSO MECÂNICA DE MOTOS Ratomalhando CURSO MECÂNICA DE MOTOS UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por marconi Ter 02 Ago 2011, 20:00

MORAES(TL) escreveu:
marconi escreveu:Final de agosto começa novas turmas no período noturno.
Semana que vem devo estar fazendo a matrícula, caso alguém do SOL tenha interesse de participar será um prazer.
http://www.mecking.com.br/apresentacao.asp

Eu fiz o curso lá.Se for noturno Procure o Fernando Prof. ou o Dono Hyperides o velho e uma enciclopedia ambulante.kkk manja muito.
eu to pra fazer injeção lá . Quem sabe passo lá e nos falamos.ok

haha pode deixar eu procuro sim.

pessoal...segunda feira estarei indo na escola fazer a matrícula.
alguém quer ir junto?
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por Neuberas Ter 02 Ago 2011, 23:10

MORAES(TL) escreveu:
marconi escreveu:Final de agosto começa novas turmas no período noturno.
Semana que vem devo estar fazendo a matrícula, caso alguém do SOL tenha interesse de participar será um prazer.
http://www.mecking.com.br/apresentacao.asp

Eu fiz o curso lá.Se for noturno Procure o Fernando Prof. ou o Dono Hyperides o velho e uma enciclopedia ambulante.kkk manja muito.
eu to pra fazer injeção lá . Quem sabe passo lá e nos falamos.ok

Tive aula com o Fernando e com o Tiozinho Hyperides(dono da escola), show de bola.
Neuberas
Neuberas
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por MORAES(TL) Ter 02 Ago 2011, 23:11

qndo vc fez?Neuberas

_________________
CURSO MECÂNICA DE MOTOS Ratomalhando CURSO MECÂNICA DE MOTOS UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por Neuberas Qua 03 Ago 2011, 13:11

Eu comecei no inicio de 2010, mas tive que parar no meio do ano pq vim pro canada. Mas o que eu cursei la foi show, os caras conhecem muito.
Neuberas
Neuberas
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por seiji Qua 03 Ago 2011, 13:35

Cara, diz uma coisa, você já pegou o manual de serviços da sua moto e deu uma olhada?

É o manual que os mecânicos das autorizadas usam (ou deveriam usar) e nele consta (ou deveria constar) todo tipo de serviço realizado na oficina com sua moto.

Também gosto de mecânica de motos, um amigo meu me falou desse curso aqui www.mmitech.edu
lá nos EUA.
seiji
seiji
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 06/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por MORAES(TL) Qua 03 Ago 2011, 14:46

no manual de serviço vem explicando tudo...Mas tem gente que nao tem coragem de abrir uma tampa do motor .
Isso com o curso fica mais facil.

_________________
CURSO MECÂNICA DE MOTOS Ratomalhando CURSO MECÂNICA DE MOTOS UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por seiji Qua 03 Ago 2011, 14:57

É verdade Moraes.

E então Marconi, tem que ver em que nível está. Se não sabe o que é 4 tempos e nem trocar o óleo da sua moto é melhor fazer o curso mesmo. Agora se já sabe usar ferramentas e instrumentos de medição e consegue desmontar e montar coisas sem estragar vai precisar de alguma coisa mais avançada.
seiji
seiji
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 06/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por Neuberas Qua 03 Ago 2011, 15:32

Uma coisa que o curso agregou foi que o cara que dava o curso tem no mínimo 30 anos de experiencia e é o cara que treina os mecanicos de diversas marcas, como Honda, Yamaha, etc, etc. Ele tambem ficou anos trabalhando em Manaus nas linhas de montagem.
O que agrega é a experiencia que ele tem e compartilha em cada tópico que é ensinado.
Neuberas
Neuberas
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por marconi Qua 03 Ago 2011, 18:11

seiji escreveu:É verdade Moraes.

E então Marconi, tem que ver em que nível está. Se não sabe o que é 4 tempos e nem trocar o óleo da sua moto é melhor fazer o curso mesmo. Agora se já sabe usar ferramentas e instrumentos de medição e consegue desmontar e montar coisas sem estragar vai precisar de alguma coisa mais avançada.


Troca óleo é fácil rs.
Eu tinha uma cg a 5 anos atráz e tudo que tinha que fazer nela eu mesmo fazia. Só não abria o motor.
Mas acho que vai ser bem legal pois eu adoro montar e desmontar coisas. Minha intenção é fazer todas as etapas do curso.
Eu to precisando mesmo fazer algo diferente.
marconi
marconi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 07/06/2011

http://www.localvazamento.com

Ir para o topo Ir para baixo

CURSO MECÂNICA DE MOTOS Empty Re: CURSO MECÂNICA DE MOTOS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos