Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Léo-Leandro em Qui 17 Mar 2011, 21:55

Relembrando a primeira mensagem :

E então galera...

A algum tempo (+ ou - 15 dias) eu vim percebendo que minha moto (Srad 750 2007) estava com a bateria fraca. Quando eu ia dar partida Sentia que ela tava fraca.

Aí como amanhã eu ia viajar, hoje (17/03/11) resolvi ir ver o que é, dar uma carga na bateria e tal.

Chegando na oficina meu mecânico (concessionário suzuki) foi conferir se estava carregando a bateria. Quando ele foi dar partida ela ja não pegou. Assim, ele resolveu dar uma carga na bateria para depois ver se ela estava carregando. Quando foi testar, Nada de carregar. Aí ele falou: - deve ser o RETIFICADOR (99% de chance).

Depois de uma longa espera para tirar o retificador para testar, pois ele apesar de ficar aparente é complicado de tirar, finalmente foi tirado.

Testado, constatou-se que não era esse o problema, foi quando ele foi ver o ESTATOR e pôde constatar que estava queimado.

Um estator novo custa R$1.200,00, aí ele disse que tem um cara que enrola o estator e fica bom (por uns R$250), não vai ter outra alternativa, vou ter que mandar enrolar mesmo, espero que dê certo!

Alguem teria uma alternativa, ou algo a declarar???

Brigadão desde já

Abraços


Última edição por Léo-Leandro em Qua 28 Set 2011, 16:47, editado 1 vez(es)
avatar
Léo-Leandro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 29
Data de inscrição : 03/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo


Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Regulatron em Sex 27 Jan 2012, 09:18

Olá pessoal!
Estamos fazendo uma super promoção em nosso site de reguladores/retificadores de voltagem para sua moto.
Abaixamos todos os preços e estamos oferecendo frete grátis para todo Brasil.
Visite www.regulatron.com.br
Se sua moto não está carregando mais a bateria, pode ser problema no regulador de voltagem. Fale com a gente pois temos uma equipe capacitada para ajudar a detectar o problema.
Grande Abraço a todos!!!.
avatar
Regulatron
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 12/04/2011

http://www.regulatron.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por andrei_ctba em Qua 16 Maio 2012, 22:00

como saber se é o retificador ou o estator ????

andrei_ctba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 26/10/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Regulatron em Qui 17 Maio 2012, 08:10

Infelizmente não trabalhamos com estatores, apenas retificadores mesmo.
Aconselhamos enviar sua moto a um mecânico especializado em motos de alta cilindrada, pois o sistema elétrico não é tão simples como aparenta.
Esperamos tê-lo ajudado.
avatar
Regulatron
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 12/04/2011

http://www.regulatron.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Berlindo em Qui 17 Maio 2012, 08:28

andrei_ctba escreveu:como saber se é o retificador ou o estator ????

Vc tem q medir os dois. Acho q já foi postado isso, mas basicamente mede-se tensão contínua VDC na bateria e veja se tá carregando, isso poderá indicar problema em qquer um dos dois. Pra saber se é o estator, mede-se tensão alternada VAC entre os polos vindo do estator pro retificador.

Nominalmente, a maioria das motos manda 14,5V do retificacor VDC e 90V VAC do estator, em 5000 rpm. Varia um pouco, mas se tiver próximo disso no médio giro, tá legal.
avatar
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 07/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Carlos Terence Fernandes em Sab 19 Maio 2012, 09:39

Lutar sempre desistir nunca...

Tenho percebido que que todos nós que temos srad vivemos com o fastama da PANE...eu já passei por duas seguidas uma de retificador e outra após 15 dias de estator, no meu caso optei por peças originais ai o peido foi seco...kkkk segundo informções quando sua parte eletrica não está bem ela começa a afetar o modulo sendo assim este entrando em pane o fumo será maior...gostaria de saber se alguns dos amigos fizeram modificações no chicote ou optarão por peças modificadas, a minha ficou filé após troca de retificador e estator...
Deus abençoe
avatar
Carlos Terence Fernandes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 28/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por marcden2003 em Qui 24 Maio 2012, 08:14

Berlindo, minha srad tá com um problema crônico, cara. Já troquei retificador (Valter de Ribeirão), bateria (Yuasa 8ah), fiz revisão, verifiquei o estator e nada, continua com o mesmo problema. A bateria não carrega, sempre bate em 12,7v na baixa e 13,5v em 5000 rpm. Testei o estator e tá mandando 78V nos três polos. Você sabe se esta tensão do está correta? A moto é uma srad 750 1998...

Valewww.
avatar
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Berlindo em Qui 24 Maio 2012, 09:49

Nos 5000 rpm mesmo, esses 78? Cara, muda bastante de moto pra moto, mas acho que está razoável. Chega a passar de 78V em algum momento?

Sinceramente, não confie tanto nesse retificador. Se vc pensa em ficar com a moto, garante que o estator está bom, aí troca o retificador por um Mosfet importado, aí um abraço.
avatar
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 07/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por marcden2003 em Qui 24 Maio 2012, 10:12

Berlindo escreveu:Nos 5000 rpm mesmo, esses 78? Cara, muda bastante de moto pra moto, mas acho que está razoável. Chega a passar de 78V em algum momento?

Sinceramente, não confie tanto nesse retificador. Se vc pensa em ficar com a moto, garante que o estator está bom, aí troca o retificador por um Mosfet importado, aí um abraço.

Não, 78V é o pico máximo. Já vi gente falando aqui que varia de 90 à 100V. O pior é que nem sei mais o que fazer, porque já fiz de tudo, bateria, revisão elétrica, retificador e nada. Teve um mecânico que disse que era "vazamento de corrente", mas não acreditei muito nisso. O pior é que todo mecânico que vou diz a mesma coisa: retificador. O que eu comprei com o Valter eu devolvi, quando o mecânico falou que era ele que tava ruim. Valter testou e tava beleza, mas enviou outro. Está do mesmo jeito. Resumindo, tô f... mesmo.
avatar
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Berlindo em Qui 24 Maio 2012, 10:55

Acho que é característico desse estator/gerador. Em lenta fica nuns 25V, ou seja, 78V é razoável para ser retificado e se transformar em 14 VDC.

Vc ñ consegue outra moto semelhante (ou aqui ou num mecânico) pra comparar? Se tá dando entre 20V a 78V conforme vc vai acelerando, não é problema no estator.
avatar
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 07/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por marcden2003 em Qui 24 Maio 2012, 11:49

Berlindo escreveu:Acho que é característico desse estator/gerador. Em lenta fica nuns 25V, ou seja, 78V é razoável para ser retificado e se transformar em 14 VDC.

Vc ñ consegue outra moto semelhante (ou aqui ou num mecânico) pra comparar? Se tá dando entre 20V a 78V conforme vc vai acelerando, não é problema no estator.

Valeu pela dica, Berlindo. Olhei aqui no "manuel" e lá diz que tem que dar acima de 70V... Acho que vou atacar agora em "vazamento de corrente", conforme os "mecânicos" estão chutando. Só mais uma dúvida: com motor quente, a voltagem que o estator joga para a bateria pode aumentar? Tipo, se tá dando 13,5v a 5000rpm com motor frio, esta voltagem pode aumentar com motor quente?

Abraço.
avatar
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Berlindo em Qui 24 Maio 2012, 12:24

Não, não muda em nada a eficiência do gerador conforme o uso.

Mas cara, será que seu problema não é o consumo da bateria e não efetivamente ela não ser carregada? Por isso o comentário da fuga de corrente que te fizeram. Se bobear, sua bateria está sim sendo carregada, só que alguma coisa está consumindo mais do que isso.

Faz o seguinte, com a moto toda desligada, coloca o multímetro na escala de corrente e mede em série com o polo negativo da bateria (chicote -> ponta de prova positivo -> ponta de prova negativo -> polo da bateria). Isso vai mostrar o consumo de corrente com a moto toda desligada. Com a moto ligada tb dá, precisa ver de quanto é a proteção do seu multímetro, pois os mais baratinhos podem não aguentar a corrente q vai passar alí.
avatar
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 07/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por marcden2003 em Qui 24 Maio 2012, 13:46

Camarada Berlindo, num sei nem como te agradecer...

Talvez eu esteja fazendo uma leitura dos dados de forma equivocada... Vou escrever aqui o que consta no "manuel" (em inglês, com tradução pela internet):

Generator no-load voltage (when engine is cold): more than 70V (AC) at 5000 rpm.

Voltagem em vazio do gerador (quando motor está frio) mais que 70V (AC) a 5000rpm.


Ignition coil primary peak voltage: more than 90V (at each ignition coil/plug cap)

Tensão de pico primária de bobina de ignição: mais de 90V (em cada tampa de bobina/plug cap)

Bom, é isso (quase dando um tiro no ouvido).

Abraço.
avatar
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Berlindo em Qui 24 Maio 2012, 13:58

É isso mesmo...q doideira, nunca tinha visto isso de especificarem a temperatura...kkkk. Não faz sentido, pq um gerador é igual um dínamo, o que importa é o magnetismo alí e a energia que vai gerar no bobinado. De qualquer forma, seus 78V estão corretos então, estator OK.

A tensão na bobina vc ñ vai conseguir medir com o multímetro, mas no seu caso, com relação a carga da bateria, esqueça isso. A informação do gerador é o suficiente para validar o que você está medindo.

Agora vá atrás de alguma fuga de corrente, algum lugar que esteja consumindo sua bateria. Difícil vai ser se isso só ocorrer com a moto em movimento (tipo um fio desencapado, etc). Faça a medição com a moto desligada q disse lá em cima e faça também a medição da voltagem na bateria qdo chega de um rolê e depois no outro dia de manhã/passado horas da moto desligada.

Em tempo, acredito que nessa configuração, a moto funcione normalmente uma vez ligada, né? Não para, não apresenta baixa corrente enqto o gerador está mandando carga, certo? O q vc está tendo de problema é na partida depois de algumas horas, suponho eu, estou certo?
avatar
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 07/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por marcden2003 em Qui 24 Maio 2012, 14:46

Berlindo escreveu:É isso mesmo...q doideira, nunca tinha visto isso de especificarem a temperatura...kkkk. Não faz sentido, pq um gerador é igual um dínamo, o que importa é o magnetismo alí e a energia que vai gerar no bobinado. De qualquer forma, seus 78V estão corretos então, estator OK.

A tensão na bobina vc ñ vai conseguir medir com o multímetro, mas no seu caso, com relação a carga da bateria, esqueça isso. A informação do gerador é o suficiente para validar o que você está medindo.

Agora vá atrás de alguma fuga de corrente, algum lugar que esteja consumindo sua bateria. Difícil vai ser se isso só ocorrer com a moto em movimento (tipo um fio desencapado, etc). Faça a medição com a moto desligada q disse lá em cima e faça também a medição da voltagem na bateria qdo chega de um rolê e depois no outro dia de manhã/passado horas da moto desligada.

Em tempo, acredito que nessa configuração, a moto funcione normalmente uma vez ligada, né? Não para, não apresenta baixa corrente enqto o gerador está mandando carga, certo? O q vc está tendo de problema é na partida depois de algumas horas, suponho eu, estou certo?

Ela liga na boa quando parada (fria). Inclusive a bateria não perde carga, sinal de que não há vazamento de corrente estando ela "em repouso", eu deduzo. O problema é quando dou umas voltas e o motor esquenta. Daí se eu parar, ela só liga depois de esfriar. E se eu andar por mais de 1 hora, ela pára geral, porque a bateria perde a carga toda, a ponto de não funcionar a bomba de combustível. Ou seja, se houver vazamento de corrente, é na tocada média-forte. Com motor ligado, "contando", dá 12,7v e em 5000 rpm, 13.5v. Tô começando a descofiar de que tô levando chifre, porque isso é coisa de cooooorno... puttttzzzzzz.

Abraço.
avatar
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por marcden2003 em Qui 24 Maio 2012, 14:49

Lembrei de uma coisa: quando meu retificador foi pro saco, o mecânico disse que ele esquentou tanto que quase derreteu alguns fios... Vou focar nesta informação.

Valeu irmão. Assistência show de bola a sua!
avatar
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Berlindo em Qui 24 Maio 2012, 15:53

Caraca, q coisa doida!

Cara, pode ser q seu retificador tá aquecendo e deixando de cumprir seu papel, ou até o estator mesmo.

O canal mesmo era colocar um voltímetro plugado aí e ir acompanhando, se vc conseguir fazer isso de uma força q ñ tenha nenhum risco de curto, dá pra tentar a gambiarra...kkkk

Ou então, anda com ela normal, não desliga em casa e deixa ela em funcionamento, testando.

Não é a ventoínha travada consumindo energia? O lance todo é saber se, esquentando, ela deixa de enviar carga ou ela passa a consumir tudo.
avatar
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 07/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por andrei_ctba em Qui 24 Maio 2012, 19:15

troquei o retificador hj, dei carga na bateria e fiz as medições: mandando 13,5v do retificador e 96v do estator ambos a 5000rpm, sera que ta bom ?

andrei_ctba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 26/10/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Berlindo em Qui 24 Maio 2012, 19:51

Tá bom sim. tem retificador que é mais linear, ou seja, entrega os 13,5 em toda faixa.
avatar
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 07/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por marcden2003 em Sex 25 Maio 2012, 18:51

andrei_ctba escreveu:troquei o retificador hj, dei carga na bateria e fiz as medições: mandando 13,5v do retificador e 96v do estator ambos a 5000rpm, sera que ta bom ?

Andrei, a tua é 1000? Caramba, 96V é uma patada!
avatar
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por marcden2003 em Sex 25 Maio 2012, 19:02

Amigo Berlindo.

Hoje pela manhã eu comprei um multímetro e fui medir a corrente do estator e do retificador novamente. No estator, tudo certo: 78v. Para medir a corrente do regulador fiz um procedimento bem simples: retirei os conectores positivo e negativo que saiam dele (na minha moto são 5 polos) e medi a corrente. Dava 14.5v a 5000rpm, ou seja, tudo normal. E na bateria, 13.4v. Creio que está vazando corrente no trajeto retificador/bateria. Já contactei com um eletricista que é referência na região e creio que ele descobre sem problemas. O lado ruim é que paguei 300 dinheiros em uma Yuasa nova e não vou usá-la...

Mais uma vez, camarada, agradeço pelas dicas. Eu não teria conseguido sem elas.

Abraço.
avatar
marcden2003
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por andrei_ctba em Sex 25 Maio 2012, 19:56

marcden2003 escreveu:
andrei_ctba escreveu:troquei o retificador hj, dei carga na bateria e fiz as medições: mandando 13,5v do retificador e 96v do estator ambos a 5000rpm, sera que ta bom ?

Andrei, a tua é 1000? Caramba, 96V é uma patada!

750cc e fica variando de 94 chegando ate 100v

andrei_ctba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 26/10/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Berlindo em Sab 26 Maio 2012, 10:57

Corrente não, tensão...não vai queimar o multímetro...kkk

Putz, será mal contato em algum dos polos? Estranho pq ñ tem desvio.

Cara, faz o seguinte. Localiza aonde é o aterramento do motor, q vai ligado no neutro da bateria, dá uma limpada alí, com uma lixinha, para melhorar o contato. Quem sabe...

E não precisa agradecer cara, estamos aqui pra isso. Boa sorte, espero q resolva o problema da máquina.
avatar
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 07/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Lekao em Ter 26 Jun 2012, 09:35

Ola pessoal parece que sou mais um com esse problema...
Triste problema não??? fazer o que ne?
Pois e peguei a motoca a menos de 2 meses e ja to com esse pepino nas mãos...
Li tudo aqui no Fórum a respeito mas... se alguém puder me ajudar!!
Foi o seguinte... a Tempestade tava file... andando igual vento!!Qnd sexta passada busquei ela em casa, e ja na rua debaixo a minha, no cruzamento dexei-a morrer. Tentei ligar mas havia acendido uma luz vermelha acho q de temperatura ou injeção algo assim que se apagou e nunca mais se acendeu... ai ela nao ligou. Porem so fui saber isso depois!!Esperei um pouco a luz se apagou. Porem cade bateria???? Como estava na aveniada dei um leve tranquinho de 3 marcha e ela rapidamente deu sinal de vida!!Sai contente pela rodovia!!!Andei uns 5 km ate minha empresa, desliguei-a por 1 hr e ela nao teve força para ligar. Levei num colega aqui so pra dar uma carguinha ele de cara me disse... e o retificador!!Meio leigo no assunto pedi que carregasse a bateria... no Sabado cedo peguei a moto normal e ele afirmando o msm!Ela ligou andei liguei e desliguei varias vezes normal... resolvi medir a corrente depois de encontrar vcs para saber do assunto. Tava em 12.5 desligado e qnd ligava caia pra 12 e ia pra no máximo 12.5 acelerando! Diante o evento anual em Tiradentes(Belo evento por sinal) Sad corri e levei-a ao mecânico em Itauna que trabalha com motos do porte... ele me disse o seguinte, sua bateria pode estar com pouca carga e por isso sua moto nao consegue subir de 12,5. Vamos dar uma carga lenta ate que ela chegue aos 13 e testa-la novamente. Isso procede amigos? Lembrando que ela so arriou uma vez depois da carga rapida ela andou desligou e legou normalmente...Ja cotei o regulatron no caso de trocar... vcs indicam? Grato!!
avatar
Lekao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 29
Data de inscrição : 25/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Berlindo em Ter 26 Jun 2012, 11:31

Pode ser sim que a bateria não esteja segurando carga, mas se baixar de 12V conforme o tempo com a moto ligada, não está chegando carga nela. Isso é meio rápido, pq bomba de combustível trabalhando, consome bastante carga.

Liga ela e deixa o multímetro na bateria, medindo tensão CONTÍNUA. Se cair a tensão em algum momento ao longo do tempo (1 ou 2 minutos), não tá chegando carga.
avatar
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 07/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Lekao em Qua 27 Jun 2012, 09:35

pale Berlindo... valew cara!mas infelizmente fui mais uma vitima msm!!ja comprei o regulatrom deve chegar aqui em MG quinta feira!to indo no mecanico agora fazer ele conferir o danado do estator ne? putz!Muito foda nem andei na moto ainda, estava esperando o Evento de Tiradentes, e talvez tenha q ir de carro...
A Suzuki me decepcionou!!Tive 2 Hondas e so dei manutenção preventiva...
avatar
Lekao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 29
Data de inscrição : 25/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estator Srad 750...AGORA O RETIFICADOR :(

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum