Remoção da válvula de controle de exaustão da SRAD 1000

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Mensagem por skydiver_34 em Qua 09 Fev 2011, 11:56


Senhores mecânicos de plantão,

Eu verifiquei no fórum americano GIXXER que eles desabilitam a válvula de controle de exaustão (figura abaixo) o que representa um ganho de 2CV, e que segundo eles, a função desta válvula é tão somente controle de ruído.

Minha moto vem apresentando um defeito nesta válvula, na verdade é no circuito, que vez ou outra acende a FI no painel, mas basta eu mexer nos cabos, desligar e ligar de novo, que a FI apaga, já houve a lubrificação dos cabos (na época a moto ainda estava na garantia) o problema sumiu por um tempo e agora voltou de novo, minha pergunta é: teria algum problema a inabilitação desta válvula?? realmente sei que quando se instala um escapamento full, obrigatoriamente tem que desabilitá-la, pois ela é retirada, então se eu desabilitar, poderá gerar algum problema futuro no motor?

Aguardo a análise e experiência dos senhores.

Obrigado



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Mensagem por foxbrrj em Qua 09 Fev 2011, 14:45

Opa!!!

Já passei por isso..

O Dono anterior colocou um Yoshimura TRS, mas esqueceu de desligar o sensor! Quando eu tirei o abafador do cano passou a ligar a tal luz vermelha no painel. Com a ajuda do pessoal do forum consegui descobrir qual era o código do erro. Era o _C0.

Descoberto tal código investiguei o que pode gerar esse problema. Isso se deve o fato do sensor estar ligado e o dispositivo não existir logo ele acusa.

Esse site me ajudou a entender http://www.bugmanweb.com/gsxr/gsxrindex.html vá no menu Exhaust, SET valve.

Esse vídeo do youtube me ajudou para achar qual era o sensor que deveria desligar! www.youtube.com/watch?v=C-bsOH_5ZzI

Foi batata!! Mel na chupeta!! Sumiu a bendita luz vermelha e a SRAD está um foguete!!

Qualquer coisa grita.. Para descobrir qual é o código da ECU também é muito fácil!! Faça isso antes de levar a um mecânico pq so para descobrir tal código ele vai te cobrar um dindin.

Nesse site tem o service manual da moto caso não tenha da um toque que te passo o link, pois este arquivo tem mais de 100mb não da para mandar por e-mail.
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Mensagem por MORAES(TL) em Qua 09 Fev 2011, 14:49

ao meu ver o erro continuará pois a sonda lambda..terá uma leitura errada dos gases..mas como vc mesmo disse..ao colocar um escape esportivo..a valvulas vai pro espaço..

então se for tirar a valvula..terá que levar para um leve regulagem..na i.e..e o problema acabará

agora qnto a problemas no motor,não vejo o pq.
pois essa valvula funbciona somente com o motor embaixa rotação.ok

abraço.

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Mensagem por foxbrrj em Qua 09 Fev 2011, 14:56

Se retirar a válvula e ela vai sair, pois fica acoplada ao cano original e não desligar o sensor do EXCVA a luz sempre irá acender em marcha lenta quando esquenta. Esse sensor é um plug mega simples.
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Mensagem por skydiver_34 em Qua 09 Fev 2011, 15:18

Na verdade senhores, não quero retirar a válvula, instalei um taylormade que não precisa tirar a válvula, mas o problema da luz FI continua, o código de erro é C046, o que é justamente a válvula exacap, realmente eu achei que com a lubrificação dos cabos iria acabar o problema, mas novamente surge. Então, o que eu queria é eliminar esse código de erro, no fórum gixxer, eles ensinam que deve fazer igual ao que manda o manual de instalação do escapamento yoshimura full, com desconexão do fio marrom/preto acoplado na ECU, com isso o aviso de erro some. Outra coisa, eles postaram um vídeo de uma srad 1000 no Dino, com a válvula habilitada e depois sem a válvula habilitada, e sem a válvula o som fica maior e relamente aumenta em 2 cv a potência no Dino. Se realmente não afetar nada no motor, são 2 cv ganhos praticamente sem fazer nada na motoca.
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Mensagem por foxbrrj em Qua 09 Fev 2011, 15:38

Faz isso então!! Desabilita na ECU não é dificil!

No meu caso era o _C00, pois ela estava desabilitada no ECU.

O lance é que no manual da Yoshimura não vem falando para desabilitar o sensor, mas como o servo não trabalha mais o sensor está sobrando.
Com isso tive que desligar o sensor.

Agora não tenho mas a luz pentelha aparecendo.

Caso contrário vai acontecer o que o Moraes disse.
ao meu ver o erro continuará pois a sonda lambda..terá uma leitura errada dos gases..
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Mensagem por foxbrrj em Qua 09 Fev 2011, 16:01

Não vou editar o que criei.. Mas acho que falei merda na resposta anterior.

Falei para remover o sensor. Fui olhar no manual de serviço e o erro C46 que você está mencionando. É sobre Tensão Elétrica.

No texto diz.

Code : C46
Detected Item: Exhaust control valve actuator
Detected failure condition check for :

-> EXCVA position sensor producer following voltage. 0.1 V <= sensor voltage < 4.9 V
Without the above valve, C46 is indicated. EXCVA motor can not move.

-> EXCVA, EXCVA adjusdment, lead wire/coupler.
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Mensagem por skydiver_34 em Qui 10 Fev 2011, 11:01

Valeu Fox, muito obrigado!!

Vou fazer isso mesmo, desligar o sensor para a luz pentelha não aparecer!!

Abraços
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Mensagem por JoHnny em Qui 10 Fev 2011, 11:39

Para colocar somente o escape esportivo não precisa fazer nada disso.

É bem mais simples. Você tira a válvula e os cabos que passam debaixo do tanque da moto (Precisa tirar o tanque e talvez uma parte da rabeta).
Você solta tudo e tira os cabos lá em cima perto do motor elétrico que puxa os cabos para deixar ela aberta ou fechada.
Feito isso é só colocar o escape esportivo e pronto. Para o sistema a válvula vai estar lá fazendo a função dela.

Agora desabilitar a válvula acho que não deve dar muito resultado. Uma porque a válvula sempre fica fechada priorizando o torque em baixa e aberta em alta priorizando a potencia, ou a velocidade final.

Manda o link pra gente dar uma olhada.

2 cv você ganha com uma boa gasolina e filtro de ar limpos. Além de não precisar toda essa complicação, dificilmente você sentirá a diferença.

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Mensagem por JoHnny em Qui 10 Fev 2011, 11:44

Li metade de um texto, depois li metade de outro texto... Respondi uma coisa nada a ver skydiver.

Desliga o sensor. É super simples (como no vídeo) e a luz não vai aparecer mais.

A válvula controla um pouco os ruídos, mas a função prioritária dela e dar mais torque em baixa rotação (quando a válvula fica fechada) e dar mais potência quanto a moto está em alta (quando a válvula fica totalmente aberta). Para quem nunca viu é uma borboleta no meio do cano do escape.

Sobre os 2cv, o ponto ainda é válido. Quase não é perceptível. Precisa ter bastante familiaridade e sensibilidade para perceber essa mudança.

Bota uma podium, limpa o filtro de ar que você pode ganhar até 2cv.

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Mensagem por skydiver_34 em Qui 10 Fev 2011, 11:49

Valeu Johnny!!

Concordo com vc, acho que realmente a válvula não tem somente a função de diminuir os ruídos, aumentar o torque em baixa rotação.
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Mensagem por cleberson m pacheco em Sab 28 Maio 2011, 01:05

foxbrrj escreveu:Opa!!!

Já passei por isso..

O Dono anterior colocou um Yoshimura TRS, mas esqueceu de desligar o sensor! Quando eu tirei o abafador do cano passou a ligar a tal luz vermelha no painel. Com a ajuda do pessoal do forum consegui descobrir qual era o código do erro. Era o _C0.

Descoberto tal código investiguei o que pode gerar esse problema. Isso se deve o fato do sensor estar ligado e o dispositivo não existir logo ele acusa.

Esse site me ajudou a entender http://www.bugmanweb.com/gsxr/gsxrindex.html vá no menu Exhaust, SET valve.

Esse vídeo do youtube me ajudou para achar qual era o sensor que deveria desligar! www.youtube.com/watch?v=C-bsOH_5ZzI

Foi batata!! Mel na chupeta!! Sumiu a bendita luz vermelha e a SRAD está um foguete!!

Qualquer coisa grita.. Para descobrir qual é o código da ECU também é muito fácil!! Faça isso antes de levar a um mecânico pq so para descobrir tal código ele vai te cobrar um dindin.

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Mensagem por Elton em Qua 01 Jun 2011, 20:28

Antes do Taylor já acontecia isso!!! Num foi na montagem que prendeu (apertou) alguma coisa de mais??? A minha tá sussa num deu nada.
Você adaptou a sonda (sensor de oxigênio) ou colocou o jumper?
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Mensagem por Berlindo em Qua 01 Jun 2011, 21:12

Existe essa valvula na 675 tb e serve pra, traduzindo em miudos, restringir a saída de gazes de tal forma que se antecipe a curva de torque. Logo, terá mais torque disponível em baixa.

Não vejo impacto disso na sonda lambda, ñ sei na SRAD, mas acho que na 675 ela está antes da valvula. Também ñ exergo nenhum problema em desabilitá-la, exceto por deixar de ter o benefício dela.
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Mensagem por Elton em Qua 01 Jun 2011, 22:19

Não falei que a sonda tem haver com o problema, foi apenas uma pergunta. A falta da sonda e jumper acende a fi, pelo menos na SRAD. O Taylor vem sem sensor.
Outra, perguntei sobre a colocação, pois o final do sistema de exaustão (cabos) é bem próximo de onde fixa o Taylor.
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Mensagem por skydiver_34 em Qua 01 Jun 2011, 22:29

Bom, o problema existia antes da instalaçao do taylor, mas acredito q o problema estava na parte interna da válvula, pois tive que retirar o taylor e por dentro do escape lubrificar a valvula, ja tem uma semana que nunca mais deu pau. Vou torcer que seja isso, caso contrário, desabilito mesmo a valvula! Obrigado
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Mensagem por Elton em Qua 01 Jun 2011, 22:38

Exatamente, a válvula é bem próxima de onde fixa o Taylor.
Adaptou o sensor? Está pipocando?
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Mensagem por huiohenauli em Dom 30 Out 2011, 00:16

pessoal, preciso tirar o tal fi da minha srad, soh que pelo video que vi a srad eh diferente da minha, apesar de o ano ser o mesmo (2005) a minha parece ser um modelo a menos (apesar de a minha ser 2005, acho que eh modelo 2004). Sera que o processo de retirar o fio de ECU eh igual?
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Mensagem por huiohenauli em Seg 31 Out 2011, 00:17

deu certo pessoal, usei o site que o foxbrrj indicou
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Mensagem por Zazo em Ter 03 Abr 2012, 22:53

Fala galera...preciso de uma ajuda se possível...tenho uma SRAD 750 08 e apareceu no painel F1, o codigo é C46(valvula do escape) já desliguei os cabos só que não sei a cor do fio que desligo na ECU, alguém pode me ajudar.

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Mensagem por ricardosrad em Qui 02 Ago 2012, 15:00

amigo, tenho uma srad 1000 2007 e retirei o escape original com a válvula, imediatamente o F1 apareceu e só apagou após conectar o programa para modificar os parâmetros. depois disso ficou beleza...
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Mensagem por Parada em Qui 02 Ago 2012, 15:24

foxbrrj escreveu:Opa!!!

Já passei por isso..

O Dono anterior colocou um Yoshimura TRS, mas esqueceu de desligar o sensor! Quando eu tirei o abafador do cano passou a ligar a tal luz vermelha no painel. Com a ajuda do pessoal do forum consegui descobrir qual era o código do erro. Era o _C0.

Descoberto tal código investiguei o que pode gerar esse problema. Isso se deve o fato do sensor estar ligado e o dispositivo não existir logo ele acusa.

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Amigão, me ajudou muito.....segui os passos do site do bugmanweb e funcionou perfeitamente!!! Valeu pelo Post!!!

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Mensagem por maluko da tw em Qui 02 Ago 2012, 15:53

Berlindo escreveu:Existe essa valvula na 675 tb e serve pra, traduzindo em miudos, restringir a saída de gazes de tal forma que se antecipe a curva de torque. Logo, terá mais torque disponível em baixa.

Não vejo impacto disso na sonda lambda, ñ sei na SRAD, mas acho que na 675 ela está antes da valvula. Também ñ exergo nenhum problema em desabilitá-la, exceto por deixar de ter o benefício dela.

O Fii vc acredita que já deu pau nesse sensor da minha,,, O Sr, Sidney mandou pra um cara em Ribeirão Preto que consertou.. a minha não passava de 8mil giros,,, consertou mas agora fica com a luz acesa tbm...
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Mensagem por obeahx em Qua 15 Ago 2012, 20:56

Zazo escreveu:Fala galera...preciso de uma ajuda se possível...tenho uma SRAD 750 08 e apareceu no painel F1, o codigo é C46(valvula do escape) já desliguei os cabos só que não sei a cor do fio que desligo na ECU, alguém pode me ajudar.


cara, desabilitei o Servo da minha e tirei os cabos, eu sei qual fio desabilitar, é o pino 30... o 5° do barramento contrario do conector do lado direito da moto, é um fio preto e Marron.... POrem a moto não vai passar de 10.000 rpm pois a função da valvula é justamente essa!!!!infelizmente é uma droga desativar esse servo motor!!! vou reativar o meu inclusive! Very Happy
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Mensagem por Berlindo em Qui 16 Ago 2012, 10:56

Veja, o controle de exaustão é pra melhorar a resposta em baixa. Se vc desativar e mantê-lo ABERTO, não vai limitar em nada, nem rotação e nem potência. O que pode limitar a rotação é o modo entrar em modo falha e existir algum controle de segurança pra isso.

Mas o importante é que a válvula seja removida ou fique aberta, caso contrário aí sim terá problemas.
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