AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

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AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por x_x SRAD em Qua 20 Out 2010, 14:39

Galera é o seguinte: Tenho uma R1 2001, e o problema é o seguinte: com farol baixo ligado o retificador carrega um pouco menos, isso é normal?

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por Marco Gixxer-750 em Qua 20 Out 2010, 15:17

Fala Claudião...... !!!! Cara, as especificações de consumo das lâmpadas são iguais as originais ????

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por GAS em Qua 20 Out 2010, 15:25

Como assim carrega um pouco menos? Dificil medir isso hein!!!


Será que o que mediram não é a voltagem entre os pólos da bateria? Se for assim o correto é mais que 13.5 e menos que 14.8V com a moto ligada a 5000RPM e farol ligado tb. Se der menos q 13.5V a bateria vai acabar uma hora. Se der mais que 14.8V vai começar a queimar componentes eletronicos da moto.



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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por x_x SRAD em Qua 20 Out 2010, 15:34

Marco Gixxer-750 escreveu:Fala Claudião...... !!!! Cara, as especificações de consumo das lâmpadas são iguais as originais ????
As lampadas são originais, não troquei nada, mas a carga mandada para bateria é se não me engano 13,4, mas quando o farol baixo acende cai para 12,4 mais ou menos.

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por GAS em Qua 20 Out 2010, 15:36

x_xYZFR1 escreveu:
Marco Gixxer-750 escreveu:Fala Claudião...... !!!! Cara, as especificações de consumo das lâmpadas são iguais as originais ????
As lampadas são originais, não troquei nada, mas a carga mandada para bateria é se não me engano 13,4, mas quando o farol baixo acende cai para 12,4 mais ou menos.


Mas a que rotação brother!? Isso é importantíssimo. Sua bateria está descarregando, foi isso q te levou a testar a voltagem?

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por x_x SRAD em Qua 20 Out 2010, 15:38

GAS escreveu:Como assim carrega um pouco menos? Dificil medir isso hein!!!


Será que o que mediram não é a voltagem entre os pólos da bateria? Se for assim o correto é mais que 13.5 e menos que 14.8V com a moto ligada a 5000RPM e farol ligado tb. Se der menos q 13.5V a bateria vai acabar uma hora. Se der mais que 14.8V vai começar a queimar componentes eletronicos da moto.


O cara mediu com um parelho próprio, ele mede a carga que esta sendo mandada para bateria, e a carga da em torno de 13,4 com farol apagado na lenta 1000 rpm, porém quando acende o farol baixo a carga cai para 12,5 ou 12,4. minha dúvida é se cai mesmo, se é normal quando o farol acende diminuir esta quantidade de energia.

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por x_x SRAD em Qua 20 Out 2010, 15:40

o teste foi feito pq parei a moto depois de rodar uns 150 km e apos 5 minutos dei a partida e nada só dava um estalo do rele, porem depois de uns 15 minutos ligou. anteriornete faz uns 2 meses a bateria deu pau mas era um curto q foi solucionado.

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por Marco Gixxer-750 em Qua 20 Out 2010, 15:51

Na lenta ela não carrega mesmo, e acima dos 4000 rpm, está dando quanto ??? O funcionamento do alternador de motos é diferente dos carros.

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por Euro em Qua 20 Out 2010, 15:54

bro, não pode nunca medir a carga (que na verdade é a voltagem) com a moto em lenta.
sempre de 4000rpm pra cima, dentro dos parâmetros que a galera disse aí.

moto ligada em marcha lenta geralmente descarrega a bateria, não carrega.

mas a carga mesmo, é medida em Ah...(amper / hora)

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por GAS em Qua 20 Out 2010, 16:30

Sim, é normal mesmo cair em lenta com o farol baixo. Como o Marco disse, em motos o sistema de carga é diferente do de carros. O alternador de carro funciona em um intervalo pequeno de rotações (entre 1 e 7 mil geralmente) já o de moto chega a girar a 14 mil, por isso a diferença de arquitetura.

O lance da sua moto não pegar pode estar relacionado sim ao sistema de carga, mas tem q testar a voltagem com a moto acelerada. Se der mais q 13.5v o problema está na bateria.

Como a moto não é muito nova, vale a pena dar uma checada em todas as conexões, desde o estator, passando pelo regulador de voltagem até a bateria, tem no mínimo 2 emendas aí, com 5 fios no total. Se uma delas estiver meio frouxa/suja começa a dar pau na moto e pode até estragar componentes caros.

Minha moto é bem velhinha e tava com problema de acelerada marcar apenas 12v na bateria, cheguei até a cotar um estator novo, fui desmontar pra ver e achei uma emenda mal encaixada. Limpei e encaixei certinho, e ela começou a marcar 13.9 acelerada.

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por x_x SRAD em Qua 20 Out 2010, 19:41

Marco Gixxer-750 escreveu:Na lenta ela não carrega mesmo, e acima dos 4000 rpm, está dando quanto ??? O funcionamento do alternador de motos é diferente dos carros.
Confirmei com luciono o teste a tarde tava dando até 14 a 3000 rpm, liga o farol baixo cai para 12.5, mas ele disse q testou com outra lampada de resistencia menor e caiu um pouco menos, a dúvida é se a moto é assim mesmo e cai para não danificar o farol ou se o retificador que não mandao suficiente com farol ligado.

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por x_x SRAD em Qua 20 Out 2010, 19:43

Euro escreveu:bro, não pode nunca medir a carga (que na verdade é a voltagem) com a moto em lenta.
sempre de 4000rpm pra cima, dentro dos parâmetros que a galera disse aí.

moto ligada em marcha lenta geralmente descarrega a bateria, não carrega.

mas a carga mesmo, é medida em Ah...(amper / hora)
eu me enganei e o cara mostrou p mim o teste foi a 3.000 rpm, chega a 14 com farol apagado, aceso cai para 12.5.

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por x_x SRAD em Qua 20 Out 2010, 19:48

GAS escreveu:Sim, é normal mesmo cair em lenta com o farol baixo. Como o Marco disse, em motos o sistema de carga é diferente do de carros. O alternador de carro funciona em um intervalo pequeno de rotações (entre 1 e 7 mil geralmente) já o de moto chega a girar a 14 mil, por isso a diferença de arquitetura.

O lance da sua moto não pegar pode estar relacionado sim ao sistema de carga, mas tem q testar a voltagem com a moto acelerada. Se der mais q 13.5v o problema está na bateria.

Como a moto não é muito nova, vale a pena dar uma checada em todas as conexões, desde o estator, passando pelo regulador de voltagem até a bateria, tem no mínimo 2 emendas aí, com 5 fios no total. Se uma delas estiver meio frouxa/suja começa a dar pau na moto e pode até estragar componentes caros.

Minha moto é bem velhinha e tava com problema de acelerada marcar apenas 12v na bateria, cheguei até a cotar um estator novo, fui desmontar pra ver e achei uma emenda mal encaixada. Limpei e encaixei certinho, e ela começou a marcar 13.9 acelerada.

BLZ, vou verificar as emendas, deve ter pq foi tirado um alarme, a bateria tem 2 meses marca yuasa, mas o bateria ta ok, minha duvida é se cai tanto mesmo ou se deveria continuar estável, no teste q vi caiu de 14 para 12.5 a 3.000 RPM.

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por x_x SRAD em Qua 20 Out 2010, 19:50

Valeu as dicas Marco, Gas e Euro, se tiver mais alguma informação me passem, muito obrigado. ABS.

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Re: AJUDA Galera, Queda na carga da bateria quando liga o farol

Mensagem por GAS em Qua 20 Out 2010, 19:56

x_xYZFR1 escreveu:

BLZ, vou verificar as emendas, deve ter pq foi tirado um alarme, a bateria tem 2 meses marca yuasa, mas o bateria ta ok, minha duvida é se cai tanto mesmo ou se deveria continuar estável, no teste q vi caiu de 14 para 12.5 a 3.000 RPM.

To respondendo a jato hj! eheheh


Segundo o procedimento de teste, a moto, a 5000RPM, com farol ALTO (que consome mais) ligado, tem q marcar entre 13.5 e 14.6V, isso é informação do manual de serviço mesmo. Essa leitura q vc viu indica algum problema. Vc pode testar os fios q vem do estator tb. São tres fios, vc desliga eles do retificador, liga a moto e acelera a 5000RPM, tem q marcar entre cada par de fio (3 medidas portanto) mais de 65volts. Se marcar menos é problema de estator, se marcar mais, ou é mal contato ou retificador (dificil ser retificador, pois qdo este dá problema ou a voltagem na bateria sobe pra 18 20volts, ou ele simplesmente para de carregá-la totalmente). Outro teste é com a moto desligada, medir a resistencia entre cada um dos fios e o chassis da moto, tal resistencia deve ser infinita. A resistencia entre os fios do estator tem um valor certo tb, mas esse eu não lembro de cabeça!


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